Atualizado em por Talita
Florença, Itália, com sua rica história, arquitetura deslumbrante e vibrante cena cultural, atrai viajantes de todo o mundo. Para realmente saborear tudo o que Florença tem a oferecer, o momento certo é fundamental.
Neste guia, você descobrirá as estações ideais para visitar, dicas essenciais para transporte, selecionando o bairro perfeito e se deliciando com as iguarias culinárias e a renomada arte e arquitetura da cidade.
Por: Louisa Loring do EatingAroundItaly.com
Índice desta matéria
- 1 Melhor Época do Ano para Visitar Florença, Itália
- 2 Quantos Dias Você Precisa em Florença
- 3 Como Chegar a Florença, Itália
- 4 Como Se Deslocar em Florença, Itália
- 5 Como Visitar Melhor os Locais em Florença
- 6 Onde Ficar em Florença
- 7 Melhores Bairros para Ficar em Florença
- 8 14 Melhores Coisas Para Fazer em Florença
- 8.1 1. Visite e Suba na Cúpula da Santa Maria del Fiore & Batistério de São João
- 8.2 2. Suba no Campanário de Giotto (Campanile di Giotto)
- 8.3 3. Visite o Museu da Ópera do Duomo
- 8.4 4. Visite a Galeria Uffizi (Galleria degli Uffizi)
- 8.5 5. Atravesse a Ponte Vecchio
- 8.6 6. Suba até o Piazzale Michelangelo
- 8.7 7. Visite a Galeria dell’Accademia
- 8.8 8. Visite a Basílica de San Lorenzo (e Capelas dos Médici)
- 8.9 9. Visite o Palácio Pitti e os Jardins Boboli
- 8.10 10. Suba no Palácio Vecchio e Visite a Piazza della Signoria
- 8.11 12. Visite o Museu Nacional do Bargello
- 8.12 13. Visite a Igreja de Santa Croce
- 8.13 14. Principais Comidas Para Experimentar em Florença
- 9 Em conclusão…
- 10 Está planejando a sua próxima viagem?
Melhor Época do Ano para Visitar Florença, Itália
Florença não é apenas um dos destinos turísticos mais populares da Europa, mas devido ao seu tamanho pequeno, tende a se sentir excessivamente lotada e movimentada em comparação com outras cidades, tornando difícil desfrutar no auge do verão.
Se possível, as viagens para Florença devem ser reservadas na primavera, de meados de março até o final de maio, ou no outono, de meados de setembro a meados de novembro. Evite junho, julho e agosto, pois estes são os meses mais movimentados com as maiores multidões, preços mais altos e temperaturas extremamente quentes.
Quantos Dias Você Precisa em Florença
Florença é extremamente rica em termos de cultura, arte, arquitetura, tradições culinárias e atividades, tornando difícil ver tudo em menos de três dias completos. Esses três dias também permitem que você passe a maior parte do tempo caminhando em Florença, em vez de procurar outras formas alternativas de transporte mais rápido.
Se você optar por passar menos tempo em Florença, terá que escolher entre as muitas atividades e locais para ver, além de perder atividades de lazer como a vida de aperitivo, drinks em rooftops, paradas para sorvete e refeições longas.
Como Chegar a Florença, Itália
A forma mais conveniente e popular de chegar a Florença é voando para o Aeroporto de Peretola (Aeroporto Amerigo Vespucci), localizado a 20 minutos da cidade de táxi ou de bonde. Este é o aeroporto mais próximo do Centro Histórico de Florença. Pegue um táxi ou o bonde localizado à esquerda da saída do aeroporto até a principal estação de trem de Santa Maria Novella (aqui também é onde você pegará trens se estiver fazendo passeios de um dia ou visitando outras cidades de trem).
No entanto, se você estiver vindo de outra cidade e chegando de trem, precisará chegar a Santa Maria Novella, de onde poderá pegar um ônibus, bonde, táxi ou caminhar até suas acomodações. Os trens italianos são muito bem organizados, eficientes, pontuais e geralmente têm preços razoáveis, tornando-os minha principal recomendação para viajar entre Florença e outras cidades da Itália.
