Fora da Zona de Conforto

Roteiro de 5, 7, 10 dias na Armênia (com Nagorno-Karabakh)

Depois de visitar a Armênia no outono passado (nossa última viagem ao exterior antes da pandemia de COVID-19 ), escrevemos um loooongo artigo sobre 19 coisas para saber antes de visitar a Armênia (se você ainda não leu, aqui está o link!).

Então, hoje, te mostramos um outro loooongo artigo sobre o que você pode realmente fazer durante sua viagem à Armênia, com algumas opções de itinerário.

Monastério Lago Armênia
Lago Sevan – Imagem cortesia de David Jones

E se você tem uma viagem para a Armênia já em planejamento, você tem muito o que esperar deste artigo. Incluindo:

Então vamos começar!

   Fatos rápidos sobre a Armênia

1.1. Onde fica a Armênia?

A Armênia é um pequeno país montanhoso localizado na região do Cáucaso ao lado de seus vizinhos caucasianos, Geórgia e Azerbaijão. Também faz fronteira com a Turquia a oeste e o Irã ao sul.

1.2. Armênia é Ásia ou Europa?

Sinceramente… depende de quem você perguntar!

A Armênia costuma ser considerada uma parte da Ásia geograficamente, uma vez que fica muito a leste do resto da Europa. No entanto, tende a se identificar mais como europeia culturalmente (ela participa dos Jogos Europeus e da Eurovision, por exemplo).

Outros dizem que Armênia, Geórgia, e Azerbaijão deveriam receber seus próprios rótulos inspirados no nome da cadeia de montanhas que percorre toda a região: Caucasianos.

Dito isso, a maioria dos armênios que encontramos em nossa viagem descreveu a Armênia como uma mistura das características acima.

Mapa cortesia da WorldAtlas

   Como planejar uma viagem para a Armênia

2.1. Como chegar à Armênia

A forma mais fácil é voar até o aeroporto internacional na capital, Yerevan. Você pode encontrar voos bem razoáveis ​​aqui da Europa e até mesmo dos Estados Unidos por causa de sua grande diáspora armênia. Para chegar à Armênia do Brasil, como não há voos diretos, você provavelmente terá que fazer conexão na Europa, ou no Oriente Médio se voar com a Emirates, Etihad, ou Qatar Airways.

Alternativamente, se você estiver no Irã ou na Geórgia, você pode usar o transporte terrestre através da fronteira (ônibus do Irã, trem ou microônibus marshrutka da Geórgia).

No entanto, fique atento pois as fronteiras entre a Armênia e a Turquia / Armênia e o Azerbaijão estão FECHADAS. Esses países não têm relações diplomáticas e você não pode passar de um para o outro.

Portanto, se você estiver em um desses países e quiser chegar à Armênia, precisará primeiro cruzar para a Geórgia ou o Irã.

(Se você quiser visitar o Azerbaijão e a Armênia em uma única viagem, será melhor você visitar primeiro o Azerbaijão e depois a Armênia. Falamos mais sobre da razão disso em “coisas para saber” itens 10 e 11 do nosso outro artigo sobre a Armênia aqui.)

2.2. Quanto tempo para visitar a Armênia

Honestamente, este pequeno país tem muito a mostrar!

Você poderia facilmente passar uma semana aqui sem ficar sem coisas para fazer, além de estender sua viagem além de uma semana se você planeja visitar alguns de seus vizinhos também.

Por exemplo, nós pessoalmente passamos 10 dias viajando juntos, sendo 7 dias na Armênia e uma rápida viagem de fim de semana para Tbilisi, Geórgia.

2.3. Quando visitar a Armênia

A Armênia é um bom destino durante todo o ano. Mas uma coisa para ter em mente é que seus verões são QUENTES.

Fomos em setembro e ainda pegamos uma temperatura de 33+ C graus (90 F) em Yerevan.

Yerevan, Armênia

2.4. Onde ficar na Armênia

Em Yerevan, há muitos albergues, pousadas e hotéis à sua escolha.

Em outras cidades (como Goris e Stepanakert em Artsakh), você será um pouco mais limitado em suas opções de estadia. Faremos um link de algumas opções de acomodação em que ficamos ao longo do roteiro. Mas na maioria dos casos, encontramos todas as nossas acomodações através do Booking.com.

