Como Participar de um Programa de Divemaster Trainee

T2Sua paixão sempre foi mergulhar e você gostaria de torna-la sua profissão?? Saiba como ser um Divemaster Trainee.

Mergulho e viagens são coisas intimamente ligadas. A não ser que você more de frente para uma praia cercada de “points” de mergulho, você precisará viajar para ir mergulhar.

E na maioria dos grandes “points” de mergulho pelo mundo, a beleza embaixo da água se compara com a beleza fora dela também. Vide o litoral Brasileiro, Caribe, Sudeste Asiático, Grande Barreira de Corais na Austrália, Galápagos e por aí afora.

Ou seja, como a minha paixão é viajar, saber mergulhar e explorar o mundo submerso durante as minhas viagens nada mais era que um perfeito complemento. Mas era apenas um complemento. Eu ia para certo país por diversos motivos e se houvesse mergulho disponível eu acrescentava na minha lista de atividades.

Tudo mudou quando eu conheci um Dinamarquês durante meu curso de instrutor de snowboard na Nova Zelândia. Ele me contou sobre a incrível experiência que  teve participando de um Programa de Divemaster Trainee em Sipadan na Ilha de Bornéu, Malásia.

Depois de ouvir todas as estórias regadas a muitas cervejas eu decidi que eu tinha que passar por aquela experiência. Não naquele momento, onde meu foco já era passar no meu curso de instrutor de snowboard, o qual por si só foi uma das melhores e mais divertidas experiências da minha vida.

Voltando ao quesito mergulho,  vou contar primeiro como foi a minha experiência e depois te dizer como você pode fazer o mesmo.

Você precisa de tempo e dinheiro para participar de um Programa de Divemaster Trainee,  então eu tive que esperar a oportunidade certa.

Ela veio quando eu participei de um estudo para testar novos medicamentos para uma empresa farmacêutica. Calma!! Antes de achar que eu sou insano, leia a minha página sobre como se tornar uma Cobaia Humana.

Nesse período eu estava morando na Austrália e trabalhando como garçom de eventos. Ao mesmo tempo eu estava querendo fazer uma viagem para o Sudeste Asiático e adicionar o DMT (Divemaster Trainee….cansei de escrever novamente) a essa viagem seria perfeito!

Participando desse estudo eu ia ganhar dinheiro suficiente para pagar a viagem e ficar um tempo sem trabalhar. E para juntar ainda mais o útil ao agradável, durante os 8 dias que eu fiquei no hospital eu tive tempo de pesquisar,  ligar para um monte de escolas de mergulho pela Ásia e escolher a melhor opção.

A minha primeira opção era onde o meu amigo Dinamarquês tinha feito a dele, Sipadan na Ilha de Bornéu. Sipadan é conhecida como um nos melhores “points” de mergulho do mundo, inclusive limitando o número diário de mergulhadores. Portanto, é necessário fazer reservas com muita antecedência.

Mas depois de ligar para várias escolas em Sipadan , conclui que, primeiro, era muito caro fazer o DMT lá por ser um “point” super exclusivo. Depois, tirando a parte de mergulho, não havia muito o que  conhecer nas horas vagas. Um DTM dura de 5 a 6 semanas ou mais, dependendo de quantos mergulhos e cursos você tenha. Imagine passar todo esse tempo em um lugar sem uma mínima infraestrutura…não ia rolar.

De qualquer forma, recomendo a todos visitar Bornéu e mergulhar em Sipadan, um dos melhores mergulhos que já fiz na minha vida. Para saber mais sobre viagens e mergulho em Sipadan , acesse esse link: http://www.sipadan.com/ .

Continuei pesquisando e encontrei a Ilha de Koh Tao na Tailândia, a meca do mergulho no Sudeste Asiático e um dos lugares, se não O lugar mais barato do mundo para se mergulhar e fazer  esses cursos.

Rescue Diver - Curso Divemaster Trainee: Como ParticiparIsso porque Koh Tao, uma pequena ilha na costa leste Tailandesa, é totalmente voltada para o público de mergulhadores. Até há algumas atividades para se fazer na ilha, mas sem dúvida a principal atração é  mergulhar ou fazer cursos de mergulho em uma das quase 50 escolas  existentes nesse pequeno pedaço de terra. Provavelmente uma das maiores concentrações de escolas de mergulho por metro quadrado no planeta!!

