Antes de mais nada, eu queria relembrar a todos que eu não sou médico, pesquisador, cientista, farmacêutico, ou qualquer coisa do gênero, então não considere nenhuma das minhas palavras como verdades absolutas.
“Como ser uma cobaia humana.” Realmente é uma ideia que parece um pouco assustadora e até arriscada demais. Quem exporia o próprio corpo a substâncias que nunca ou poucas vezes foram testadas em outros seres-humanos?
Porém, antes de julgar as pessoas que o fazem de loucos, vá ao seu banheiro e dê uma olhada na sua prateleira de remédios (isso se você tiver uma….eu não tenho).
Imagine que cada um desses remédios tiveram que ser testados em alguém (vários) antes de serem comercializados. Todos eles! 100%.
Então podemos dizer que se não fosse por pessoas como eu que se voluntariam para testar remédios para verificar se eles eram seguros, não haveria remédios aprovados no mercado (vamos aqui ignorar o fato que antigamente, remédios eram testados em escravos, prisioneiros ou militares sem conhecimento ou consentimento por parte deles).
Bom, não estou dizendo aqui que eu sou o salvador da pátria e testei remédios para ajudar a humanidade. Foi por grana mesmo…., curiosidade, e um pouco de molecagem….embora eu me sinta bem de saber que eu talvez tenha ajudado no desenvolvimento de uma nova droga que acabará por ajudar algumas pessoas.
Mas como eu disse acima, sem pessoas como eu que se disponham a terem seus corpos usados para pesquisa, não haveria novos remédios e novos tratamentos.
Atualização sobre o Coronavírus (COVID-19)
Eu não trato do coronavírus aqui. Mas como esse blog fala de viagens e morar no exterior, você pode conferir mais informações sobre o COVID-19 no meu artigo com tudo sobre se Seguro de Viagem e Internacional cobrem Coronavírus (COVID-19)? Ele já está atualizado com a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde!!
Em relação a ser um voluntário (cobaia) para ensaios clínicos, se houver testes para uma nova vacina contra o coronavírus (COVID-19), os laboratórios, hospitais, clínicas, e empresas farmacêuticas estarão procurando voluntários. Então fique de olho!
Esse experimento que vão fazer em breve com paciêntes que têm COVID pode ser uma boa opção para candidatos voluntários: https://veja.abril.com.br/blog/radar/governo-vai-comecar-a-testar-droga-misteriosa-em-500-pacientes-de-covid/
Butantan inicia recrutamento de voluntários para teste de vacina de Covid-19!!
Clique aqui para ser informar e ver como se candidatar. Ou https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina
O que são esses testes médicos onde novas “drogas” são experimentadas? Como eles são normalmente feitos?
Na verdade, existe um longo processo até uma nova droga ser comercializada. Primeiramente, ela é desenvolvida e testada em laboratórios usando computadores, testes químicos, e outras técnicas.
Depois, ela é testada em animais para já poder prever algumas das reações quando forem administradas em seres humanos.
Passando essas duas etapas, aí vem a fase de teste em humanos. Esses voluntários são chamados no jargão médico de “sujeitos de pesquisa”. Essa é a parte que nos interessa.
Essa fase é dividida em 4:
- Os pesquisadores testam uma nova droga ou tratamento em um pequeno grupo de pessoas pela primeira vez para avaliar a sua segurança, determinar a dosagem segura e identificar os efeitos secundários (adversos). Normalmente, uns 20 a 80 sujeitos são usados. Participei de umas dessas;
- A droga ou tratamento é dado a um grupo maior de pessoas para ver se ele é eficaz e para avaliar melhor a sua segurança. Placebos também são usados. De 100 a 300 sujeitos são testados. Também participei de uma dessas;
- A droga ou o tratamento é dado para grandes grupos de pessoas para confirmar a sua eficácia, monitorizar os efeitos colaterais, compará-la com tratamentos geralmente utilizados, e recolher informação que irá permitir que o medicamento ou tratamento seja utilizado com segurança. Nesse caso, os sujeitos de pesquisa possuem a doença a qual se quer combater com aquela droga. Sendo assim, estão realmente avaliando a eficácia da droga. De 800 a 8.000 pessoas são testadas. Como graças a Deus eu sou saudável, nunca participei dessa fase;
- Estudos são feitos depois de o medicamento ou tratamento ter sido comercializado para recolher informações sobre o efeito da droga em diferentes populações e quaisquer efeitos colaterais associados com o uso a longo prazo. Milhares de pessoas ao longo de vários anos são testadas.
Sendo assim, o objetivo, se você é saudável, é participar de uma das duas primeiras etapas e se você tem diagnosticado algum “problema”, participar das duas outras fases de uma droga que especificamente trata do seu problema.
De onde me veio a idéia de testar remédios em pesquisas clínicas?
Para dizer a verdade, eu nunca tinha pensado em fazer algo assim antes. Porém, para variar, foi em uma das minhas viagens que essa idéia surgiu.
Foi durante um mochilão que eu fiz com um amigo pela Europa. Estávamos em um albergue em Edimburgo na Escócia e vimos um cara que tinha uma daquelas pulseirinhas de hospital no pulso. Perguntamos se ele estava doente e tinha sido internado. Ele nos contou que tinha acabado de testar alguns remédios e ainda estava “sob observação”.
Ficamos intrigados no início e fizemos várias perguntas do tipo, como foi, se ele tinha sentido algo, por que ele fez aquilo, se teve medo e tudo mais. Basicamente ele falou que depois de testar o remédio, ele ficou sentindo um pouco de dor de cabeça mas nada demais. Que tinha sido tranquilo e que, basicamente, tinha experimentado remédios para ganhar dinheiro.
Eu achei aquilo bem interessante, e ficou como algo no fundo dos meus pensamentos….”quem sabe um dia”, mas sem planos firmes alguns.
Como foi que eu comecei a testar remédios?
Alguns anos depois, eu fui morar na Austrália. Tinha acabado de chegar e estava procurando um emprego. Pesquisando na internet todas as possibilidades que existiam para eu poder ganhar alguma grana – realmente TODAS – acabei encontrando um anúncio da GSK (GlaxoSmithKline ) da Austrália que procurava por candidatos sadios para o seu banco de dados para futuros testes de remédios e pesquisas diversas.
Como eu não tinha nada a perder e precisava de grana, acabei completando o formulário via internet, sem grandes esperanças.
Durante toda essa pesquisa na internet, também conheci o esquema de comprador misterioso. Algo que fiz, ganhei dinheiro (e um monte de coisas grátis) e achei muito bacana. Se quiser saber mais, é só dar uma olhada neste artigo.
Passado algum tempo, e eu já com um emprego firme, me chamaram na GSK perguntando se eu queria participar de um estudo. Eles precisavam de pessoas sadias, sem nenhuma complicação médica.
Como é o processo de testes clínicos para ser cobaia em si?
Bom, cada teste ou estudo de uma determinada nova droga ou vacina, têm diferentes características. Essas informações são colocadas em um súmula e apresentadas aos potenciais candidatos a voluntários.
Esse resumo deve conter a seguinte informação:
- O que é o remédio que está sendo testado
- Que tipo de enfermidade ele está tentando tratar
- Possíveis reações à esse remédio
- Que testes exatamente serão feitos durante os procedimentos
- Quanto de sangue será retirado durante todo o processo
- Quantas visitas à clinica/hospital são esperadas antes, durante ou depois do teste em si
- Quantas noites são esperadas que você passe no hospital ou centro de pesquisa
- Quais são os calendários planejados para a pesquisa
- Comidas, bebidas, suplementos e outras atividades que devem ser evitadas durante todo o processo
- E informações gerais sobre consentimentos e elementos legais do processo
Uma vez que você se candidatou para um destes testes e foi chamado para fazer os exames de viabilidade (para ver se você é um bom candidato para testar determinada droga), você irá a um centro de pesquisa ou hospital e fará uma bateria de testes.