Como Se Deslocar em Florença, Itália
Florença é uma cidade pequena que é melhor visitada a pé. As principais atrações turísticas e locais estão todos a uma curta distância a pé, não mais do que 45 minutos de distância no máximo. A maioria, porém, estará a cerca de 20 minutos de caminhada um do outro.
Como Visitar Melhor os Locais em Florença
A maioria dos museus e monumentos requer um ingresso se você planeja visitar o interior (igrejas, museus, torres, etc.). Os ingressos estão disponíveis para compra individual, mas existem várias opções de bilhetes combinados a serem consideradas, que não são apenas convenientes, mas geralmente duram mais de um dia.
O melhor bilhete que Florença vende é o Firenze Card, um passe digital ou em papel válido por 72 horas após a ativação, concedendo acesso a muitas das atrações turísticas mais populares de Florença.
Onde Ficar em Florença
Ao escolher onde ficar em Florença, você deve pensar quanto tempo tem e, portanto, qual é a localização mais estratégica para você. Se você só tem 2 dias, absolutamente deseja ficar no centro, no Centro Histórico. Alternativamente, se você tiver cinco dias, considere um bairro mais tranquilo e autêntico, longe do caminho batido.
Melhores Bairros para Ficar em Florença
Centro Histórico (Centro Storico)
Este Centro Histórico é a parte mais antiga da cidade, mais central para as principais atrações turísticas como a Ponte Vecchio, o Duomo e a Galeria Uffizi.
Santo Spirito
Santo Spirito é um bairro residencial tranquilo, com ótimas lojas, restaurantes, pizzarias e cafés perto do Palazzo Pitti e dos jardins Boboli.
San Frediano
San Frediano é a área residencial mais “descolada” e “hip”, livre de turistas, mas cheia de artesãos e lojas únicas em Oltrarno.
Santa Croce
Santa Croce é um bairro residencial no centro, mas longe das grandes multidões, com muitas atividades para crianças, como parques, mercados e praças para correr livremente.
14 Melhores Coisas Para Fazer em Florença
1. Visite e Suba na Cúpula da Santa Maria del Fiore & Batistério de São João
A maior e mais famosa catedral de Florença é a Santa Maria del Fiore, localizada bem no centro, no Centro Histórico. Esta catedral é uma das maiores de toda a Europa, construída e projetada por Brunelleschi em pedra elaborada, mármore e outras pedras preciosas.
Visite o exterior e o interior do Duomo sem custo, mas para visitar o museu subterrâneo e o batistério (uma entrada separada), você precisa de um ingresso (reserve com antecedência no site oficial deles e compre uma variedade de passes como o passe Brunelleschi, passe Giotto ou o passe Ghiberti).
Não perca a reprodução das Portas do Paraíso em bronze do lado de fora do Batistério (originais no Museo dell’Opera del Duomo), uma das obras de arte mais famosas da cidade.
Você também pode subir os 463 degraus até o topo do Duomo, conhecido como a cúpula, para vistas incríveis da cidade de grandes alturas com outro ingresso.
2. Suba no Campanário de Giotto (Campanile di Giotto)
O campanário de Giotto, projetado por Giotto di Bondone em 1334, está localizado ao lado da fachada do Duomo. Para subir na torre, você deve reservar seu ingresso com antecedência e escolher um horário para entrar e começar sua subida. Esta subida é na verdade muito mais fácil do que a do Duomo, pois há pequenos pontos para parar e descansar e a vista é, na minha experiência, muito mais interessante do que a do Duomo.
Considere o passe Giotto se você não quiser subir no Duomo, concedendo acesso ao Batistério, Museu da Ópera do Duomo, Cripta de Santa Reparata e Campanário de Giotto.
3. Visite o Museu da Ópera do Duomo
O Museu da Ópera do Duomo é onde você encontrará todas as famosas obras de arte, portas e fachada originais do Duomo.