   Opções de transporte da Armênia

3.1. Como se locomover na Armênia

Na capital de Yerevan, recomendamos o uso do eficiente metrô da era soviética (e renovado pelo Banco de Investimento Europeu) para se locomover (aprenda mais sobre o metrô e descubra como a Armênia enganou a URSS para que construísse este sistema de metrô gratuitamente em “coisa a saber” item 13 em nosso outro artigo da Armênia aqui).

Fora de Yerevan, você tem algumas opções:

  1. Microônibus Marshrutka e ônibus normais (apenas esteja ciente de que os cronogramas não são tão convenientes e os motoristas conduzem de uma forma um pouco caótica)
  2. Pegar carona (uma opção bastante comum, embora não confiável em termos de planejamento)
  3. Alugue um carro (veja mais sobre isso na seção 3.2 abaixo)
  4. Use uma empresa de turismo local (veja mais sobre isso na seção 3.3 abaixo)

3.2. Como alugar um carro na Armênia e coisas para saber antes de alugar

Francamente, não temos certeza se recomendamos alugar um carro na Armênia ou não, pois foi uma experiência muito estressante para nós. Porém, você deve saber que essa é uma opção.

Alugar um carro não foi nossa primeira escolha porque queríamos uma viagem tranquila, mas acabou sendo nossa única opção de ver o que queríamos ver dentro do nosso cronograma disponível.

Então, se você estiver interessado em alugar um carro na Armênia, certifique-se de ler “coisas para saber” item 8 em nosso outro artigo sobre a Armênia aqui.

3.3. Melhor empresa de turismo local da Armênia para viagens de um dia saindo de Yerevan

Se você está planejando fazer viagens de um dia saindo da capital Yerevan, recomendamos uma empresa de turismo local.

Por um lado, elas são muito, muito baratas (US$ 10-15 para uma excursão de um dia inteiro!). Além disso, a menos que você alugue um carro, esse tipo de empresa será sua única opção para chegar às atrações mais isoladas que o transporte público não pode alcançar.

Como você verá em nosso itinerário abaixo, fizemos 2 viagens com uma agência de turismo local em Yerevan chamada One Way Travel, e nós as recomendamos enfaticamente.

(E não, eles não nos pagaram ou nos deram qualquer desconto para dizer isso…nós realmente gostamos muito das nossas excursões com eles!)

Você pode ler mais sobre nossa experiência com esta empresa em “coisas para saber” item 7 em nosso outro artigo da Armênia aqui.

Praça da República, Yerevan, Armênia

   O que fazer na Armênia: Nosso roteiro de viagem rodoviária opcional de 5, 7 e 10 dias

4.1. O que saber antes de começar

Algumas notas sobre esses roteiros antes de mergulharmos …

  1. Os dias 1-3 do nosso itinerário abaixo foram feitos sem um carro. Os dias restantes foram feitos com um carro alugado (discutido na seção 3 acima). Se não quiser alugar um carro, você também pode cumprir a maior parte do itinerário com microônibus marshrutka locais, táxis (para destinos mais isolados que os ônibus não vão) e excursões de agências de turismo locais como a One Way Travel. Forneceremos detalhes sobre suas opções para chegar a cada atração/parada abaixo.
  2. Abaixo, você encontrará nosso itinerário “principal” de 7 dias na Armênia. No entanto, no final deste, você também encontrará sugestões de como você pode transformar isso em um roteiro da Armênia de 5 dias ou um roteiro da Armênia de 10 dias.
  3. Todos os locais neste itinerário estão identificados no mapa abaixo. Você pode clicar no mapa à esquerda para aumentar o zoom e marcar / desmarcar as opções para ver as coisas.

Itinerário de 7 dias para a Armênia de carro

Dias 1 e 2: chegue a Yerevan e explore a capital com uma viagem noturna opcional ao templo Garni e ao Mosteiro Geghard

O que fazer em Yerevan

Se você está vindo de fora da Armênia, provavelmente irá voar para a capital, Yerevan. Então, nosso roteiro vai começar aqui.

“A Cascada”, Yerevan, Armênia – imagem cortesia de Alexxx Malev

Com o seu primeiro dia em Yerevan, é altamente recomendável começar com a excursão a pé gratuita a Yerevan (Yerevan Free Walking Tour) para se orientar pela cidade.