Esses testes normalmente incluem, mas não somente:
- diversos testes de sangue
- pressão sanguínea
- batimento cardíaco
- eletrocardiograma
- e mais um monte de outros testes que normalmente estarão especificados no resumo de informações mencionado acima
Feito isso, você ficará no aguardo até que eles te respondam com a notícia positiva ou negativa sobre se você poderá participar dos testes de remédio em si.
Sendo positiva, você deverá comparecer para algumas visitas durante o dia ou até algumas onde você passará algumas noites no centro médico (obviamente com comida e acomodação grátis), dependendo do teste em si.
Esse período do ensaio clínico no “hospital” é bem tranquilo. Tirando o momento quando você está fazendo os exames, o resto do tempo você passa lendo livros, jogando vídeo games, assistindo a filmes ou usando o seu computador. Tipo um Spa de descanso mesmo.
No meu caso, eu me lembro que no último teste que fiz, eu passei a maioria do tempo organizando a minha viagem pelo Sudeste Asiático (a qual eu pagaria com o dinheiro dos exames) e escolhendo em qual centro de mergulho na Tailândia eu faria o meu programa de Divemaster Trainee. (PS: Eu escrevi sobre como se tornar um Divemaster Trainee aqui.)
Depois de todo o procedimento, você terá que provavelmente, comparecer algumas vezes mais ao centro médico para fazer os últimos check-ups para ver se está tudo bem e para ver a evolução da presença da droga no seu organismo.
Depois disso é só aguardar e, dando tudo certo, eles te pagarão por sua participação.
Qualquer um pode se voluntariar para ser cobaia e testar remédios em pesquisas clínicas?
Como já mencionado acima, isso vai depender de que fase de testes a droga está.
Para fase 1 e 2, onde ela nunca foi testada por seres humanos antes, somente indivíduos saudáveis podem participar.
Para as fases 3 e 4, o foco são os indivíduos que tenham a específica doença que a medicina ou vacina esteja querendo curar. Então vai de você de pesquisar qual a sua enfermidade e se há exames clínicos para testar novas drogas que tenham por objetivo tratar essa determinada moléstia.
Prós e Contras de ser cobaia testando remédios
Prós
- Você, literalmente, vai ajudar no progresso científico da humanidade. Sem demagogia. Se não houvesse voluntários para testar novos remédios ou vacinas, novas drogas que combatem certas doenças não seriam inventadas. Você estará ajudando a humanidade a eliminar certas mazelas e consequentemente aumentar a nossa expectativa e qualidade de vida.
- Grana!! Você pode ganhar uma grana razoável ao participar de exames clínicos e investir em algo para o futuro. Conheci pessoas na Austrália que pagavam a faculdade com estudos médicos. Ou participavam de um e depois iam viajar pelo mundo com a grana que ganharam!
- Check-up médico grátis. Para participar de testes médicos nas fases 1 e 2, você tem que ser completamente saudável. Então, para ver se você é apto para determinado ensaio clínico, você passará por uma bateria de testes de graça, que normalmente são muito caros. Assim, caso você tenha algum problema de saúde que não conhecia, você será alertado, podendo tomar as devidas providências para se cuidar. Eu gostava muito desses check-up pois não sou muito de ir ao médico…..mas por fazer esses experimentos, eu sabia que estava sempre saudável.
- Ter tempo para trabalhar em outros projetos. Em muitos dos testes que eu fiz, eu tive que passar um bom tempo no hospital. Assim, me sobrou tempo livre para trabalhar pelo computador, estudar para os meus exames de faculdade, e planejar uma viagem que eu ia fazer com a grana que eu ia ganhar com os exames.
- Ter acesso a remédios que podem custar uma fortuna! Remédios para câncer ou tratamentos para outras doenças podem custar uma fortuna. Mas ao participar de um exame clínico para testar tais remédios ou tratamentos, você terá acesso a tudo isso de graça, coisa que talvez você não conseguisse de outra forma.
- Você define quando você quer fazer. Não há nenhum contrato dizendo quando ou não você deve se voluntariar para determinado teste. Normalmente, os centros de pesquisa divulgam as pesquisas disponíveis que necessitam voluntários e você decide se participa ou não. Porém, uma vez que você confirme a sua participação e comece o processo, se você desistir antes do término de toda a pesquisa, nada de grana!! O que nos leva aos…
Contras
- Algumas pesquisas podem ser muito longas e com várias visitas, e você deve participar integralmente. Sendo assim, você deve ser extremamente organizado e responsável, pois as pesquisas podem se estender por vários meses onde você deve visitar o hospital um monte de vezes. Como mencionado acima, ou você participa de todo o processo, ou nada de dinheiro!
- Você terá que controlar a sua dieta e exercícios antes, durante e depois dos testes. Como as pesquisas envolvem a observação da reação do seu corpo a determinadas drogas, a ingestão de determinadas comidas, uso de determinados suplementos (como vitaminas), outros medicamentos e até exercícios, podem afetar esse processo. Então, você deve estar disposto a mudar seus hábitos para se adaptar aos testes. Como gosto de fazer esportes, isso era uma das partes que mais me afetava.
- Você ficará “preso” em um centro de pesquisas por, possivelmente, um longo tempo. Isso obviamente vai depender do específico processo de testes do remédios que você vai participar. Em alguns casos você só precisa dormir uma noite no hospital (ou nem isso), outros, várias noites. O tempo máximo que eu passei em um hospital fazendo testes foram 8 dias e noites diretos (inclusive durante o meu aniversário). Nada muito fácil para quem gosta de liberdade e da própria cama….
- Se acostumar com agulhas, intravenosas, injeções e até coisas piores. Como o objetivo dos testes é analisar a reação do seu corpo aos novos medicamentos, uma boa quantidade de sangue terá que ser retirada para tal. Eles podem fazer isso via uma pequena agulha, ou se tirarem sangue constantemente, você terá que andar com uma intravenosa (uma espécie de agulha de plástico que fica introduzida no seu braço) por quase todo o tempo que você estiver no hospital. Em um dos exames que eu fiz, eu fiquei com um tubo introduzido na minha garganta até o meu estômago por 8 dias direto. Nada agradável. Mas vai de você se aceita ser voluntário para um teste assim ou não.
- Efeitos colaterais. Pessoalmente, durante todos os testes que eu fiz, eu nunca vi ninguém sofrendo de efeitos colaterais que fossem preocupantes. Foi tudo tranquilo e ninguém reclamou de nada. Mas, obviamente, já aconteceu. Infelizmente eu não consegui achar qual é o percentual das pessoas que se voluntariam para testar remédios que têm algum tipo de efeito colateral indesejado.
É seguro ser cobaia testando remédios em pesquisas clínicas?
Essa é uma pergunta difícil de responder com certitude, seja do lado positivo ou negativo. Isso porque depende muito das credenciais do laboratório que está fazendo o estudo, qual é a droga (remédio) que está sendo testada e qual é a fase de testes. Obviamente, se você está testando um remédio nas fases 2, 3, ou 4, quer dizer que outras pessoas já o testaram. E se eles continuaram os exames com esses mesmos remédios, significa que os efeitos colaterais não foram tão ruins assim.
Pessoalmente, eu ficaria um pouco ressabiado se um remédio que eu fosse testar realmente NUNCA tivesse sido testando antes em ninguém e eu fizesse parte da “primeira leva.” Das 3 vezes que testei remédio, algum outro grupo já os tinha experimentado, mesmo que tivesse sido uma semana antes (mas ainda era fase 1).