Recentemente renovado e bem organizado, este museu é útil para ajudar os visitantes a aprender sobre a história arquitetônica da cidade, especialmente o Duomo, Batistério e Campanário de Giotto.
4. Visite a Galeria Uffizi (Galleria degli Uffizi)
A Galeria Uffizi é o museu mais importante de Florença, abrigando algumas das obras de arte mais famosas e amadas de todo o mundo. Obras famosas incluem “O Nascimento de Vênus” de Botticelli, “Anunciação” de Leonardo Da Vinci, “Doni Tondo” de Michelangelo e “Medusa” de Caravaggio, apenas para citar algumas. Planeje meio dia inteiro para passar no museu.
Não perca a oportunidade de reservar seus ingressos online e descansar suas pernas no café no último andar do museu, outro ótimo lugar para vistas deslumbrantes da cidade.
Tenha em mente que o último domingo de cada mês é gratuito na Uffizi, o que é ótimo para pessoas com orçamento apertado, mas atrai multidões incomuns, tornando quase impossível ver as peças mais famosas do museu.
5. Atravesse a Ponte Vecchio
A Ponte Vecchio é a icônica ponte de Florença para atravessar, fazendo seu caminho para o outro lado do rio Arno conhecido como Oltrarno, lar do Palácio Pitti e dos Jardins Boboli.
A Ponte Vecchio foi construída no final da Idade Média, servindo originalmente como um mercado para o comércio e o comércio. Hoje, abriga as lojas de joias mais famosas de Florença.
No centro da ponte, há um pequeno ponto de observação para as melhores fotos, vá até as pontes em ambos os lados da Ponte Vecchio para capturá-la ao fundo.
6. Suba até o Piazzale Michelangelo
O Piazzale Michelangelo é um grande mirante panorâmico oferecendo a melhor vista panorâmica do horizonte da cidade e do rio Arno. A praça, decorada com estátuas de réplica, está cheia de várias lojas de souvenir, quiosques, artistas de rua e cafés com vista para a cidade.
Caminhe ao longo do rio Arno em direção à torre de San Niccolò e comece a subida usando as trilhas sinuosas e escadas a partir da base da torre. Se isso não for para você, você também pode pegar o ônibus 23 ou 13 até o topo ou gastar um pouco mais para um táxi.
7. Visite a Galeria dell’Accademia
A Galeria dell’Accademia abriga a estátua original de David de Michelangelo, a estátua mais amada da cidade (uma réplica também está na Piazza della Signoria, caso você não tenha tempo para visitar).
Reserve sua entrada para o museu das 8:15 às 18:50 de terça a domingo (fechado às segundas) antes de visitar para evitar horas na fila.
8. Visite a Basílica de San Lorenzo (e Capelas dos Médici)
A Basílica de San Lorenzo é a igreja mais antiga de Florença, consagrada em 393 e posteriormente reconstruída pela família Medici em 1418, onde agora estão descansando nas capelas.
O complexo inclui um total de cinco áreas: as capelas onde os Médicis foram enterrados ao longo dos anos, a biblioteca, claustro, a igreja e a Sacristia Antiga, todas as quais podem ser visitadas com vários bilhetes.
9. Visite o Palácio Pitti e os Jardins Boboli
O Palácio Pitti, originalmente a residência da Família Medici, é agora uma coleção de museus, incluindo um museu de Arte Moderna, um museu de arte clássica e apartamentos montados do palácio para visitação.
Atrás do palácio estão os Jardins Boboli, projetados e usados privadamente pela família Medici, mas no século XVIII, foram abertos ao público. Compre o bilhete combinado para o palácio e os jardins, mas se estiver com pouco tempo, considere um ou outro.
10. Suba no Palácio Vecchio e Visite a Piazza della Signoria
A Piazza della Signoria, lar do Palácio Vecchio, a prefeitura da cidade, é uma visita obrigatória. Pague a taxa de entrada e visite a famosa Sala dei Cinquecento (Sala dos Quinhentos), uma sala enorme projetada por Simone del Pollaiuolo e suba na torre ou opte por desfrutar das réplicas de estátuas (incluindo o David de Michelangelo) enquanto toma um café ou outra bebida em um dos muitos cafés famosos que contornam a praça.