(Saiba mais sobre este passeio a pé e obtenha uma informação importante sobre como fazer sua reserva em “coisas para saber” item 18 em nosso outro artigo sobre a Armênia aqui.)

O resto do primeiro dia e o segundo dia nesta cidade podem ser gastos explorando a cidade como você quiser. Existem muitas outras informações por aí sobre o que ver em Yerevan (a página do Wikitravel de Yerevan lhe dará muitas ideias), mas aqui está uma lista rápida para você começar:

Parque da Vitória e estátua da Mãe Armênia, Yerevan, Armênia

Se você tiver tempo no seu segundo dia em Yerevan, é altamente recomendável tirar meio dia para visitar o Templo Garni e o Mosteiro Geghard que estão próximos à cidade.

Como visitar o Templo Garni e o Mosteiro Geghard de Yerevan (bônus de itinerário opcional)

Embora o Templo Garni possa parecer algo saído da Grécia antiga, na verdade é um dos únicos templos pagãos que ainda existe na Armênia. Depois que a Armênia adotou o cristianismo como religião nacional no século IV, quase todos os seus templos pagãos foram destruídos. Por quê o Templo Garni não foi destruído, é um mistério.

O Mosteiro Geghard, localizado a apenas 15 minutos de carro de Garni, é uma adição lógica à sua viagem para Garni.

Na verdade, falamos um pouco sobre o Monastério Geghard em “coisas para saber” item 12 em nosso outro artigo sobre a Armênia, já que foi, sem dúvida, o monastério mais interessante e único que vimos durante toda a nossa viagem à Armênia.

Mosteiro Geghard – imagem de Diego Delso, CC BY-SA 4.0

(E isso realmente vale algo pois vimos MUITOS mosteiros na Armênia.)

Como descrevi no outro artigo…este mosteiro em particular foi construído diretamente em um penhasco e é cheio de cavernas, grutas e uma misteriosa fonte que faz você se sentir como se estivesse em um filme do Indiana Jones!

Infelizmente, nem Garni nem o Monastério Geghard são acessíveis via transporte público. Embora estejam apenas a 40 minutos de Yerevan, ainda são bastante isolados.

Portanto, você tem duas opções para chegar até eles:

  1. Alugue um carro (ver item 3.2 acima para mais detalhes)
  2. Participe de uma excursão de meio dia ou à noite saindo de Yerevan

Como mencionamos no item 3.3 acima, recomendamos fortemente a One Way Travel para uma viagem como esta (especialmente porque custa apenas US$ 7!).

Nós pessoalmente fizemos sua “excursão noturna a Garni / Geghard”, então pudemos passar nosso dia em Yerevan e ver o templo iluminado à noite. Mas eles também têm passeios de um dia. Basta entrar em contato e pedir passeios que vão a essas duas paradas se você estiver interessado.

Templo garni iluminado à noite

Caminhada na Garni Gorge

Como uma nota final, aparentemente o Garni Gorge abaixo do templo é bastante adorável e vale uma caminhada legal com estranhas formações de rocha basáltica. Como já estava escuro quando chegamos a Garni, infelizmente não fomos capazes de ver o desfiladeiro.

Dia 3: Lago Sevan e viagem de um dia a Dilijan saindo de Yerevan

O que fazer no “Lake Sevan” e Dilijan

Uma viagem à Armênia dificilmente está completa sem uma visita ao famoso Lago Sevan!

Lago Armênia

Este lago cintilante e cristalino, que por acaso também é o maior do Cáucaso, é uma das escapadelas favoritas dos armênios durante os verões escaldantes.

Se você estiver aqui durante o verão e quiser praticar esportes aquáticos (jet ski, windsurf, natação, etc.), você pode querer passar a noite em um dos muitos baratos bangalôs que se alinham à beira do lago.

Se você estiver aqui durante uma época mais fria, o lago e as áreas circundantes ainda valem 100% de uma visita. Para começar, há o Mosteiro Sevanavank…. perfeito para fotos.

Não muito longe, você também encontrará o Parque Nacional Dilijan, o antigo vilarejo de Dilijian (com casas armênias tradicionais e bem preservadas que o levarão para o século passado) e vários complexos de mosteiros do século XIII (como Goshavank e Haghartsin) aninhados nas montanhas.