Tudo isso porque alguns tratamentos em estudo podem ter efeitos colaterais desagradáveis ou mesmo graves. Muitas vezes estes são temporários e terminam quando o tratamento é interrompido. Outros, entretanto, podem ser permanentes. Alguns efeitos secundários aparecem durante o tratamento, e outros podem não aparecer até depois do estudo ter terminado.
Os riscos também dependem da saúde das pessoas que participam no estudo. Todos os riscos conhecidos devem ser totalmente explicados pelos pesquisadores antes do início dos testes. Se novas informações de risco estiverem disponíveis durante o experimento, os participantes devem ser informados.
Como um exemplo positivo de testar remédios, nós podemos citar o diretor Americano de filmes Robert Rodriguez que dirigiu os filmes “Sin City” (A Cidade do Pecado) e “From Dusk Till Dawn” (Um Drink no Inferno). No início de sua carreira ele testou remédios para poder juntar dinheiro e poder financiar seus primeiros filmes….e obviamente, acabou dando tudo certo.
Por outro lado, é famosa a história de 6 jovens saudáveis Britânicos que em 2006 testaram um remédio e sofreram sérias reações adversas. Nelas, suas cabeças incharam e eles ficaram conhecidos como “homens elefantes”.
Ou seja, de tempos em tempos acontece problemas em pesquisas médicas grave o bastante para vivar notícia de jornal. Mas pesquisando, você vai ver que isso não é tão comum.
No entanto, se o pior acontecer, a empresa de pesquisa normalmente é responsável por cobrir todos os custos médicos futuros que você precisar relacionados àquele estudo.
Quanto dinheiro posso fazer trabalhando de cobaia testando remédios?
Isso depende do tipo de estudo. Alguns estudos pagam centenas ou até mesmo milhares de dólares para os participantes.
Mas não se esqueça que você poderá ter que fazer várias visitas semanais, um monte de exames de sangue, tomar medicamentos e lidar com os possíveis efeitos colaterais. Alguns destes estudos podem durar meses ou até anos.
E tenha cuidado, quanto mais dinheiro te oferecerem, mais perigoso o estudo pode ser (ou mais complicado e longo são os testes). Mas se você tem alguma enfermidade, isso pode ser uma grande oportunidade para você ganhar dinheiro, ajudar os outros e ajudar a si mesmo.
Existem centenas de testes para quase todas as doenças ou distúrbios que você possa imaginar. Existem ensaios clínicos para que as pessoas deixem de fumar ou usarem drogas ilegais. Existem também ensaios clínicos para pessoas com alergias, transtornos mentais ou apenas para pessoas que tentam perder peso. Se você estiver interessado em participar de um ensaio clínico, faça uma pesquisa adequada primeiro antes de começar a se inscrever para qualquer estudo.
Onde e como posso trabalhar de cobaia testando remédios?
No Brasil
Não importa onde você vai fazer os ensaios clínicos, o primeiro passo é se cadastrar em um banco de dados da empresa farmacêutica, centro de pesquisa, ou universidade. Verificar em painéis de informação em faculdades também é uma opção.
No Brasil, a Fiocruz é um dos principais laboratórios onde há testes de medicamentos em pesquisas clínicas. Há também diversos laboratórios particulares onde se realizam pesquisas.
Uma outra opção para participar de testes de remédios, é através das inúmeras universidades no Brasil. Uma das principais do país é a do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), ligado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Abaixo vamos colocar alguns links onde pode se encontrar mais informações sobre testes de remédios no Brasil.
- Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz)
https://portal.fiocruz.br/pt-br/content/rede-fiocruz-de-pesquisa-cl%C3%ADnica
- Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos
https://www.ensaiosclinicos.gov.br
- Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC)
https://rute.rnp.br/web/sig-rede-nacional-de-pesquisa-clinica-rnpc
- O SISNEP – Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos
https://www.gov.br/saude/pt-br
- HCPA – Centro de Pesquisa Clínica – Hospital de Clínicas de Porto Alegre
https://www.hcpa.edu.br/pesquisa/grupos-de-pesquisa/centro-de-pesquisa-experimental-cpe
- INI – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas
https://www.ini.fiocruz.br/pt-br/cadastro-de-novos-projetos-de-pesquisa
- Cadastro Nacional de Voluntários em Estudos de Bioequivalência
https://www.gov.br/anvisa/pt-br
- ISPEM – Instituto São José dos Campos
- Outros links relevantes para mais informações sobre ensaios clínicos:
https://super.abril.com.br/ciencia/cobaias-humanas/
https://www.brasil.gov.br/saude/2016/07/anvisa-analisa-1-8-mil-amostras-de-remedios-em-18-meses
https://portal.fiocruz.br/pt-br/content/fiocruz-acelera-registro-de-estudos-clinicos-sobre-zika
No Exterior
No exterior o processo é exatamente o mesmo que no Brasil – o primeiro passo é se cadastrar em um banco de dados da empresa farmacêutica, centro de pesquisa, universidade ou verificar em painéis de informação.
Como eu já disse antes, eu fui voluntário para testar remédios na Austrália, e não no Brasil. Por isso vou começar por esse país. Isso é uma boa, pois muitos Brasileiros vivem por lá e poderiam fazer o mesmo.
E isso vale para todos os outros países que vou mencionar abaixo. Se você pode trabalhar legalmente em um desses países, provavelmente vai poder se voluntariar como cobaia para testar remédios em ensaios clínicos e ganhar dinheiro legalmente com isso.
Austrália
- GSK – GlaxoSmithKline (a empresa com a qual participei dos ensaio clínicos)
https://www.gsk-clinicalstudyregister.com
Alemanha
https://www.parexel.com/participate/healthy-volunteers
África do Sul
https://parexel.com/trials/locations/bloemfontein/en
Estados Unidos/Canada
https://www.parexel.com/participate/healthy-volunteers
https://www.covanceclinicaltrials.com/en-us/
- National Institute on Drug Abuse
https://www.drugabuse.gov/clinical-trial/search
- National Cancer Institute
https://www.cancer.gov/about-cancer/treatment/clinical-trials
- National Institute of Mental Health
https://www.nimh.nih.gov/health/trials/index.shtml
Doar Plasma
Ser pago para doar plasma nos Estados Unidos é na verdade algo muito comum. Conheci algumas pessoas que o faziam e falavam que era tranquilo.
Basicamente é como doar sangue. Ele sai do seu corpo, passa por uma máquina que retira o plasma e te “devolve” o resto do sangue de volta para o seu corpo.
A seção dura uns 90 minutos e você pode doar até 2 vezes por semana. O valor pela doação depende do lugar, mas já vi pagamentos de 50 dólares por doação.
Tem um monte de lugares espalhados pelos EUA para doar plasma. Mas o site abaixo te ajuda a encontrar um perto de você.
Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales, e Irlanda do Norte)
- GSK – GlaxoSmithKline
https://volunteers.gsk.co.uk/
- Outros no Reino Unido
https://www.drugtrial.co.uk/en/volunteer-info/
https://www.nhs.uk/Conditions/Psoriasis/Pages/clinical-trial.aspx
Ao redor do mundo!
Acho que esses dois sites abaixo são os melhores para achar ensaios clínicos em qualquer lugar que você esteja do mundo:
- CenterWatch.com
https://www.centerwatch.com/clinical-trials/listings/locations.aspx
Esse é um site que eu recomendo. Ele tem uma das maiores e mais abrangentes base de dados da internet com listagens globais de estudos clínicos patrocinados pela indústria e pelo governo. Eles também têm um blog e uma seção inteira no site que lista tudo o que você precisa saber sobre voluntariado para ensaios clínicos.
