Se você está lendo este artigo, você provavelmente já ouviu falar da Armênia. Embora ainda seja um destino um pouco incomum (a menos que você seja da Rússia), o turismo por lá certamente está crescendo!
Dito isto, ainda pode ser um pouco difícil encontrar algumas dicas específicas sobre viagens na Armênia, e com certeza houve algumas coisas que descobrimos da maneira mais difícil ou de surpresa enquanto estávamos viajando por lá.
Portanto, com base em nossa experiência e nas coisas que aprendemos na Armênia, reunimos esta lista como uma combinação de dicas práticas e também de conhecimentos gerais que você deve saber antes de visitar a Armênia.
Nessa nota, vamos ao que interessa!
1. A Armênia é considerada como estando na Europa, na Ásia, em nenhum, ou em ambos (tudo depende de para quem você pergunta!)
Como você pode ver no mapa abaixo, geograficamente, a Armênia está suficientemente a leste para ser considerada na Ásia.
Mas culturalmente? Ela tende a se identificar muito mais com a Europa do que com a Ásia (e como visitantes, isso corresponde à perspectiva que tivemos durante a viagem).
Além disso, há outras pessoas que dão à região que rodeia a Armênia e seus vizinhos um rótulo próprio inspirado no nome das montanhas que a percorrem: Caucasiana.
A maioria dos armênios com quem falamos em nossa viagem parecia ver a Armênia como uma verdadeira combinação de tudo isso. Dada a sua história (como você verá no nº 2 abaixo), não é nenhuma surpresa que a Armênia tenha emergido como uma encruzilhada misturada.
2. A Armênia tem uma história notável, mas às vezes triste
De várias ocupações a brigas com vizinhos a um genocídio que ceifou a vida de milhões, a Armênia passou por muita coisa.
Na verdade, a capital do país, Yerevan, é uma das cidades mais antigas habitadas continuamente no mundo (foi fundada cerca de 30 anos antes de Roma!)….então dizer que ela tem muita história é um eufemismo.
A Armênia passou por séculos de domínio persa, bizantino ou otomano e décadas de domínio da URSS como uma antiga república soviética. Eles sofreram um genocídio que tirou a vida de 1,5 MILHÃO de armênios durante o Império Otomano (algo que a Turquia, surpreendentemente, ainda não reconhece até hoje).
Ainda em 2018, o país passou por uma revolução pacífica (chamada de “Revolução de Veludo” se você quiser buscar mais informações) que derrubou o governo na época e instalou um novo em seu lugar.
E hoje, eles ainda se consideram em guerra com seu vizinho Azerbaijão pela disputada região de Nagorno-Karabakh (algo sobre o qual falaremos mais adiante).
E, francamente, isso é apenas a ponta do iceberg. Recomendo que você leia a seção “compreender” na página do Wikitravel da Armênia antes de sua viagem, mas chegue com a mente aberta para aprender mais sobre todas essas coisas que moldaram a Armênia moderna em detalhes.
3. Há mais armênios vivendo fora da Armênia do que dentro dela
Graças principalmente ao genocídio armênio que ocorreu nas mãos do Império Otomano durante a Primeira Guerra Mundial, a diáspora armênia é uma das maiores do mundo – chegando a 7 milhões de armênios no exterior, em comparação com apenas 3 milhões que vivem dentro da própria Armênia.
E esta diáspora armênia é verdadeiramente mundial. A população de Glendale, Califórnia, por exemplo, é 30% armênia. E ao lado dos bairros cristão, judeu, e muçulmano da cidade velha de Jerusalém, você também encontrará um bairro armênio.
E eu odeio que isso tenha que ser dito….mas sim, as Kardashians são provavelmente os membros mais famosos desta diáspora armênia.
4. Tecnicamente, a Armênia ainda está em guerra com o vizinho Azerbaijão
E é aqui que as coisas ficam complicadas.
Este conflito começou na época da União Soviética, quando a URSS criou a Região Autônoma de Nagorno-Karabakh, a leste da Armênia. Embora a população desta região nesta época fosse 94% armênia, esta região tecnicamente estava dentro das fronteiras do Azerbaijão.
No entanto, dada a liberdade de movimento entre as várias repúblicas soviéticas, com o tempo, mais e mais azerbaijanos se mudaram para esta região, criando tensões com os armênios que já estavam lá.
O colapso da União Soviética levou as coisas a um ponto de ebulição quando a Armênia reivindicou Nagorno-Karabakh e entrou em guerra com o Azerbaijão por causa disso.