Você também encontrará o tranquilo Lago Parz a uma curta distância a pé do antigo vilarejo de Dilijian e dentro da floresta – o local perfeito para um pouco de relaxamento e diversão (com barcos para alugar, percurso de aventura pelas árvores, pingue-pongue e muito mais).

Complexo do Monastério Haghartsin (perto do Lago Sevan e Dilijan)

Como visitar o Lago Sevan e Dilijian

Se você quiser apenas visitar o Lago Sevan e ver o Mosteiro de Sevanavank, há ônibus bastante regulares que vão de Yerevan para a cidade de Sevan (aproximadamente 1 hora de carro).

Mas se você estiver interessado em ir para qualquer uma das outras paradas acima (Parque Nacional Dilijan, antiga vila e cidade turística de Dilijian, complexos de mosteiros ou Lago Parz), você precisará alugar um carro ou fazer um tour.

Assim como visitar Garni e o Monastério Geghard, decidimos fazer uma viagem de um dia saindo de Yerevan com a One Way Travel e sua excursão “Lake Sevan & Dilijan”.

Este passeio das 9h às 19h custava menos de 10 dólares (além do que gastamos no almoço). Também nos deu a chance de visitar todos os lugares que mencionei acima, bem como passar o dia aprendendo com um grande guia.

Parque Nacional de Dilijan (LagoParz)

Dia 4: Dirija ao longo do Lago Sevan e pelas montanhas armênias de Yerevan a Stepanakert, Nagorno-Karabakh com paradas no Cemitério de Noratuz, Vank e monumentos de tanques (pernoite em Stepanakert)

Dirigindo de Yerevan para Nagorno-Karabakh

** Em primeiro lugar, se você não tiver 100% de certeza do que é Nagorno-Karabakh ou se deveria ir, por favor, leia “coisas que você precisa saber” item 4, item 5 e item 6 em nosso outro artigo da Armênia aqui ** Isso é ainda mais importante devido atual arrefecimento conflito em Outubro de 2020!

No dia 4, alugamos um carro em Yerevan e rumamos para o sul em direção a Stepanakert, a capital da região disputada e tecnicamente ainda em guerra de Nagorno-Karabakh.

Embora tivéssemos ido ao Lago Sevan no dia anterior, aproveitamos a viagem para seguir para o sul ao longo da margem do lago (em vez de para o norte como havíamos feito no dia anterior) para vistas mais deslumbrantes.

Cemitério Noratus (na unidade entre Yerevan e Stepanakert)

Se você fizer o mesmo trajeto, há algumas paradas que você pode adicionar ao longo do caminho (basta olhar o mapa aqui para ter uma ideia de onde elas estão):

Além das paradas na lista, certifique-se de tirar algum tempo para aproveitar as sinuosas e às vezes aterrorizantes estradas pela montanha. Hoje, a viagem de carro em si e o visual farão parte da experiência!

Escultura de leão gigante em Vank

Se você dirigir em linha reta sem parar (embora deva parar, é claro), levará cerca de 5 horas para ir de Yerevan a Stepanakert.

Como atravessar da Armênia para Nagorno-Karabakh

Se você cruzar de carro, em algum momento *após* cruzar a “fronteira,” você encontrará um posto de controle da polícia onde precisará parar para obter seu visto para “Artsakh” (como os ammênios chamam Nagorno-Karabakh).

A polícia foi amigável e o processo foi muito fácil. Nós simplesmente tivemos que preencher um formulário básico de inscrição (em inglês), mostrar nossos passaportes e pagar uma pequena taxa de visto (eu não anotei o valor exato, mas foi algo inferior a US$ 10).

Fronteira Armênia-Nagorno Karabakh

O escritório de vistos na fronteira fecha em alguns momentos do dia (não conseguimos saber a hora exata – mas talvez por volta das 17h?), Então recomendo sair de Yerevan mais cedo para que você tenha tempo suficiente para aproveitar a viagem e ainda chegar aqui a tempo. Para referência, Yerevan até a fronteira sem paradas é cerca de 2,5 horas.