- ClinicalTrials.gov
Outro banco de dados muito bom sobre ensaios clínicos pelo mundo.
- CISCRP – The Center for Information and Study on Clinical Research Participation
https://www.centerwatch.com/directories/1068-useful-resources/listing/2826-clinical-research-community-by-ciscrp
Mais um banco de dados gigantesco para voluntários de teste de remédios
- National Institute of Health
https://www.nih.gov/health-information/nih-clinical-research-trials-you/finding-clinical-trial
E essa abaixo é uma página de pesquisa muito simples, onde você é capaz de digitar um diagnóstico, sintoma ou qualquer outra palavra-chave para pesquisar todos os testes clínicos a serem realizados pelo Centro Clínico do NIH.
https://clinicalstudies.info.nih.gov
Quadro de avisos de universidades pelo mundo
Isso vale para quase todo lugar do mundo. Já visitei um monte de faculdades ao redor do mundo onde no quadro de avisos havia panfletos perguntando por voluntários para participar de testes de remédios ou outras experiências médicas menos invasivas.
Em Harvard (não, eu não era estudante, só estava visitando J ) eu vi um monte desses avisos que buscavam pessoas para passarem vários dias dormindo em quartos especiais para avaliar algo relacionado à exposição a uma certa quantidade de luz.
Pessoalmente, eu participei de dois testes que encontrei em quadro de avisos de universidades. Na Universidade de Minnesota eu passei algumas horas dentro de um aparelho de ressonância magnética tomando pequenos choques no dedão do pé ao mesmo tempo em que via figuras em uma tela. Nada de mais para mim e ganhei uns 50 dólares por isso.
Na James Madison University, eu tive que usar um relógio especial para avaliar o meu sono durante uma semana. Também super tranquilo.
Então seja onde você estiver pelo mundo, não deixe de dar uma visitada em algumas das grandes universidades próximas à você para ver se não há alguma oportunidade de ganhar uma graninha extra.
Pronto para se voluntariar para participar de ensaios clínicos?
Realmente testar remédios não é para qualquer um. Tanto em termos de saúde quanto em termos psicológicos. Também é difícil lidar com o julgamento dos outros, pois haverá críticas caso você seja saudável e esteja testando remédios. Nem tanto caso você tenha alguma doença e só esteja querendo achar uma cura.
No primeiro caso, a hipocrisia é obvia, pois como já dito antes, se não fosse por voluntários se disponibilizando para testar remédios, a pesquisa por novas drogas pararia. E assim, não haveria mais novos remédios para tentar melhorar a saúde geral da população e aprimorar a qualidade de vida dos seres humanos.
Porém, caso você já tenha decidido que quer testar remédios, aqui vão algumas dicas finais:
- Conheça e compreenda os diferentes tipos de pesquisas e estudos
- Saiba quais perguntas fazer e seus direitos como um participante do exame
- Descubra quais os riscos que podem existir e determine qual o nível de risco que você está disposto a aceitar antes de concordar em se inscrever em um exame clínico para pesquisa médica.
Bom, foi um artigo longo mas espero que tenha tocada em todos os pontos importantes. Mas caso você ainda tenha alguma dúvida que eu possa responder, é só usar a área de comentários logo abaixo.
Sou jovem e saudável,e preciso muito de dinheiro.
Então você se encaixa no perfil. Eu escreverei em breve sobre esse assunto. Por favor, fique no aguardo. Grande abraço!
cara sou jovem tenho 25 anos sou saudável, praticamente não tenho alergia a nada
resistência tanto fisica quanto mental otinas.
a resistem cia imunológica também alta aonde ja fui picado no rosto po um escorpiao e o proprio organismo conseguiu combater a neuro toxina
Oi Pietro, tranquilo?
Então, acho que mais umas 2 semanas eu vou colocar esse artigo online. Então fica de olho! Você seria um bom candidato, com certeza.
Abraços
Eu me chamo wagner e gostaria de ser uma cobaia. De qualquer experimento se eu tiver um ganho em dinheiro
Oi Wagner, tudo bem? Obrigado pelo comentário!
Dá uma olhada lá nos links que eu coloquei no artigo. Nesses links é que você vai encontrar oportunidades para testar remédios.
Boa sorte!
olá meu nome é Rafael tudo bom eu gostaria que você mim tirasse algumas duvidas em relação se tem uma possibilidade de eu ser cobaia no EUA ou em outro país uma pergunta é importante falar o inglês pelo menos o básico ou não? Quais são os requisitos
Oi Rafael, tudo bem? Obrigado pela pergunta.
Olha, você precisa ter um mínimo de conhecimento da língua local pois você terá que ler e aceitar os termos do teste clínico. Se você não puder entender os termos e os riscos, eles não te deixaram participar do exame.
E você também precisa ter um permissão para trabalhar no país onde for fazer o teste uma vez que você vai ser pago e eles precisam declarar para o governo que te pagaram essa certa quantia. Em geral, qualquer visto que te permita trabalhar já basta. Na Austrália, eu tinha um visto de estudante e podia trabalhar e participar dos exames clínicos com ele.
É isso. Qualquer outra dúvida, é só falar!
É interessante o assunto desde que isso traga benefícios para o voluntário, algo que valeria à pena !!
Oi Daniel. Obrigado pelo comentário. Bom, o benefício é em termos financeiros. A indústria farmacêutica paga um boa grana aos voluntários. Fora que antes do testes você fará uma bateria de exames para saber se está saldável. E exames como esses podem custar caro. Quando eu escrever sobre esse assunto eu darei todas as informações. Abraços!
Boa tarde gostaria de saber se eu posso fazer de cobaia e onde me devo dirigir? Não sei se fazem isso cá em Portugal…
Oi Patrocinia, tudo bem? Obrigado pela pergunta.
Eu andei dando uma olhada e achei alguns sites procurando voluntários para participar de testes (ensaios) clínicos em Portugal. Acho que é só ir nesses sites, colocar os seus dados e ver se te chamam. Vou colocá-los mais abaixo.
https://www.amgen.pt/science/clinical_trials.html
https://web.archive.org/web/20170815142817/http://blueclinical.com:80/phaseI/volunteer/?lang=pt
https://www.novartis.pt/o-nosso-trabalho/ensaios-clinicos
https://www.tvi24.iol.pt/sociedade/infarmed/ha-mais-de-380-ensaios-clinicos-a-decorrer-em-portugal
Abraços e boa sorte!!
Eu quero uma cobaia
Oi Washington, é só seguir os sites que eu coloquei no artigo e ver quais são as oportunidades.
Boa sorte!
Meu nome é Eliane, gostaria de saber como faco para descobrir se em Goiás tem.
Oi Eliane, tudo bem? Use a área de contato dos sites que eu mencionei no artigo e pergunte a eles se há alguma oportunidade em Goiás. Como fica próximo a Brasília, é capaz de ter. Mas eu mesmo não saberia. Só os sites que postei que oferecem ensaios clínicos teriam essas informação.
Boa sorte e tudo de bom!
Gostaria de ser cobaia na Grécia alguém tem algum link
Sim
Eu estou no celular entao nao sei como me inscrever, mas vc poderia por favor me avisar quando escrever a materia, meu email/ [email protected] muito obrigada
Como mencionei acima, te mando quando estiver pronto. Tudo de bom…
Quero ser cobaia para estudos científicos de plasma prp na Grécia fizeram os primeiros estudos eu quero fazer porque a mulher volta a ovular e ter filhos a maior recompensa seria eu participar e ao mesmo tempo ser beneficiada com a pesquisa ajudando a mim e outras mulheres que estão passando pela mesma situação que eu
Oi Rose, tudo bem? Obrigado pela pergunta e testemunho. Infelizmente eu não tenho contatos para estudos científicos na Grécia. Mas se você fala e escreve em Grego, não deve ser difícil de pesquisar sobre isso online.