Hoje, embora a presença militar seja forte e a área seja predominantemente calma, há combates ocasionais. O mais recente foi a Guerra dos Quatro Dias de 2016, onde várias centenas (as estimativas parecem variar de acordo com a fonte) de ambos os lados foram mortos.
Tecnicamente, Nagorno-Karabakh é internacionalmente reconhecido como azerbaijano (isso é o que você verá se olhar nos mapas do Google, por exemplo).
Mas logisticamente? Nagorno-Karabakh é de fato controlado pela Armênia. Hoje, as pessoas que vivem lá são armênias (todos os azerbaijanos foram expulsos) e só pode ser acessado atravessando da Armênia.
5. Sim, você pode visitar Nagorno-Karabakh ao visitar a Armênia (e sim, é seguro como turista)…
Embora você possa não esperar, dado o que acabamos de dizer, sim, você pode visitar Nagorno-Karabakh e, sim, é perfeitamente seguro como turista. Com o conflito agora em Outubro de 2020 entre a Armênia e o Azerbaijão, isso não é mais verdade. Esperamos que no futuro paz volte à região.
Como dissemos acima, a última violência estourou em 2016. Mas mesmo assim, isso ocorreu na linha de frente e definitivamente não em um lugar onde você estaria como turista.
E, na verdade, se você já está na Armênia, não importa que lado você ache que está certo no conflito, vale a pena visitar Nagorno-Karabakh.
Sim, você certamente ainda pode ver as marcas da guerra – de edifícios bombardeados a monumentos de soldados mortos e mesquitas abandonadas do Azerbaijão – mas você também terá a chance de não apenas aprender mais sobre o conflito e ouvir as perspectivas daqueles que vivem lá, mas também para simplesmente ver como a vida continua apesar da violência.
Sem mencionar que Nagorno-Karabakh é o lar de algumas paisagens lindas!
Naturalmente, há algumas partes logísticas a serem consideradas se você quiser visitar Nagorno-Karabakh (seja de carro alugado, passeio, etc.), mas nós veremos mais sobre isso abaixo.
6. … mas não a chame de Nagorno-Karabakh.
Oficialmente, esta região é internacionalmente chamada de “Nagorno-Karabakh”.
No entanto, o nome oficial armênio é “Artsakh” (pronuncia-se “art-sock”).
Você não será tratado muito bem se a chamar de Nagorno-Karabakh na Armênia, então faça questão de evitá-lo.
7. A Armênia pode ser um país um pouco difícil para se locomover, então recomendamos esta empresa de turismo local (muito!) barata
Nem todos os lugares na Armênia são facilmente acessíveis por transporte público, deixando você com duas outras opções: alugar um carro (sobre o qual falaremos a seguir) ou fazer excursões.
É por isso que queremos mencionar a One Way Tour, uma agência de turismo local maravilhosa sediada em Yerevan que é ridiculamente barata (barato tipo US$ 15 para uma viagem de um dia inteiro).
Alugamos um carro para uma parte de nossa viagem, mas fizemos dois passeios de um dia saindo de Yerevan com a One Way Tour, e nós realmente gostamos dos dois. Não apenas pelos pontos que visitamos, mas porque os guias foram muito interessantes para conversar e nos deram uma visão única do país que não teríamos de outra forma.
Eles têm uma grande variedade de passeios saindo de Yerevan, incluindo passeios de vários dias por Nagorno-Karabakh (o único motivo pelo qual não fomos com eles em nossa visita a Nagorno-Karabakh e alugamos um carro foi porque eles não tinham um guia em inglês disponível para os dias que queríamos ir).
Você pode ver todos os passeios que a One Way Tour tem disponíveis saindo de Yerevan e encontrar detalhes / a programação aqui. Para reservar sua vaga em um tour, você deve ir ao “contato” para enviar uma mensagem e depois pagar em dinheiro em um de seus escritórios em Yerevan.
Nota: nós prometemos que não recebemos nenhum desconto ou algo parecido para falar sobre a One Way Tour aqui…nós ficamos tão impressionados com eles que queríamos compartilhá-los com nossos amigos de viagem aqui!
8. Se você quiser alugar um carro na Armênia, seja muito cauteloso (e não o faça a menos que você seja um motorista muito confiante!)
Um dos destaques de nossa viagem foi definitivamente a mini “viagem” que fizemos com nosso carro alugado por Nagorno-Karabakh e pelo sul da Armênia.