Se você for de microônibus, deverá receber um pequeno pedaço de papel após mostrar o passaporte. Com base no que pude dizer (e observe: NÃO tenho 100% de certeza sobre isso, então tente verificar em Yerevan antes de ir), você precisará levar este pedaço de papel ao Ministério das Relações Exteriores na praça central de Stepanakert depois você chegou.

Se você chegou de carro como nós, você obterá seu visto em um pedaço de papel separado que poderá guardar após visitar na região. Não precisa fazer mais nada em Stepanakert.

Visto “Artsakh” (Nagorno Karabakh)

Onde ficar em Stepanakert (Khankendi para os azerbaijanos), Nagorno-Karabakh

Não há muitas opções de acomodação em Stepanakert, mas encontramos o Hostel R&K e o recomendo!

Dia 5: Explore Stepanakert, dirija de Stepanakert a Goris com uma parada em Shushi, Desfiladeiro Hunot (“Hunot Gorge”) e Khndzoresk Cave Village & “Suspension Bridge” (dormir em Goris)

O que fazer em Stepanakert

Já que você vai acordar no dia 5 em Stepanakert, você pode começar sua manhã aqui.

Assembleia Nacional de Artsakh na Praça Renascença, Stepanakert

Honestamente, não há muito para ver na cidade. No entanto, existem algumas visitas que fizemos que podemos recomendar:

Estátua “Nós somos nossas montanhas”, Stepanakert

Como chegar a Shushi

De Stepanakert, você dirige apenas 20 minutos até Shushi (também chamado de “Shusha” no azerbaijão e russo). Também há ônibus que circulam frequentemente entre as duas cidades.

O que fazer em Shushi

Shushi, uma cidade histórica fundada no século XV, tem sido o centro de muitos conflitos e o lar de uma mistura de armênios e azerbaijanos por séculos.

Como sua página Wiki explica:

Após o massacre de Shusha em 1920 pelas forças do Azerbaijão e seus apoiadores turcos, a metade armênia da população da cidade foi morta ou expulsa, e a cidade reduzida a uma vila com uma população azerbaijana dominante. Após a captura de Shusha em 1992 pelas forças armênias, sua população diminuiu drasticamente novamente e agora é quase exclusivamente armênia.

Monumento a soldados mortos no conflito de Nagorno-Karabakh

Em Shushi, você pode:

Minarete de uma mesquita abandonada em Shushi

Como visitar o desfiladeiro Hunot e a cachoeira Zontikner

Fora de Shushi, você encontrará a garganta Hunot. Há um famoso mirante chamado “Jtrtuz” que o coloca no topo da garganta e permite que você olhe para dentro dela.

Dito isso, só chegamos ao ponto de vista depois de muita confusão e provavelmente uma sólida hora em que nos perdemos. Em outras palavras, NÃO confie no seu GPS para chegar aqui. Certifique-se de perguntar a um local onde fica antes de tentar chegar lá, assim você pode passar um pouco menos de perrengue do que nós

Embora não tenhamos passado por aqui, aparentemente há um posto de turismo em Shushi que pode ajudar.

Comboio militar da “Armênia” perto da linha de frente. Fomos convidados a nos retirar por uns soldados quando tentamos filmar uma antiga vila destruída.

Dentro do Desfiladeiro Hunot, também há uma opção de caminhar até a impressionante Cachoeira Zontikner e cavernas com guarda-sóis naturais. Infelizmente, não tivemos tempo de chegar lá sozinhos, então não podemos dar muitos conselhos sobre como fazer.

No entanto, parece ser bastante isolado e não há muita informações sobre isso…então você pode querer arranjar um guia ou pedir detalhes em Shushi.

Como visitar a vila da antiga caverna de Khndzoresk e a “Swinging Suspension Bridge”

De Shushi, você cruzará a fronteira de volta para a Armênia novamente (a polícia da fronteira não nos parou em nenhum momento) e seguirá em direção a uma de nossas paradas favoritas de toda a nossa viagem: Khndzoresk.

Antiga cidade-caverna de Khndzoresk

Khndzoresk é uma antiga cidade-caverna do século XIII construída na rocha que outrora continha cerca de 15.000 habitantes. As pessoas até viveram aqui até os anos 1950! Você pode passear pelas cavernas livremente, bem como cruzar o desfiladeiro por meio de uma ponte suspensa de cabos para chegar lá.