Qualquer outra pergunta, é só falar!
Vc pode mandar para o meu email qnd escrever pfv [email protected] obrigada
Oi Ranna. Pode ficar tranquila que eu vou te mandar o link via email quando o artigo estiver terminado. Abs..
Poderia me mandar o link do artigo pronto agradeço [email protected]
Oi Victor, tudo tranquilo? Pode deixar que com certeza eu vou te mandar o artigo quando ele estiver pronto. Grande abraço!
quero saber como faço pra ser cobaia para testes de remedios ou outras coisas sou saudavel sem problemas de saude
Oi Vanessa, tudo bem? Então, eu tenho o seu email agora e quando eu escrever esse artigo eu te mando um email dizendo que ele está pronto. O seu perfil é o ideal para isso mesmo. Tudo de bom…
Oi boa tarde gostaria de ser cobaia como faço para ser sou saudável tenho 32 anos
Oi Cíntia, tudo bem? Olha, dá uma olhada nos sites que eu menciono no artigo. É lá nessas clínicas que você vai conseguir informação sobre ensaios clínicos disponíveis e que estejam procurando pacientes.
Boa sorte!
Tenho interesse em ser cobaia
Oi Alexandre, tudo bem? Como comentei, em breve vou escrever sobre esse assunto pois estou na correria neste momento. Grande abraço!
Gostaria de saber como funciona, por favor envie mais informações
Oi Jacqueline, tudo bem? Em breve vou escrever esse artigo. É que no momento estou de mudança para Coréia, então estou na correria. Tudo de bom!!
Não estou conseguindo me cadastrar…
Oi Veridiana, tudo bem? Na verdade você se cadastrou. É que o site está com um problema onde não confirma o seu cadastro. Mas eu olhei no banco de dados e você está lá. Em breve receberá o nosso informativo com novos artigos. Obrigado pelo interesse e tudo de bom!
Boa noite, estou interessado em ser cobaia, tenho 18 anos, 100% saudável, gostaria que me avisa-se quando estiver pronto.
E-mail: [email protected]
(Não estou conseguindo me cadastrar no site)
Obrigado, estou no aguardo.
Oi Juan, tudo bom? Parece que o cadastro do blog está com um problema e eu vou tentar resolver. Mas eu já te adicionei manualmente e quando eu escrever esse artigo você receberá um email com o anúncio. Grande abraço!!
pode me mandar o link também? obrigada
ola! pode me mandar o link também? [email protected]
Oi Marcia. Mando sim. Seu email já está cadastrado. Obrigado pelo interesse.
Sou 100% saudável, tenterho 19 anos é me interessei pela matéria, gostaria de saber como faço para me tornar cobaia, email: [email protected]
Desde já agradeço pela sua atençã, Boa noite.
Olá Cindy, tudo bem? Obrigado pelo interesse. O seu email já está cadastrado e você receberá um informativo quando esse artigo for publicado. Obrigado uma vez mais e boa noite.
Quero vira um cobaia humana,presizo muito de dinheiro como fazo pra mim cadastra
Oi Diogo. Já te cadastrei no Blog e você receberá um email te avisando quando eu escrever esse artigo. Abs…
Eu quero ser cobaia humana
Oi Marta, tudo bem? Eu já te adicionei no cadastro do informativo e quando eu escrever sobre esse artigo você receberá um email. Obrigado pelo interesse.
Grande abraço!
Rodrigo de Souza! Como faço o meu cadastro pra ser cobaia? Estou tentando dês de ontem, mais não consigo. Obrigado.
Olá, tudo bem? É só cadastrar o seu email para receber o nosso informativo, e assim que o artigo estiver pronto, você será avisado.
Abraços…
Ola meu nome e tales e gostaria de ser cobaia, sou saudavel e sem vicios, obrigado
Oi Tales, tudo bem? Obrigado pelo interesse. Eu já te cadastrei no informativo e assim que eu colocar esse artigo no ar você será avisado. Grande abraço!
Gostaria muito de servir, como cobaia, Sou jovem, 21 anos, e saudável
Oi Albert, tudo bem?
Já te cadastrei no nosso informativo, e assim que esse artigo for escrito nós te avisamos. Obrigado pelo interesse e grande abraço!
Eu quero.
35 anos
[email protected]
Seu email já está cadastrado Grazieli. Assim que o artigo estiver pronto você receberá um email avisando.
Tudo de bom!
Gostaria de me cadastrar como cobaia humana,motivo,grana! Saudavel,não bebo e nem fumo!
Show Rodrigo, já cadastrei o seu email e quando o artigo estiver pronto você receberá um informativo te avisando.
Abraços!
Eu tambem quero ser uma cobaia!!
Legal, é só se cadastrar no nosso informativo que você receberá um email quando esse artigo estiver pronto.
Grande abraço!
Ola tenho interesse e sou saudavel.
Meu email [email protected]
Quero muito ser cobaia. Mas como fazer para se inscrever por favor me mande o link. Preciso de mais de grana.
Oi Sidinei, tudo bem? Os links estão no próprio artigo. É só ver acima. Abraços!
Ola sou saudavel e tenhointeresse
Tenho interesse
Oi Vanussa, obrigado pelo interesse. Já cadastrei o seu email e você receberá o informativo quando esse artigo estiver online.
Abraço!
oi, sou o castro, gostaria de ser cobaia humana
Oi Castro. Seu email já foi cadastrado e estará recendo um informativo quando esse artigo estiver pronto.
Abraços!
Olá, meu nome é Eduardo, tenho 32 anos e sou saudável. Quero saber mais sobre ser cobaia! Meu e-mail é [email protected]
Oi Eduardo. Obrigado pelo interesse. Já cadastrei o seu email e assim que o artigo sair, você será avisado.
Abs..
Olá também me interesso [email protected]
Oi Eduardo, já te castrei e você será avisado assim que o artigo estiver pronto.
Grande abraço!
eu tambem quero, o nome da clinica e endereco me ligue 85164722 wayne
Oi Gustavu. Seu email já foi cadastrado e estará recendo um informativo quando esse artigo estiver pronto.
Abraços!
quero ser cobaia, não fumo, não bebo!
Oi Tatiane. Obrigado pelo interesse. Seu email já foi cadastrado e estará recendo um informativo quando esse artigo estiver pronto. Abraços!
Quero ser cobaia, o que devo fazer?
Oi Elisa, obrigado pelo interesse. Estou trabalhando nesse artigo no momento e devo termina-lo em uns 10 dias. Aí te mando um email com a notícia.
velho, todo cara que faz blog de viagem costuma ser simpático e atencioso, mas vc se supera! hahah, belo trabalho! virei seu fã! li o blog inteiro, top de linha.
continue o otimo “trabalho”!
Oi Jackson,
Imagina. Você que foi muito bacana em usar parte do seu tempo para comentar no aqui no Blog. Fico muito satisfeito de saber que você vai acompanhar o Blog.
Qualquer dúvida ou críticas para melhorar, é só falar.
Esse artigo sobre a cobaia deve sair daqui uns 10 dias. É que no momento estou viajando na correria..
Valeu e grande abraço!
Rodrigo
Fala xará, sabe algum lugar de NY (ou qualquer lugar dos USA, mas preferencialmente lá) onde um turista maior de idade e saudável possa vender esperma? Existem bancos para pessoas com alto QI?
Aê xará, tranquilo??
Então, fazendo uma pesquisa rápida, eu achei esse site, https://www.spermbank.com/locations/new-york, onde há um banco de doações em Nova York. Mas para dizer a verdade, acho que na maioria das cidades e Estados dos EUA há um lugar para doar esperma. É muito comum por lá.