No entanto, não foi sem seus fatores estressantes e eu definitivamente pensaria duas vezes antes de alugar um carro novamente na Armênia. Por exemplo, depois de ver como estavam as condições das estradas, eu nunca sonharia em alugar o carro ou dirigir eu mesma (já que o Rodrigo dirigia e até ficava um pouco nervoso em alguns pontos!).
Para começar, os motoristas eram muito imprudentes e claramente não tão preocupados com a segurança (e tenha em mente, isso vem de alguém que dirigiu e / ou andou em muitos outros países onde os motoristas também têm um desrespeito flagrante pela segurança). Como por exemplo, vimos talvez uma dúzia de quase colisões frontais porque alguém passou por outro carro em uma parte da estrada com visão cega dos carros que vêm na outra mão (eu ainda tremo só de pensar nisso).
E, na verdade, muitas das estradas estão em condições muito, muito ruins – cheias de buracos enormes, partes inteiras faltando e curvas íngremes que tornam realmente difícil dirigir. E, naturalmente, as condições ficam muito, muito piores se você não ficar nas estradas principais (algo que geralmente gostamos de fazer com carros alugados em outros lugares, mas realmente não recomendamos na Armênia).
E apenas uma última consideração antes de alugar um carro – as locadoras de veículos (ou pelo menos a que alugamos) são rígidas. Na verdade, nunca vimos alguém examinar um carro alugado que acabou de ser devolvido tão minuciosamente como eles fizeram aqui (eles até colocaram no chão para dar uma boa olhada embaixo do carro).
Parece que tivemos um pequeno arranhão embaixo do para-choque (e francamente, com as estradas como estavam aqui, é quase impossível ir embora 100% sem danos), e tivemos que pagar quase tanto quanto pagamos pelo próprio carro alugado para consertá-lo. Bom que o nosso cartão de crédito nos reembolsou.
Considerando todas as coisas, se você é um motorista audacioso e confiante que deseja alugar um carro na Armênia como nós, dê uma olhada em nosso artigo com os 5 melhores e mais baratos sites de aluguel de carros na Armênia para começar sua pesquisa.
9. Além de alugar um carro ou fazer um tour, suas opções de transporte são os micro-ônibus marshrutka ou carona
Embora ambas as opções demorem um pouco mais para se locomover, tanto as marshrutkas (micro-ônibus compartilhados no estilo soviético que servem como transporte público) quanto as caronas parecem ser boas opções de transporte (embora nem sempre superconfiáveis).
10. As fronteiras Armênia-Azerbaijão e Armênia-Turquia estão fechadas
Com o genocídio e o conflito atual da Armênia com o Azerbaijão, não deve ser surpresa que as fronteiras entre esses países estejam fechadas para viajantes e habitantes locais.
Em outras palavras, se você planeja visitar o Azerbaijão ou a Turquia durante a sua viagem, talvez você precise ir até a Geórgia para fazer a travessia da fronteira. Ou se você planeja visitar todos os 3 países do Cáucaso, você precisará incluir a Geórgia entre a Armênia e o Azerbaijão.
11. Provavelmente é mais fácil ir para o Azerbaijão antes da Armênia, do que o contrário
Não visitamos o Azerbaijão nesta viagem, por isso não podemos falar por experiência própria, mas ouvimos que os funcionários da fronteira azerbaijani podem ser chatos com você se você tiver um carimbo armênio em seu passaporte.
Não parece que sua entrada será negada (a menos que você admita ter visitado Nagorno-Karabakh, o que, felizmente, você sabe que não deve fazer isso!
Claro, isso também pode acontecer se você vier para a Armênia com um carimbo do Azerbaijão no passaporte, mas geralmente não parece que as autoridades armênias se importem tanto.
12. Se você só tem tempo para visitar um mosteiro na Armênia, vá até o Mosteiro Geghard
Se você está visitando a Armênia, há grandes chances de que uma boa parte de sua viagem seja dedicada a visitas a mosteiros. E além dos próprios mosteiros, muitos deles merecem uma visita pelo cenário deslumbrante que os rodeia, como o montanhoso Mosteiro Tatev (localizado no final do maior teleférico do mundo, conforme discutido no nº 17 abaixo!) Ou o Sevananvank Mosteiro localizado diretamente nas margens do famoso Lago Sevan.
Mas, na verdade, embora todos esses mosteiros possam ser adoráveis, eles começam a parecer todos iguais por dentro (especialmente se você acabar visitando mais de 10 em uma semana como nós).