Dirigindo, Khndzoresk fica a pouco menos de 2 horas de carro de Stepanakert.

No momento em que escrevo este artigo, colocar “Khndzoresk” em seu GPS o levará à cidadezinha, não diretamente às cavernas. Felizmente, as cavernas estão bem próximas. Depois de entrar nessa pequena cidade (você será recebido por um portão de metal em armênio e russo), dirija um pouco mais longe até ver uma estrada de terra à sua direita.

Continue por esta estrada até chegar à loja de presentes e, em seguida, desça os degraus até a ponte.

Até onde podemos dizer, não há ônibus que você possa pegar para as cavernas Khndzoresk. No entanto, se você pegar um ônibus de Stepanakert para Goris (que fica a apenas 15 minutos de

Khndzoresk), você poderá encontrar um táxi barato ou um carro particular em Goris para levá-lo até Khndzoresk.

Onde ficar em Goris

Depois de terminar de explorar Khndzoresk, você terá uma viagem fácil de 15 minutos de carro até Goris, onde passará a noite. Embora Goris seja uma cidade pequena e não tenha realmente muito o que fazer, ela tem muitas opções de acomodação por estar perto de Khndzoresk e do teleférico e mosteiro Tatev (seus destinos para o dia seguinte!).

O lugar em que acabamos nos hospedando em Goris foi inesquecível…mas você pode encontrar muitas opções de hotéis e pensões (muito, muito baratos) no Booking.com.

Dia 6: Explore as cavernas de Goris, dirija de Goris a Yerevan com paradas no teleférico Tatev / Mosteiro Tatev, Karahunj e Khor Virap (dormir em Yerevan)

O que fazer em Goris / Como visitar as cavernas de Goris

Em seu último dia completo na Armênia, você começará com uma visita às cavernas medievais de Goris – uma versão menor, embora ainda interessante, da cidade-caverna que você viu em Khndzoresk no dia anterior. Além de algumas formações rochosas bizarras em espiral, há uma vista da cidade de Goris se você decidir subir até o topo!

As cavernas Goris estão no alto de uma colina atrás do cemitério da cidade (não muito longe da “Igreja São Gregório, o Iluminador”). Perguntar aos locais ou colocar “cavernas medievais de Goris” em seus mapas do Google deve levar você até lá.

Cavernas de Goris

Uma coisa a ter cuidado: Se você pesquisar “cavernas de Goris” online, muitos sites (como o Tripadvisor, por exemplo) fornecerão resultados para as cavernas Khndzoresk mais conhecidas, mesmo que sejam rotuladas como “cavernas de Goris” (Goris cave dwellings).

Portanto, fique atento, pois há cavernas em Goris e em Khndzoresk, mesmo que tenham nomes incorretos!

Como visitar o Monastério Tatev e o teleférico

De Goris, você dirigirá cerca de 25 minutos ou mais até o famoso “Wings of Tatev”. Ou seja, o teleférico mais longo do mundo! Andar no teleférico de 6 km / 3,5 milhas trará algumas vistas impressionantes e o Complexo Monástico Tatev do outro lado do canyon.

Estação de teleférico “Asas de Tatev”

Não é possível chegar ao teleférico por transporte público, infelizmente. Então, se você não tem um carro alugado, primeiro você terá que pegar um ônibus para Goris (de Stepanakert ou Yerevan). Em seguida, pegue um táxi em Goris.

Uma observação muito importante – certifique-se de reservar online o horário do teleférico!

(Aprenda como fazer isso em “algo a saber” nº 15 em nosso outro artigo da Armênia aqui.)

Para visitar o próprio mosteiro, você tem 2 opções.

Se você tiver pouco tempo e quiser ir com calma, pode pegar o teleférico para o Mosteiro Tatev.

Ou se você estiver se sentindo com um pouco mais de energia, você também tem a opção de pegar o teleférico e depois caminhar de volta pela garganta e ao longo da “Ponte do Diabo” (que tem até algumas fontes termais embaixo onde você pode nadar) . A caminhada em si é um ziguezague de 6 milhas (10 quilômetros) com um pouco de altos e baixos…então certifique-se de trazer muita água e lanches….e tempo livre!

Como visitar Khor Virap

3 horas dirigindo de Tatev o levará ao que talvez seja o local para fotos mais valorizado da Armênia: Khor Virap.