Eu só prestaria atenção a duas coisas: se você precisa ser legalmente residente nos EUA para poder doar, uma vez que eles vão te pagar e talvez você precise de um número de seguro social (tipo CPF deles). A outra coisa, é levar documentação para provar que você tenha um alto QI ou os diplomas estudantis (tipo universitário) que você tenha. Assim eles podem até te pagar mais a você.
Qualquer outra dúvida, é só falar.
Valeu pela pergunta e boa sorte “no processo”. 🙂
Abraços!
tenho psoriase e diabetes posso ser cobaia???
Oi Wellensom, acho que você seria adequado caso eles estivessem procurando voluntários para tratamento específico das enfermidades que você tenha. De qualquer forma, eu estou fazendo essa pesquisa e em breve eu vou colocar o artigo completo aqui com a informação.
Abraços
Bom dia meu nome e Marcelo gostaria de saber se aqui no Rio de Janeiro aonde eu encontro os tais centro de pesquisas que recrutam cobaias para pesquisas?
Oi Marcelo, estou fazendo essa pesquisa e em breve eu vou colocar o artigo completo aqui com a informação.
Abraços
Como faço para me cadastrar?
Oi Edilene, tudo bem?
Eu estou viajando no momento, mas em breve termino o artigo com as informações.
Abs
Ola sou Rafael estou muito interessado estou precisando de dinheiro, me passa o endereço ou telefone
Oi Rafael, estou fazendo essa pesquisa e em breve eu vou colocar o artigo completo aqui com a informação.
Abraços
gostaria de receber mais informações sobre como se tornar uma cobaia Humana.
Oi Dionísia, em breve vou colocar esse artigo online…
Abraços
Oi tenho 41 anos gostaria de participar dos teste de medicamento para depressão e extres, pois pra te falar a verdade já tomei tantos e não tive solução, então tenho esperança de encontrar um medicamento novo e que possa me ajudar e ajudar pessoas como eu. obrigado
Tudo bem Magna? Já te cadastrei e em breve mando o artigo. Fique de olho!
Abraços
Já me escrevi…. Agora so aguardar?
Oi Fabrizzia. Sim, só aguardar que em breve o artigo estará online.
Abraços
GOSTARIA D SER COBAIA HUMANA E RECEBER DINHEIRO COM ISSO,….
Já está cadastrado Elias. Em breve coloco o artigo no site.
Abraços
oi meu nome é Danilo gostaria de fazer parte desse grupo tenho 28 anos soou saldavel pratico exercicios aguardo uma resposta
Oi Danilo, tudo bem?
Já cadastrei o seu nome e te avisarei quando o artigo estiver pronto.
Abraços
ola eu sou de salvador sou saudavel gueria ser cobaia por dinheiro vc sabe alguma clinica gue faz isso agui
Oi Carlos Eduardo, tudo tranquilo?
Eu ainda estou pesquisando e quando o artigo estiver pronto, eu vou colocar toda a informação que tenho. É só ficar de olho.
Abraços
Ola, tenho interesse em participar de programas de cobaias humanas
Oi Rosangela. O seu email já está cadastrado e você será avisada quando o artigo estiver pronto.
Abraços..
Olá, também tenho interesse em participar do programa de cobaias humanas.
Oi Juliana, acabei de cadastrar o seu email e você receberá a informação quando o artigo estiver online.
Boa tarde. Gostaria de participar como faço?? Meu e-mail: [email protected]
Sou jovem saudável e preciso de grana rsrs
Oba Gilberto! Já cadastrei o seu nome e você será informado quando o artigo estiver pronto.
Abs..
ADOREI A IDEIA DE SER ÚTIL E AINDA PODER SER TRATADO UMA VEZ QUE TENHO PROBLEMA DE SAÚDE . KKKKK
Também acho Margarete. Eu já incluí o seu email e você será avisada quando o artigo estiver online.
quero cer cobaia sou saudavel que ganha dieiro 88988040702 e 88998486065
boa noite gostaria de cer cobaia como fasso para mim cadastra sou saudavel e quero ganha dieiro 88988040702 e 88998486065 [email protected]
Beleza, já está cadastrado. É só aguardar…abs
Olá, já tem 1 ano que a primeira pessoa escreveu um comentário aqui. O artigo vai sair ainda? Abraços.
Olá Vitória, tudo bem?
É verdade, realmente faz algum tempo que estou trabalhando nesse artigo. Porém, como o principal foco do Blog são viagens, eu dou prioridade aos artigos sobre viagens. E com trabalho e estudos, fica difícil achar tempo para terminar o artigo sobre cobaia que já está uns 70% completado. Espero que até final de Novembro eu termine o resto. Um dia sai… 🙂
Abraços
ola, tenho 28 anos e adoraria poder participar do projeto de ser cobaia. meu e-mail é [email protected] quando tiver maiores informações me avisa por favor.
Oi Cibele. Já te incluí no cadastro e quando o artigo sair, você receberá um email.
Tudo de bom!
Oi tudo bem? Também tenho muito interesse em ser cobaia…
Oi Victor, já cadastrei o seu email e você será avisado quando o artigo estiver pronto.
Abraços..
sou saudável. nunca tive problemas de saúde.. e preciso ganhar um dinheiro.. me avisem por favor…
Oi Vagner, já te cadastrei e você receberá o um email assim que o artigo estiver pronto. Abraços…
bom eu gostaria de saber se esse experimento é só para pessoas saudáveis,eu não tenho nenhuma doença mais não sou gorda e queria muito saber se existe algum experimento para pessoas do meu porte,caso vc tenha algum outro site e queira me falar agradeceria pois combato com isso a muito tempo e queria ver se em algum experimento me ajudaria a emagrecer.
Oi Janaina, tudo bem? Então, existem experimentos para todos os tipos de pessoas. Eu ainda estou trabalhando no artigo, mas quando terminar, você receberá um email te avisando.
Obrigado pelo comentário.
vc podria mandar para min tanben por favor [email protected] …gosto do seu blog 🙂
Oi Magalhães. Já adicionei o seu email e você será informado quando(a) quando o artigo estiver pronto.
Abraços
Já me cadastrei, aguardo ansioso para testar! Abraço!
Beleza…abraços!
Olá me chamo Stefanny tenho 21 anos e quero muito servi de cobaia pois também preciso muito do dinheiro.
Já anotei o email. Quando o artigo estiver pronto, te avisaremos…
Abraços…
oi rodrigo
aguardo resposta,obrigado!
Beleza Adriano. Já cadastrado…
Rodrigo de souza
só jovem e com saúde pode se cadastrar
Tenho 52 anos tenho tireoide mais gostaria de ser cobaia
Oi Maria, já adicionei o seu email e você será avisada quando o artigo estiver pronto.
Sou Edilson mim acho um ótimo cobaia pós ja fui picado por cobras e sobrevivi
Nossa! Parabéns! Deve ter sangue bom! 🙂 Já te adicionei e enviarei um email quando o artigo estiver pronto.
Abs…
preciso ajudar minha familia
Oi Cristiano, já cadastrei o seu email! Obrigado pelo contato.
não sei como me cadastrar deixarei meu email:[email protected]
Sou jovem tenho 18 anos e preciso muito de dinheiro não sei como me cadastro então deixarei meu email:[email protected]
Oi Mateus, tudo bem? Parece que o seu email já foi cadastrado. Assim que o artigo estiver pronto eu te aviso.
Grande abraço!
comofaço p/me cadastrar?
Oi Ja, tudo bem? Eu ja’ te cadastrei e voce sera’ avisada assim que o artigo estiver online.