E toda essa oferta de mergulhos e cursos leva à muita competição e consequentemente preços baixos.

Além dos preços baixos, o que me interessou foi o ambiente da ilha. Ao contrário de outras partes da Tailândia como Puket ou Koh Phi Phi ou Bangkok que são lotados de turistas….todo tipo de turista….Koh Tao tem um público mais descolado, voltado para o mergulho com muitos mochileiros raízes por lá ao invés de um monte de Sansonite.

Com esse tipo de pessoal presente, a noite também é uma atração à parte. Imagina esse mesmo público show fazendo festa à noite na praia…. impagável!! Até porque fazer festa lá é MUITO barato.

Se você ainda não estiver satisfeito com a festa na Ilha, pode ir para a Ilha vizinha Koh Phangan participar da famosa FULL MOON PARTY (festa da lua cheia). Já foi melhor, mas ainda vale conferir.

Voltando ao tópico do mergulho. Definido que seria Koh Tao eu busquei Koh Tao no Wikitravel.org e lá há uma lista relativamente completa das escolas de mergulho na Ilha. Eu pesquisei o site de quase todas as escolas, mandei e-mail e pessoalmente liguei para várias delas explicando quantos mergulhos eu tinha e que cursos eu tinha (eu só tinha o Open Water e por volta de 15 mergulhos).

Com base no preço, na minha conversa com eles, nas avaliações que eu encontrei na internet sobre a escola, na localização da escola na ilha, no equipamento que eles me pediam para ter e na acomodação que me ofereciam, eu acabei fechando com que escola eu faria o DMT. Uma vez que depende de cada um o que a pessoa mais valoriza em uma escola de mergulho, eu não vou sugerir nenhuma, ao invés, vou dar o link com a lista de todas as escolas de Koh Tao, http://wikitravel.org/en/Koh_Tao. Você pode fazer o mesmo para outros centros. Só ir no wikitravel.org, coloca o nome do lugar onde você está planejando fazer os cursos e ele te dará a lista de escolas de mergulho que existem por lá. 

Como eu estava viajando pelo Sudeste Asiático antes, eu acabei passando em Bornéu e prestigiei  Sipadan fazendo 3 mergulhos maravilhosos por lá. Uma vez em Koh Tao foram um pouco mais de 5 semanas de muito trabalho, muitos mergulhos, muitos treinos, muito estudo e por que não, muita festa. Fora os amigos da escola de mergulho que você faz e leva para o resto da vida. Porém pode não parecer, mas mergulhar é extremamente duro para corpo, principalmente quando você faz 2 mergulhos quase todo dia durante tanto tempo.

Snorkel Test - Curso Divemaster Trainee: Como ParticiparE obviamente não podemos esquecer o famoso Snorkel Test que todo recém-formado Divemasters deve fazer. Ele consiste basicamente em te colocarem uma máscara com snorkel e no alto do snorkel  entornarem todo tipo de mistura de bebida alcoólica que você pode imaginar. Como o seu nariz está tampado pela máscara e sua boca está no snorkel, a única forma de respirar é se você beber todo esse álcool de uma vez…e pode ser MUITO!!

No meu caso eu tentei inventar e fazer de ponta cabeça….. nem preciso dizer que foi uma ideia um tanto estúpida….e a lei da gravidade me fez rever o meu jantar um pouco mais cedo do que eu gostaria.

E para minha surpresa, depois de terminado tudo, como a minha escola estava com falta de Divemasters eles me convidaram para ficar lá trabalhando com eles e já ganhando!! Acabei ficando uma semana recebendo dinheiro pelo que antes eu pagava para fazer, mas infelizmente tive que ir embora já que tinha compromissos na Austrália.

Resumindo, incrível experiência!!!

Então, por que fazer o Programa de Divemaster Trainee??