Não fica muito longe do seu caminho de volta para Yerevan…e com o mosteiro emoldurado pelo Monte Ararat da Turquia coberto de neve ao fundo, vale a pena uma parada com certeza.

Monastério Khor Virap – imagem cortesia da Wikipedia [creative commons]
Observação: você também pode visitar Khor Virap em uma viagem de um dia saindo de Yerevan (fica a apenas 40 minutos) com os ônibus locais ou com uma empresa de turismo como a One Way Travel.

Parada bônus: como visitar a Cachoeira Shaki e Karahunj

Se você tiver mais tempo no caminho de volta para Yerevan, entre Tatev e Khor Virap, você também tem 2 opções extras de paradas: Cachoeira Shaki e Karahunj (“Stonehenge” da Armênia).

Nenhum dos dois está muito longe da estrada (cerca de 10 minutos) que você vai usar para ir para Yerevan, então você pode querer adicioná-los ao seu itinerário. Ambas as paradas ficam a cerca de 40 minutos de carro de Tatev.

Dia 7: Último dia em Yerevan (sua escolha!)

Supondo que você esteja voando ou pegando o trem de Yerevan hoje, é provável que você queira chegar na noite anterior.

Então, o que você faz no seu último dia depende do que você tem tempo para fazer – seja dar outro passeio pela cidade ou visitar um museu que você perdeu antes.

Memorial no Museu do Genocídio da Armênia, Yerevan

Itinerário de 5 dias para a Armênia

Não tem uma semana inteira para sua viagem? Então, eu recomendo basear-se em Yerevan e fazer passeios de um dia para as paradas que mais lhe interessam no itinerário acima (Garni, Lago Sevan, etc.). Provavelmente você também desejará remover Nagorno-Karabakh do seu itinerário pois não terá tempo.

Se você quiser adicionar Tatev e Khnodoresk à sua viagem, considere passar uma noite em Goris. Esta região está a cerca de 4 horas só de ida, caso contrário, seria uma viagem de um dia bem longa!

Itinerário de 10 dias para a Armênia

Tivemos 10 dias no total para nossa viagem. Assim, além de seguir o itinerário de 7 dias recomendado acima, usamos nossos últimos dias para adicionar uma viagem de fim de semana a Tbilisi, Geórgia.

(Você pode encontrar mais alguns detalhes sobre como fazer isso em “coisas que você deve saber” item 16 em nosso outro artigo da Armênia aqui)

Viagem de fim de semana de Yerevan para a Geórgia

Como alternativa, se você preferir ficar na Armênia, aqui estão algumas coisas que você pode adicionar ao itinerário de 7 dias:

4.5. Aonde ir antes ou depois da Armênia

Muitas pessoas visitam a Armênia como parte de uma viagem maior ao “Cáucaso”, incluindo a Geórgia e o Azerbaijão. Mas, como mencionamos acima, tenha em mente que você não pode cruzar da Armênia para o Azerbaijão, então você teria que colocar a Geórgia entre eles.

O Irã é outra opção (supondo que você seja de um país onde seja fácil obter um visto). E do Irã, você pode ir para a Turquia (mas, novamente, lembre-se de que você não pode cruzar para a Turquia vindo da Armênia!).

Além disso, dado que a Armênia já fez parte da União Soviética, você pode conseguir muitos voos baratos e fáceis para outros “países soviéticos”. Bem como voos baratos para grande parte da Europa.

  1. Dicas finais para visitar a Armênia

Posso ser um pouco tendenciosa…mas acho que a maioria das outras coisas que você pode querer saber antes de sua viagem pode ser encontrada em nosso artigo aqui: 19 coisas para saber antes de visitar a Armênia

Como alternativa, se você tiver alguma dúvida sobre a Armênia, planejamento de viagens em geral, ou se tiver alguma sugestão que queira adicionar à este artigo, nos diga na área de comentários abaixo!

Outras atrações, atividades e passeios na Armênia

Se você estiver procurando por atividades e passeios na Armênia, eu recomendo que você dê uma olhada no GetYourGuide e no Viator. Lá você pode encontrar e comprar ingressos, passeios e excursões incríveis na Armênia.

GetYourGuide

Viator

Sair da versão mobile