Abracos
Quero me cadastrar
Olá, meu nome é Arnaldo, tenho 57 anos sou saudável e quero saber se posso participar das pesquisas como cobaia humana. Abraço
Oi Arnaldo. Seu email já foi cadastrado e quando o artigo estiver pronto, você receberá um email.
Abraços.
Tenho 32 anos 1,80 de altura e 97kilos,não tenho alergia alguma,porém tenho hérnia de disco na coluna e vivo com lesões pelo corpo, pois sou capoeirista,vc acha que poderia me encaixar em algum tipo tratamento experimental
Oi Rodrigo, tudo tranquilo?
Em teoria sim. Não teria problema pois você é saudável em geral. Desculpa a demora em colocar o artigo online mas é que estou passando um tempo em uma região com internet ruim e “correndo” muito. Mas em breve vai e aí te aviso.
Grande abraço!
Opa!! To dentro!! rss
Oi Orlando. Beleza. Seu email já está cadastrado.
Grande abraço!
Olá! Este artigo já está pronto? Gostaria de receber, estou a disposição para fazer parte!
Oi Barbara, tudo tranquilo.
Desculpe a demorar em terminar o arquivo mas eu estou viajando por 3 meses e tive muito pouco tempo para escrever. Mas já tomei nota do seu email e te avisarei quando ele estiver pronto.
Abraços…
Gostaria muito de ser cobaia humana por dinheiro…
Oi Nilton, tudo bem? Já cadastrei o seu email para contacta-lo quando o artigo estiver pronto.
Abrs…
Muito obrigado..
Olá! Este artigo já está pronto? Gostaria de receber, estou a disposição para fazer parte!
Olá! Previsão para finalizar o artigo? Gostaria de receber, e tb estou a disposição para fazer parte!
Oi Carol, tudo tranquilo. Seu email já está registrado e te avisaremos uma vez que o artigo estiver pronto.
Tudo de bom!
Olá!Meu nome é Fernando Lopes Yoshimura, tenho 36 anos e uma ótima saúde, tenho um interesse muito grande em ser cobaia!mas não consegui me cadastrar no site!por favor me avise como consigo! F-yoshimura@hotmail
Oi Fernando, tudo bem? Obrigado pelo contato. As coisas andam meio ocupadas e ainda não tive tempo de escrever esse artigo. Mas já incluí o seu email na lista e assim que ele estiver pronto eu te mando uma mensagem. Valeu!
Quero ser cobaia! F-yoshimura@hotmail
Olá eu ainda estou aguardando mais nada ainda pode me ajudar.
Oi Nilton, desculpe, mas é que eu ando bem ocupado e está difícil de achar tempo para terminar esse artigo. Mas você já está cadastrado e assim e que estiver pronto eu te aviso.
Abraços..
Ola Rodrigo bom dia
Eu tenho disponibilidade, cadastra meu email, [email protected]
Oi Antonio, tudo tranquilo? Obrigado pelo comentário. Já coloquei o seu email no cadastro e te avisarei quando estiver pronto.
Abraços…
Quero ser cobaia a
Oi Valter, obrigado pelo interesse. Coloquei o seu email na lista e você será avisado quando o artigo estiver pronto.
Abraços…
Tenho interesse
Oi Maria, obrigado pelo comentário. Se você tem interesse, é só seguir o links que coloquei no artigo.
Tudo de bom!
Bom dia!
Tenho 28 anos e sou fisicamente saudável, gostaria de ser uma cobaia pois atualmente estou com algumas dificuldades financeiras.
Oi David, tudo bem? Já cadastrei o seu email e vou informa-lo quando o artigo estiver pronto. Desculpe a demora mas é que eu estou estudando e trabalhando ao mesmo tempo e está difícil de achar tempo para terminar esse artigo.
Grande abraço!
Oi fiquei muito interessada, sou uma pessoa saudavel tenho 39 anos e tenho disponibilidade
Oi Lucineia, tudo tranquilo? Já cadastrei o seu email. Grande abraço!
Quero ser uma cobaia humano.preso de dinheiro.
Oi Fábio, já cadastrei o seu email e te aviso quando o artigo estiver pronto.
Abraços
Gostaria de ser uma cobaia umana. Obrigada.
olá, poderia me cadastrar para ter maiores informações a respeito?
Oi Carla, tudo bem? Obrigado pelo contato. Está cadastrada e espero que até Março deste ano o artigo esteja terminado.
Tudo de bom!
Quero ser cobaia também
Oi Léia, tudo bem? Seu email já está cadastrado. Tudo de bom!
Quero ser cobaia tenho 40 anos .
Oi Antonio Henrique, tudo tranquilo. Obrigado pelo comentário. Já anotei o seu email e agora está no cadastro. Em breve te aviso.
Abraços!
como eu faço pra saber mais a respeito Rodrigo ? pode me explicar ?
Oi Roberto, tudo bem? Eu estou trabalhando em um artigo onde vai ter tudo explicado. Aí coloco aqui. Seu email já está cadastrado.
Abraços!
Quero ser cobaia tenho 26 anos saudável
Oi Danilo, tudo bem? Eu vi que o seu email já está cadastrado, então quando o artigo estiver pronto eu te aviso!
Abraços!
Oi. Vc começou em 2014 falando desse artigo…ainda não está pronto?????
Quero muito participar.
Me chamem.
Nossa, é verdade. O problema é que ele ficou longo e tive que pesquisar bastante….fora os meus compromissos de vida em geral. Mas falando sério mesmo, acho que em uma semana ele estará online. Já cadastrei o seu email e você será avisada.
Olá gostaria de participar favor verificar o mais breve possível
Oi Carlos. É só inscrever o seu email ao lado para receber o nosso informativo e você será avisado quando ele estiver pronto. 🙂
Boa noite, fico no aguardo de como funciona.
[email protected]
Oi Viviane, já cadastrei o seu email e você receberá uma notificação em breve.
Ai vc vai testar uma nova droga e ganha super poderes…..
Hahaha, infelizmente eu não ganhei nenhum. Mas como o Elon Musk já estão falando (e trabalhando) em conexão entre o cérebro e computadores em um futuro próximo, quem sabe? 😉
Olá Rodrigo me interessei pelo programa ainda mais pelos benefícios estou com problemas no e-mail c poder entrar em contato melhor.
Oi Douglas, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Então, eu não trabalho com isso. Eu só escrevi sobre isso porque tive a experiência. Mas se você estiver interessado, é melhor entrar em contato com os responsáveis via os links que eu coloquei no artigo.
Eu acabei deletando o seu telefone do comentário só para que outras pessoas não tenham acesso a ele. Para a sua proteção mesmo.
Grande abraço!
Participei a um mês atrás de uma pesquisa, fui simplesmente devido a crise financeira, e porque estou precisando muito de dinheiro… Gostaria de saber se no Brasil existe um intervalo ou regra a respeitar pra estar participando de outro estudo e pesquisa ? Relataram que o intervalo de 5/6 meses pra ser liberado a realizar outro, enfim realmente procede ? Ou se o estudo/pesquisa for relacionado a outra área e diferente, estaria apto….
Oi Vinicius, tudo bem? Obrigado pelo comentário e pergunta.
Certo. Que bom que deu tudo certo na sua primeira pesquisa.
Então, na verdade vai depender de qual estudo você participou e das regras aqui do Brasil que na verdade eu não sei. O que me lembro é que na Austrália você tinha que esperara no mínimo 2 meses depois do final do seu último ensaio clínico para começar um outro novo. Nos Estados Unidos acho que é só um mês.
Usa os links que eu coloquei no artigo para entrar em contato com os laboratórios aqui do Brasil que eles poderão te informar melhor e com mais certeza.