No entanto, “acidentalmente” tropeçamos em um mosteiro que era diferente de todos os outros – construído diretamente em um penhasco e cheio de cavernas, grutas e uma misteriosa fonte que faz você se sentir como se estivesse em um filme do Indiana Jones!
Este mosteiro é chamado de “Mosteiro Geghard” e fica há cerca de 40 minutos de carro de Yerevan. Infelizmente, ele fica que no meio do nada (e, portanto, provavelmente não acessível através de transporte público), então você precisa de um carro alugado ou um tour para chegar lá.
Acabamos chegando lá durante uma de nossas excursões com a One Way Tour (esse foi o “Passeio Noturno Garni”, mas eu mandaria uma mensagem a eles e perguntaria quais passeios vão para este mosteiro, já que deve haver várias opções). Nós nem mesmo sabíamos que iríamos visitar um mosteiro neste passeio, já que tínhamos várias paradas, e isso foi uma grande surpresa!
13. Certifique-se de fazer um passeio no metrô da era soviética de Yerevan
O metrô de Yerevan pode ter apenas 10 estações, mas não é o seu metrô comum – desde obras de arte em mosaico e lustres brilhantes até fichas de plástico da era soviética que você usa como bilhete, vale 100% a pena um passeio. Ah, e nós mencionamos que custa apenas 0,20 centavos??
A história por trás da construção do metrô de Yerevan também é muito divertida.
De acordo com o guia do nosso Free Walking Tour que fizemos em Yerevan, a Armênia basicamente enganou a URSS para que construíssem um sistema de metrô porque naquela época a União Soviética concordou que construiria sistemas de metrô (de graça!) em cidades que atingissem uma determinada população. E embora cidades como Tbilisi atingissem esses limites, Yerevan não.
No entanto, Yerevan não deixou isso impedi-los! Eles convidaram inspetores para entrar e ver a cidade de qualquer maneira.
Para fazer a cidade parecer cheia e agitada, eles incentivaram os fazendeiros e aqueles que viviam fora da cidade a entrar e andar pelas ruas. Aqueles que tinham um carro eram então solicitados a dirigir da maneira mais terrível e caótica possível, para que o inspetor realmente acreditasse na necessidade de um metrô para Yerevan. Surpreendentemente, funcionou, e a União Soviética construiu todo esse sistema de metrô sem custos para os armênios.
Embora o metrô não seja mais financiado pela União Soviética (obviamente) ou pela Rússia, agora é financiado pelo Banco Europeu de Investimento (mais uma razão pela qual Rodrigo acredita que a União Europeia é incrível!)
14. Mantenha o dinheiro com você o tempo todo
Como muitos outros países, o dinheiro é rei aqui. Raramente encontramos lugares que aceitassem cartões de crédito e em alguns lugares fora de Yerevan, era muito difícil encontrar caixas eletrônicos. Então, faça um favor a si mesmo e guarde dinheiro vivo com você! Felizmente, as coisas são muito baratas, então não precisa carregar muito de cada vez.
15. Compre sua passagem para Tatev (o teleférico mais longo do mundo) online com antecedência
Tatev é uma parada clássica ao visitar a Armênia, e definitivamente vale a pena a viagem. No entanto, como descobrimos da maneira mais difícil, você tem que comprar ingressos para horários específicos (e, portanto, não pode simplesmente aparecer e ir a qualquer hora).
Tivemos sorte porque só tivemos de esperar uma hora. Embora não tenhamos comprado nosso ticket com antecedência, fomos na baixa temporada. Mas imagino que teríamos que esperar horas ou até o dia seguinte se um ônibus de turismo tivesse chegado um pouco antes de nós!
Você pode comprar seus tickets online para o “Wings of Tatev” para um horário determinado aqui. Apenas certifique-se de chegar a tempo!
E se você quiser gastar um pouco mais e fazer um tour completo pela região, incluindo o teleférico, você pode dar uma olhada aqui nesses tours da Get Your Guide.
16. Compre sua passagem de trem Yerevan-Tbilisi com antecedência também
É comum visitantes da Armênia também incluírem uma viagem à Geórgia, e nós acabamos seguindo esse exemplo com uma viagem de fim de semana de Yerevan a Tbilisi.
Você tem duas maneiras de chegar a Tbilisi saindo de Yerevan: de ônibus marshrutka ou de trem.
