Atualizado em por Talita
É inegável que viajar é uma experiência enriquecedora para todo mundo. E não é a idade que vai impedir você de aproveitar um momento inesquecível com os seus pais, certo?
Diferente do que a maioria acredita, pode ser possível (e fácil!) viajar com os seus parentes idosos. Um novo ambiente, conhecendo e vivendo novas aventuras provavelmente irá trazer um adorável brilho nos olhos dos seus pais.
Porém, existem preocupações e cuidados especiais que devem ser planejados se você quiser viver uma viagem fantástica com os seus familiares.
Quando estiver planejando férias com a família, devemos levar em consideração seu pai/mãe idoso e as suas condições. Pessoas mais velhas podem ter problemas de saúde e outras obrigações que você precisa resolver ao reservar voos, acomodações e atrações turísticas.
Por isso, siga estas dicas úteis ao planejar uma viagem em família tendo em mente as necessidades de seus familiares idosos.
Índice desta matéria
- 1 1. Faça pesquisas sobre viagens para idosos
- 2 2. Fale com o médico de seus pais antes da viagem
- 3 3. Planeje junto com seus pais
- 4 4. Converse com os representantes da empresa de viagens sobre suas preocupações de segurança
- 5 5. Planeje sua viagem adicionando tempo extra para movimentos entre lugares
- 6 6. Você deve comprar um seguro de viagem que cubra idosos
- 7 7. Fale com o auxiliar de saúde domiciliar ou enfermeiro domiciliar de seus pais idosos
- 8 Conclusão
- 9 Está planejando a sua próxima viagem?
1. Faça pesquisas sobre viagens para idosos
É extremamente importante realizar pesquisas antes de planejar a sua viagem. Primeiro, você deve escolher um destino que seja favorável às condições médicas de seus pais idosos. Se seus pais usam cadeira de rodas, você precisa garantir que a cidade que está visitando e as atrações turísticas que eles oferecem são acessíveis para cadeiras de rodas.
Se seu pai tem um problema cardíaco, uma cidade que exige muitas caminhadas pode não ser a melhor ideia. A facilidade de acesso a cuidados médicos, amenidades e intérpretes pode ser necessária quando você planeja suas férias com a família.
2. Fale com o médico de seus pais antes da viagem
Quer seu pai idoso seja super saudável ou não, é uma boa ideia falar com seu médico antes de fazer planos para sua viagem.
Fale sobre o melhor método de transporte, suprimentos médicos e remédios que você precisa acompanhar e os melhores lugares para visitar que oferecem atendimento médico de qualidade em caso de emergência.
3. Planeje junto com seus pais
Certifique-se de levar em consideração as sugestões de seus pais idosos ao escolher o destino de viagem de sua família. Talvez eles sempre quiseram visitar um determinado país ou cidade.
É importante discutir uma viagem em família para que as ideias de cada pessoa sejam incluídas nos planos de férias.
4. Converse com os representantes da empresa de viagens sobre suas preocupações de segurança
Depois de encontrar uma companhia aérea adequada e reservar um hotel ou resort para suas férias, é importante falar com os gerentes. Você pode precisar solicitar serviços especiais e/ou acomodações para garantir que seu pai idoso esteja seguro e bem cuidado durante as férias com a família.
Se você planeja marcar consultas e comprar ingressos para atrações turísticas e passeios específicos na cidade que estará visitando, fale com os representantes com antecedência.
Dessa forma, você pode sentar e percorrer as atrações com seu pai idoso e decidir quais são as melhores para reservar para a viagem. Verificar com antecedência também garantirá que seu pai/mãe idoso esteja confortável e seguro durante cada excursão da qual sua família gostaria de participar.
Uma boa forma de pesquisar e comprar atrações para todos os tipos de viajantes, inclusive idosos, é utilizando a internet como facilitadora. Alguns sites como o GetYourGuide, o Viator e o Civitatis são excelentes exemplos de plataformas para reservar atrações.
Se quiser saber um pouco mais sobre esses sites, confira o meu artigo 5 Melhores Sites para Reservar Ingressos, Atrações e Passeios pelo Mundo. Lá eu dou dicas de como achar passeios de forma rápida, segura e barata.
5. Planeje sua viagem adicionando tempo extra para movimentos entre lugares
Os idosos podem precisar de mais tempo para ir do ponto A ao ponto B. Por isso, é importante planejar com o tempo em mente. Organize as excursões e atrações turísticas que você reservar para fazer uma ou duas atividades por dia.
Faça reservas em restaurantes com um horário de jantar mais cedo em mente. Se você precisar comprar passagens de ônibus ou traslado para ir e voltar de um resort ou hotel para a cidade que está visitando, certifique-se de que seus pais idosos possam voltar para o quarto em um horário razoável para que eles possam ter bastante descanso todas as noites.
Encontrar um voo direto para o seu destino provavelmente seria a melhor opção também. Dessa forma, você pode evitar escalas demoradas, que podem tornar a viagem cansativa e demorada.
6. Você deve comprar um seguro de viagem que cubra idosos
Dependendo do seu destino e da cobertura do seguro médico de seus pais idosos, a compra de um seguro de viagem pode ser necessária e principalmente, recomendada.
É especialmente importante considerar isso se a apólice do convênio de seus pais (ou qualquer apólice nacional que ele ou ela possa ter) não cobre despesas médicas de emergência fora do estado ou fora do país. Além disso, uma vez que todas as suas férias são planejadas, você e seu pai idoso não querem perder o dinheiro gasto devido a algum tipo de emergência.
Para saber mais sobre os melhores seguros de viagens para idosos, consulte meu artigo com os Os 5 Melhores e Mais Baratos Seguros Viagem para Idosos 65+.
7. Fale com o auxiliar de saúde domiciliar ou enfermeiro domiciliar de seus pais idosos
Muitos idosos têm auxiliares de saúde ao domicílio. Essas pessoas vão a suas casas e ajudam nas tarefas importantes do dia-a-dia, como tomar medicamentos, fazer caminhadas, lavar roupa, tomar banho, se vestir e preparar as refeições.
Se os seus pais têm um assistente de saúde ao domicílio, pode ser útil falar com eles antes da viagem para garantir que tudo o que os seus pais precisam é cuidado durante as férias da família.
Se possível, você também pode pensar em contratar um enfermeiro para viajar com sua família, a fim de garantir que o bem-estar de seus pais seja sempre cuidado. Isso seria especialmente útil se você tiver filhos pequenos ou se um grupo grande estiver viajando.
Conclusão
Planejar e participar de férias em família repletas de diversão pode ser uma experiência única na vida para muitos. Você deseja que seus pais estejam seguros e confortáveis durante a viagem. Portanto, para garantir que seu pai idoso esteja devidamente preparado e cuidado durante a viagem em família, leve em consideração estas dicas úteis.
Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários! Irei adorar ajudar você a planejar as férias perfeitas para a sua família.
Está planejando a sua próxima viagem?
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.