Além de você ter uma experiência fantástica, de conhecer pessoas incríveis do mundo todo e de experimentar como é o trabalho em uma escola de mergulho, essa é a forma mais econômica de se tornar um mergulhador profissional, pois isso te propicia duas economias:

1. Ao invés de fazer separadamente todos os cursos e mergulhos necessários para se tornar um Divemaster, você paga tudo junto em um pacote saindo muito mais em conta. Imagine o quando você não pagaria para fazer separadamente o mínimo de 60 mergulhos que você precisa ter para se tornar um Divemaster, mais os seguintes cursos:

– Open Water diver;

– Advanced Open Water diver ;

Rescue Diver;

Curso de primeiros socorros que inclua massagem cardiopulmonar;

O curso de Divemaster em si.

Sairia uma fortuna fazer tudo separado!! Lembrando que você precisa ter todos os cursos acima (menos o Divemaster) para poder começar o curso de Divemaster. 

Diving Sucks - Curso Divemaster Trainee: Como Participar2. Como é benéfico para escola que você provavelmente terá que ajudar no dia a dia durante o seu curso, eles acabam descontando no preço parte do que economizam com mão de obra.

Como achar onde fazer o Programa de Divemaster Trainee?

Basicamente você escolhe que em região do mundo gostaria de fazer o curso e entra em contato com as escolas de mergulho daquele “point” para verificar quais tem o DMT disponível, perguntar sobre preços e outras informações relevantes.

Quanto custa o Programa de Divemaster Trainee?

Somente o curso de Divemaster começa com preços um pouco acima de US$ 600,00 sem nenhum equipamento mas pode chegar a mais de US$ 3.000,00!! Esse valor vai depender muito de alguns fatores:

  • Onde você vai fazer. Se for um local de mergulho premium como Ilhas Galápagos, países caros como Maldivas ou com poucas escolas, vai ficar mais oneroso. Normalmente os mais baratos para mergulhar e fazer cursos são Honduras, Tailândia, Filipinas e Indonésia, o que não significa que serão ruins ou apresentarão riscos de acidente. Isso vai depender da qualidade da escola; 
  • Acomodação. Algumas escolas até oferecem acomodação grátis com o curso. Se for pago, você pode ficar em uma cabana de praia, um albergue ou um resort  5 estrelas…tudo dependendo do seu bolso. O quanto a acomodação vai impactar no valor total vai depender de você. Para saber um pouco mais sobre acomodação durante viagens, verifique a minha página como conseguir acomodação ideal;
  • Sua experiência. Eu conheci pessoas que nunca tinham mergulhado na vida e passaram 3 meses fazendo todos os cursos de mergulhos necessários para se tornar um Divemaster. Obviamente pagaram muito mais do que alguém que já tinha uns 80 mergulhos, um monte de cursos e só precisava fazer o treino de Divemaster em si; 
  • O equipamento que você já tenha. A maioria do equipamento necessário vai ser providenciada pela escola, mas algumas pedem que você já tenha o seu computador de mergulho e sua própria faca entre outras coisas. Não se esqueça de perguntar quais equipamentos estão inclusos no preço e o que você precisa comprar. Assim como perguntar se os livros, manuais e tabelas também estão inclusos no curso ou é um valor separado; 
  • O tempo de curso. Se você quiser fazer tudo muito rápido pode custar mais, mas se você quiser passar alguns meses o valor pode abaixar no curso mas aumentar na acomodação; 
  • E obviamente, o transporte até o local. Se você mora no Brasil, mas vai voar até as Filipinas para fazer o curso, isso vai sair uma bala!! Mas se você já está ou vai viajar pela região, fazer um voo local, tomar um barco ou um busão não doerão tanto no seu bolso.

 

O que preciso ter para fazer o Programa de Divemaster Trainee?

Padi - Curso Divemaster Trainee: Como ParticiparComo eu já disse, para começar o programa todo você não precisa de muito, mas para começar a parte final que é o curso de Divemaster em si você precisará já ter no mínimo 40 mergulhos e terminar com no mínimo 60. Mais os seguintes cursos de acordo com a PADI:

– Open Water diver;

– Advanced Open Water diver;

Rescue Diver;

Curso de primeiros socorros que inclua massagem cardiopulmonar.

Os quais todos podem ser feitos durante o DMT.