Muitas pessoas, principalmente os locais, irão recomendar que você pegue o ônibus porque a viagem é um pouco mais curta (embora nem sempre dependendo do tráfego ou do tempo de espera na fronteira) e um pouco mais barato.
No entanto, escolhemos pegar o trem. Isso porque sempre escolhemos viagens de trem ao invés de um ônibus apertado!
Apenas certifique-se de comprar suas passagens de trem com antecedência. Não foi possível comprar online no site aqui por algum motivo (acho que não reservamos com antecedência suficiente?) E, na verdade, fomos diretamente para a estação para comprar no dia anterior. Mas se você estiver indo na alta temporada (como no verão), os ingressos podem esgotar com semanas de antecedência, então eu recomendo tentar fazer o site funcionar.
17. Se você gosta de caminhar e fazer trekking, confira o aplicativo HikeArmenia
Infelizmente, fiquei muito doente durante a viagem e tive que ir com calma no que diz respeito às atividades físicas. No entanto, a Armênia está cheia de belas paisagens para explorar e caminhar (pense: montanhas, desfiladeiros, cachoeiras e muito mais!).
Se você estiver interessado em fazer trekking, certifique-se de verificar o aplicativo HikeArmenia. Este ótimo aplicativo está cheio de recomendações de trilhas e mapas para ajudá-lo a planejar caminhadas e trekkings em todo o país. Você pode saber mais e baixar o aplicativo em https://hikearmenia.org/.
18. Tente obter uma cópia do “Mapa do Guia do Mochileiro de Yerevan e Armênia” (e reserve seu lugar no “Yerevan Free Walking Tour,” onde você pode obter este mapa com antecedência)
Como já dissemos várias vezes, sempre tentamos fazer “free walking tours” quando viajamos, porque eles são uma ótima introdução a um novo lugar. E, claro, Yerevan não foi exceção.
Embora tenhamos que ser honestos aqui – o guia para este free walking tours (passeio a pé gratuito) em particular era um pouco grosseiro e talvez não agrade a todos. No entanto, ele era muito experiente e era interessante ouvir suas histórias (e ele também ficou um pouco mais tranquilo quando começamos a lhe fazer perguntas), e achamos que valeu 110% a pena fazer o passeio. Depois disso, nosso grupo até saiu para jantar em um restaurante armênio tradicional.
Mas certifique-se de reservar o seu lugar para este passeio online com antecedência (você pode fazer isso aqui). A maioria dos free walking tours que fizemos ao redor do mundo não exige isso e você pode apenas aparecer no ponto de encontro sem reserva, mas este em particular é bastante rígido (e você pode ser recusado se não reservar antes do tempo).
Além disso, fazer este passeio é a única maneira de obter este excelente “Backpacker’s Guide Map of Yerevan & Armenia,” que está cheio de dicas locais sobre viagens na Armênia (incluindo lugares incomuns para visitar, percepções culturais, dicas locais, recomendações de atividades e muito mais). O mapa serviu como um guia incrível ao longo de nossa viagem, portanto, recomendamos tê-lo em suas mãos, se possível!
19. Quer dizer “obrigado” na Armênia? Basta dizer “merci!”
Existem duas maneiras de dizer “obrigado” na Armênia.
Se você quer sofrer, aqui está o primeiro: շնորհակալություն (pronuncia-se “shnorhakalut’yun”)
Ou, se você quiser tornar as coisas mais fáceis para você, basta ir em frente e dizer “merci” (sim, como os franceses e sim, os armênios usam isso com a mesma frequência que շնորհակալություն!)
—
E isso é tudo em nossa lista de 19 coisas que você deve saber antes de visitar a Armênia! Tem alguma outra pergunta sobre os itens acima ou sobre viagens para a Armênia em geral? Basta acessar a área de comentários abaixo e entraremos em contato com você!
Também estaremos criando mais alguns artigos sobre a Armênia (um artigo sobre um itinerário na Armênia e um sobre uma viagem de fim de semana da Armênia para Tbilisi na Georgia). Se você estiver interessado em ver algum, inscreva-se à direita para receber um e-mail quando os novos artigos forem lançados.
Veja abaixo alguns artigos que podem ser do seu interesse:
Roteiro de 5, 7, 10 dias na Armênia (com Nagorno-Karabakh)
5 Melhores e Mais Baratos Sites para Comparar e Alugar Carros Pelo Mundo
21 Razões Pelas Quais Fazer Parte da União Europeia é Sensacional!