Boa sorte e tudo de bom Vinicius!
cara eu nao sei como cadastrar. voce pode informar? eu to na Argentina e gostaria de participar de algum ensaio clinico
Oi Erick, tudo bem? É só ir nos sites daqueles montes de links que eu coloquei no artigo, ir na área de cadastro de voluntários, preencher os seus dados e esperar ser chamado.
É tranquilo. Só ir nos sites que indiquei.
Abraços!
Boa noite. Excelente artigo! Para participar fora do Brasil eu preciso morar no país da pesquisa? Pois em um dos links (ClinicalTrials) vi uma pesquisa na China, na qual eles estão recrutando pessoas portadoras de uma doença relativamente rara e até o momento incurável (que eu sou portador). Você sabe me dizer algo sobre esses casos? Se aceitam pessoas que iriam somente em função da pesquisa, sobre os custos, etc…. Obrigado. Fernando
Oi Nando, tudo bem? Obrigado pela pergunta.
Olha, normalmente você teria que estar morando no país. Mas como eles estão buscando pessoas com essa específica doença rara, talvez se você entrar em contato com eles, o laboratório até possa te pagar para você ir até lá para fazer parte dos exames clínicos. Talvez eles não tenham conseguido candidatos suficientes e precisem de mais. Nesse caso, você seria “valioso”!
Então se eu fosse você, eu tentaria entrar em contato com eles, explicar a sua condição e ver se eles patrocinariam a sua viagem de alguma forma. Não custa nada tentar. O máximo que pode acontecer é eles dizerem não.
Espero que dê tudo certo Nando. Qualquer outra pergunta, é só falar!
Grande abraço!
Boa noite. Excelente artigo. Você sabe me dizer se é possível se candidatar para participar em outro país (mas estando no Brasil)? Vi em um dos links (Clinicaltrials) uma pesquisa na China recrutando portadores de uma doença relativamente rara (que eu sou portador), em que eles vão dividir as pessoas para tratamento medicamentoso ou cirurgia, na tentativa de identificar um tratamento que promova a cura. Você tem alguma informações sobre esses casos? Se precisa já morar no país, sobre os custos, etc…. Obrigado. Fernando
Oi Fernando. Obrigado! Que bom que você gostou. Acho que você é o mesmo que me perguntou no outro comentário. Então, a resposta já está lá. Mas se você tive alguma outra pergunta, é só mandar!
Grande abraço!
No Brasil eles também pagam?
Creio que Seria uma ótima e intrigante cobaia para novas drogas e novas dosagens.
Jovem e saudável, (exceto por dores crônicas devido lesão de coluna), meu corpo de adapta rápido ás drogas e elas perdem eficácia.
Oi Carlos, tudo bem? Olha, no Brasil eles pagam pelos seus “custos” para participar dos testes clínicos. Só que algumas vezes esse pagamento pode ser bem maior do que os seus verdadeiros custos. Ou seja, no final você sairia com um “lucro”.
Então se eu fosse você, eu pesquisaria nos links que eu coloquei quais os testes clínicos estão disponíveis, me candidataria e verificaria quais são os custos que eles cobrem. Talvez valha à pena.
E como você falou, por ser saudável, você pode participar de várias pesquisas.
Boa sorte!
Boa Noite, Rodrigo não consigo me cadastrar me ajuda por favor.
Boa noite Rose, tudo bem? Não entendi. Por que você não consegue se cadastrar? Você tentou algum dos sites de cadastro que eu coloquei no artigo? O que deu errado? Me passa mais informação que eu tento te ajudar.
Gostaria de saber quanto eles pagão em média?
Oi Karina, tudo tranquilo? Olha, infelizmente eu não tenho essa informação. Isso porque vai depender muito do tratamento a ser realizado. Então eu sugiro dar uma olhada nos links do artigo para ver se há oportunidades de testes clínicos e ver o quanto eles estão pagando.
Tudo de bom!
Arruma um comprador pra um dos meus rins!
Você tem certeza que os ensaios clínicos no Brasil são remunerados?
Oi Edvaldo, tudo bem? Obrigado pela pergunta. Na verdade, é que na maioria deles você é reembolsado pelos seus custos.
Só que esses reembolsos podem acabar valendo muito mais do que os seus custos. E aí você acabaria saindo no lucro. É assim que eles incentivam as pessoas a participarem, senão quase ninguém testaria remédios.
E a melhor forma de saber o quanto eles vão te pagar, é achar um ensaio clínico e ligar para o número de contato (ou email) para saber quais são as condições e tudo mais.
É isso. Qualquer outra dúvida, é só falar!
Olá, em uma das matérias está informando que no Brasil é proibido o pagamento. Ou seja a pessoa tem de aceitar o teste apenas por possíveis resultados. Isso procede ainda ?
Oi Silvia, acho que depende muito do lugar e do país. Mas com certeaza, no mínimo eles te darão um dinheiro para cobrir os custos da viagem e tudo mais. E em geral, esse valor que eles dão pode ser bem maior que os custos. Então o melhor é entrar em contato direto com a clínica que está fazendo os testes e ver qual o pagamento de custos que eles oferecem.
Tudo de bom!
boa noite estou em campinas tem alguem ou cite por aqui
Oi Fabio, tudo bem? Dá uma olhada naqueles sites que eu indico no artigo. Como aí tem a UNICAMP, é capaz de ter ensaios clínicos para testar remédio sim.
Boa sorte!
como consigo entra nestes paises ñ gastanto muito
Oi Andréa, tudo bem? Obrigado pela pergunta. Dá uma olhada na minha página com 10 Opções para Morar no Exterior para achar dicas de como visitar esses países.
Olá…Estive lendo sua materia sobre ser cobaia humana… Estou me interessanso pelo assunto e gostaria de saber quais as garantias que as empresas oferecem em relacão a consequencias se é que elas podem ocorrer. E quanto a valores giram e torno de quanto em Reais $ ?
Oi Mara, tudo bem? Olha, isso vai depender de cada empresa e clínica. Quando você recebe uma proposta escrita para ser voluntária a um ensaio clínico, você vai receber um monte de informações sobre os procedimentos, riscos e reparações em caso de efeitos adversos negativos. O importante é ler bem toda essa informação para estar bem a par do que você está assinando e a o que você está se submetendo. Então , basicamente, vai de caso a caso.
Para ser honesto, aqui no Brasil eu não sei de valores pois todos os ensaios clínicos dos quais participei foram na Austrália. E aí os valores são bem maiores do que aqui no Brasil. Acho que a melhor solução é achar o ensaio clínico que te interesse, entrar em contato com eles e verificar quais são os valores que os voluntários receberiam caso participassem.
É isso, qualquer outra dúvida, é só falar!
Olá Rodrigo tudo bem?
Gostaria de saber se em SP ,existe algum ligal que posso participar destes testes.
Posso boa sausa, sem problemas . Faco exames todos os anos.
E estou precisando de um retorno financeiro .
Poderia me orientar?
Agradeço desde já .
Oi Lorena, tudo bem? Obrigado pelo contato. Olha, eu coloquei todos os sites onde você deve aplicar no artigo mesmo. Então é só ir nesses sites, buscar for ensaios clínicos e ver se há algo em SP. Eu mesmo não teria essa informação.
Qualquer outra dúvida, é só falar!
Olá tenho diabetes gostaria de ser cobaia mas para tomar os remédios em meu lar
Oi Telma, tudo bem? Olha, dá uma olhada nos sites que eu menciono no artigo. É lá que você deve entrar em contato para ver se há ensaios clínicos disponíveis.
Boa sorte!
Quero ser uma cobaia humana [email protected]
Oi, está tudo explicado no artigo acima. É só ver os links. 🙂