Uma vez mais, converse com a escola que você escolheu para saber quais são os equipamentos que você necessita possuir para fazer o curso.

Para saber mais sobre o curso de Divemaster, verifique o site da PADI….desculpem, não achei em Português: https://www.padi.com/scuba/padi-courses/professional-courses/view-all-professional-courses/divemaster/default.aspx

 

Algumas considerações finais:

  • Contrate um bom seguro de viagens que inclua cobertura de mergulho em sua apólice. Eu explico melhor na minha página os 3 melhores e mais baratos seguros de viagem do mercado;
  • Verifique a necessidade de visto para o país e quanto tempo você pode ficar por lá. É melhor não comentar com as autoridades imigratórias que você está fazendo um curso, diga simplesmente que você vai fazer turismo e mergulhar;
  • Se você já começar a trabalhar pela escola, é bom perguntar como funciona o sistema de pagamento e a legalidade. É difícil achar lugares com visto de trabalho disponível caso você não seja cidadão daquele país. O esquema é dinheiro na mão mesmo, trabalhando no black;
  • Para saber sobre como mochilar e dicas de viagem em geral, verifique minha página A Arte de Mochilar.

Uma vez com o seu certificado de Divemaster você já é um profissional de mergulho reconhecido no mundo inteiro e pronto para trabalhar.

Espero que eu os tenha motivado a começar uma nova carreira ou um novo hobby.

Bons mergulhos!!

 

Divemaster Trainee Perguntas Frequentes Atualização

 

Olá a todos. Recebi um e-mail bacana de um leitor com algumas perguntas sobre o Programa de Divemaster Trainee. Já que eu achei que alguns de vocês poderiam ter as mesmas perguntas, decidi colocá-las aqui com as minhas respostas….então espero que isso ajude!

 

O e-mail que recebi:

Grande artigo sobre o seu programa de Divemaster. . . . Estou pensando em fazer a mesma coisa e tenho algumas perguntas, se você tem tempo. . . Só para lhe dar um pouco de informação sobre mim. . Eu tenho 28 e possuo/opero o meu próprio restaurante e bar com meus dois amigos da faculdade. Trabalhamos durante todo o verão e usamos os invernos de folga para ir viajar e se divertir. . Eu também tenho certificado de resgate e mergulho aqui no lago onde nosso bar está localizado. Eu amo mergulho e aventuras. . . . Mochilar na SEA (Sudeste Asiático) e tirar o meu certificado de Divemaster soa como um sonho se tornado realidade. . . Estou pensando em fazer isso agora em outubro/novembro . .

 

  1. Você acha que é uma boa hora?
  2. Eu gostaria de conhecer/fazer festa com outras pessoas que estejam no mesmo esquema, existem outros mergulhadores / mochileiros nos locais de mergulho / hospedagem. . .
  3. Como é um dia típico?
  4. Você mergulha 7 dias por semana?
  5. Você tem tempo para viajar?
  6. Quão difícil é o exame escrito para o Divemaster? . . .

 

Obrigado por tomar o tempo para me ajudar. Eu realmente aprecio isso. Como você sabe, eu vou estar me preparando para passar 4 – 6 semanas neste local, por isso é importante fazer o meu dever de casa haha….

 

E aqui está a minha resposta:

 