11. Visite Santa Maria Novella
Santa Maria Novella é um dos melhores exemplos de igrejas em estilo gótico de toda a Toscana, tornando-a uma das principais atrações turísticas em Florença para viajantes de primeira viagem.
Fique de olho nas obras de arte de Masaccio, Ghirlandaio, Giotto e Botticelli. Não é necessário reservar seus ingressos, já que esta igreja geralmente é menos lotada do que outras.
12. Visite o Museu Nacional do Bargello
O Museu Bargello é onde você quer ir para esculturas em Florença, com algumas das obras de arte renascentista mais importantes, com peças famosas de Donatello, Verrocchio, Michelangelo e Cellini.
13. Visite a Igreja de Santa Croce
Santa Croce é outra das igrejas mais bonitas e importantes de Florença, com uma cripta (onde estão Michelangelo, Galileo Galilei, Rossini e Machiavelli), 16 capelas diferentes e um belo claustro.
O interior da igreja é decorado de forma elaborada com ouro, afrescos detalhados e obras de arte e esculturas notáveis. Mesmo no auge do verão, você não deve ter que esperar muito para entrar, mas se estiver com um horário muito apertado, sugiro planejar sua visita.
14. Principais Comidas Para Experimentar em Florença
Florença é lar de algumas das melhores comidas da Itália, repleta de opções veganas, vegetarianas e adequadas para gestantes para os viajantes na Itália. As tradições culinárias de Florença refletem os eventos históricos e culturais, trazendo à tona a atenção para produtos locais e sazonais.
A comida florentina é baseada na cucina povera, ou estilo de cozinha “do homem pobre”, a ideia de usar ingredientes alimentícios sazonais, locais e baratos para criar refeições deliciosas e nutritivas. Legumes, grãos, massa e vegetais sazonais são a base dos pratos florentinos, razão pela qual há uma grande rotatividade no que é servido e preparado em restaurantes, bares e cafés.
Dependendo da época do ano em que você visitar Florença, você deverá conseguir experimentar pelo menos algumas dessas comidas florentinas icônicas:
- Bistecca Fiorentina – bisteca de T-bone
- Pappardelle al cinghiale – talharim largo com molho de javali
- Schiacciata – pão italiano salgado da Toscana
- Panzanella – salada de pão e legumes de verão
- Pappa al pomodoro – salada de tomate e pão
- Ribollita – sopa de legumes de inverno e pão
- Cantucci e Vin Santo – vinho doce e biscoitos de amêndoa assados duas vezes
- Lampredotto – sanduíche de estômago de vaca servido com molho verde
- Trippa – estômago de vaca cozido em molho de tomate, servido com pão
Em conclusão…
Florença se destaca como um destino atemporal, oferecendo uma riqueza de experiências para cada viajante. Seguindo as dicas delineadas neste guia, os visitantes podem aproveitar ao máximo seu tempo nesta cidade encantadora, seja passeando por suas ruas históricas, saboreando sua deliciosa culinária ou maravilhando-se com sua arte mundialmente conhecida. Com planejamento cuidadoso e um senso de aventura, Florença promete memórias inesquecíveis e uma apreciação mais profunda pelos tesouros culturais de Florença. Não esqueça do seu seguro viagem para a Itália!
Biografia do Autor
Este guia para visitar Florença é escrito por Louisa Loring. Louisa viaja para a Itália desde sua adolescência, quando se apaixonou pela maneira de viver italiana, levando-a a obter um diploma em Língua e Literatura Italiana. Ela agora reside na Toscana, onde trabalha no turismo, como criadora de conteúdo, escritora criativa e com alimentos e vinhos há mais de 10 anos, mais recentemente para sua publicação online EatingAroundItaly.com, encontrada também no Instagram, Pinterest e Facebook.
Está planejando a sua próxima viagem?
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.
button