  1. Se você pudesse ir um pouco mais cedo eu acho que seria melhor, porque a temporada das monções é perto do final do ano e isso significa muita chuva, má visibilidade e poucos turistas. Eu verificaria exatamente onde e quando você está indo e tentaria descobrir quando eles esperam as chuvas de monções nessa área.
  1. COM CERTEZA!!! Muitas delas!! Metade da diversão é o mergulho e a outra metade é a festa. Você vai ter os dois em abundância. Então eu recomendo que você faça todo o processo no maior tempo possível, assim você pode reservar alguns dias de folga de mergulho para que você possa ir para balada na noite anterior sem se preocupar com o dia seguinte. Você com certeza vai se divertir!
  1. Vai para a escola de mergulho no início da manhã. Sai de barco para mergulhar (geralmente 2 mergulhos por dia), volta, ajuda a limpar tudo e depois tem aulas teóricas (esse último não são todos os dias). Em alguns dos mergulhos, você terá que fazer exercícios durante o mergulho embaixo d’agua dependendo da especialidade. O resto da tarde é geralmente livre.
  1. Porque eu estava com o tempo meio curto, eu estava mergulhando quase todos os dias. Mas é muito exigente para o corpo. Então como eu disse na resposta número 2, tente ter uns dias livres sem mergulho durante o seu programa. Fale com a escola e veja o quanto você pode estender o seu programa (fazer no período o mais longo possível) e verifique se não vai sair mais caro. Eu viajei bastante antes e depois do curso. Durante o curso eu só fui para a “Full Moon Party” por duas noites em uma ilha lá perto.
  1. Não é tão difícil assim se você der uma estudada razoável. Acho que o mais difícil são as tabelas de descompressão que você vai ter que aprender a calcular. Mas nada que um pouco de estudo não resolva. Além disso, você tem algumas provas na água que você terá que passar e isso também exigem algum treinamento. Se você está disposto a dedicar algum tempo para isso, você vai se dar bem!

 

Show de bola! Você vai se divertir muito. Como você disse, quanto mais você se preparar agora, mais fácil será durante o próprio treinamento. Além disso, parece que você já tem bastante mergulhos, e isso vai te facilitar bastante enquanto estiver lá já que você não vai precisar fazer tantos mergulhos extras.

Não se esqueça de seu seguro de viagem (que era algo que muitos dos outros mergulhadores acabavam esquecendo…..e mergulho é com certeza algo que você quer fazer estando coberto por um seguro), você pode encontrar mais informações sobre os 3 melhores e mais baratos seguros de vigam aqui: http://foradazonadeconforto.com/como-escolher-e-comprar-seguro-de-viagem/

Espero que você aproveite bastante e me avisa caso tenha alguma outra pergunta.

 

Como não mergulhar!

Este é um vídeo que filmei durante a parada de segurança no meu primeiro mergulho em Palau….e foi um show de horrores. Mergulhadores indo para cima e para baixo do nível de 5 metros / 15 pés, brincando e perdendo equipamentos. Horror!! E no meu segundo mergulho, o Divemaster não verificou o nosso oxigênio e o meu parceiro ficou sem ar. Tivemos que compartilhar o meu oxigênio durante os últimos minutos do mergulho. Super perigoso!!


E você, também está querendo se tornar um Divemaster e tem alguma questão não esclarecida no texto?? Pergunte na área de comentários e tentarei te ajudar da melhor forma possível. Se já é um adepto de mergulho e gostaria de comentar ou criticar, seja bem vindo!! Não se preocupe, você não precisa se identificar ou colocar seu email para comentar.

 

Está planejando a sua próxima viagem?

simbolo cruz vermelha Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. Nossa página com os 3 Melhores e Mais Baratos Seguros de Viagem do Mercado pode te ajudar na escolha do melhor seguro para você além de possuir cupons de desconto para as maiores seguradoras!

simbolo hotel azulJá reservou o seu hotel ou albergue? Se não, o nosso artigo com Os 6 Melhores e Mais Baratos Sites para Encontrar a Sua Acomodação de Viagem pode te ajudar nesta processo. Lá você também encontrará promoções e códigos de desconto.

simbolo avião laranjaAinda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada na nossa página com 17 Dicas de Como Economizar na Passagem Aérea onde você também encontra os 4 melhores sites para comprar seus voos

simbolo carro azulE finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então com certeza a nossa página com Os 5 Melhores e Mais Baratos Sites para Comparar e Alugar Carros Pelo Mundo vai te ajudar na escolha e a economizar.

 

Para conhecer minhas outras ferramentas e aplicativos de viagem favoritos que me permitem viajar tanto e a um custo tão baixo, dê uma olhada na minha página especial sobre “81 Ferramentas e Aplicativos de Viagem.”

Se você quiser saber mais sobre novos artigos, conferir nossas últimas fotos, e ler sobre novidades, é só nos seguir aqui…

Facebook Icon  Instagram Icon  Twitter Icon  Google Plus Icon  Youtube Icon

….e cadastre-se abaixo para receber o nosso informativo:

Related Post from this Blog

Deixe uma resposta

Real Time Web Analytics