Fora da Zona de Conforto

14 Melhores Festivais e Eventos do Mundo e Como Ir

Um dos maiores benefícios de viajar é ter contato com uma nova cultura. Não importa se você vai para muito longe ou apenas para a cidade vizinha. Há sempre muita história, novos costumes e uma gastronomia diferente para você experimentar. Agora, imagina viajar durante os maiores eventos e melhores festivais do mundo?! Oktoberfest na Alemanha, Carnaval no Brasil, Holi na Índia e muita música eletrônica na Tomorrowland da Bélgica. Já sabe qual será o seu próximo destino?

Festas típicas, músicas tradicionais, trajes especiais e uma imersão cultural incrível! Conheça agora os 14 maiores e mais populares festivais e eventos do mundo e descubra qual o melhor jeito de chegar até eles. 

Lembrando que você também pode ir a esses eventos fazendo parte de uma excursão em grupo. Assim não tem toda a dor de cabeça de planejar todo a viagem. Nesse caso, eu recomendo a Tourradar que oferece um monte de excursões de evento pelo mundo: https://www.tourradar.com/e/festival-events

 

Quais são os 14 maiores eventos e melhores festivais do mundo?

  1. Rock in Rio – Rio de Janeiro, Brasil
  2. Lollapalooza – Chicago, Estados Unidos
  3. Tomorrowland – Boom, Bélgica
  4. Coachella – Indio, Estados Unidos
  5. Fuji Rock Festival – Niigata, Japão
  6. Sziget – Budapeste, Hungria
  7. Glastonbury – Pilton, Inglaterra
  8. Oktoberfest – Munique, Alemanha
  9. Festival da Tomatina – Buñol, Espanha
  10. Longa Noite dos Museus – Berlim, Alemanha
  11. Dia dos Mortos no México
  12. Carnaval de São Paulo – São Paulo, Brasil
  13. St. Patrick’s Day – Dublin, Irlanda
  14. Mercado de Natal de Zagreb – Zagreb, Croácia

 

melhores festivais do mundo

 

   1. Rock in Rio – Rio de Janeiro, Brasil

O Rock in Rio é considerado um dos maiores festivais de música do mundo e não é à toa. A primeira edição aconteceu em 1985 e contou com grandes nomes do Rock mundial, como Queen, AC/DC e Ozzy Osbourne. No entanto, hoje não são apenas as bandas de rock que se apresentam no festival, mas também artistas de outros estilos, como Ivete Sangalo, Pink e Anitta, estrelas da edição de 2019. O evento acontece de dois em dois anos na cidade maravilhosa e dura 7 dias.
Como ir ao Rock in Rio:
É possível ir de forma independente para o Rock in Rio, no entanto, você tem que planejar tudo com bastante antecedência, principalmente se tiver a intenção de se hospedar na cidade. As acomodações tendem a lotar rápido e a ficarem mais caras nas datas próximas ao evento.

Os ônibus “Primeira Classe” são ótimas opções para o translado. O trajeto de ida e volta custa R$100 e tem pontos de saídas estratégicos espalhados por toda a cidade, como os aeroportos e estações de metrô. Há também a mesma opção para quem sai do estado de São Paulo, com paradas em Campinas, Santos e também na capital. Porém, esses ônibus também devem ser reservados antecipadamente.

Para comprar passagens de ônibus para viajar pelo Brasil em geral, eu recomendo esse artigo com os 2 melhores sites para comprar passagens de ônibus no Brasil.

 

   2. Lollapalooza – Chicago, Estados Unidos

O Lollapalooza é um festival de música alternativa que teve a sua primeira edição em 1991. Porém, foi só em 2005 que ganhou forças e só em 2010 que saiu dos Estados Unidos. Hoje conta com edições em Santiago, Buenos Aires, São Paulo, e Berlim.

O evento em Chicago acontece anualmente e a próxima edição já está marcada para o dia 30 de julho. Entre as principais atrações estão The Strokes, Ariana Grande, Twenty One Pilots, e Childish Gambino.
Como ir ao Lollapalooza:
O festival acontece no Grant Park e possui uma localização excelente, bem central e próxima de estações do metrô. Portanto, chegar até o evento é bem tranquilo. Porém, para quem busca por acomodação, assim como para ir ao Rock in Rio, é preciso planejar tudo com antecedência. No próprio site do Lolla são vendidos pacotes com ingresso + acomodação, mas esgotam rapidamente. Então, se você quer conhecer Chicago e ir ao festival, comece já o seu planejamento.

 

   3. Tomorrownland – Boom, Bélgica

Esse é um dos melhores festivais do mundo de música eletrônica. Acontece anualmente na Bélgica e também já teve sua edição no Brasil, em 2016. A edição de 2020 ainda não tem data, mas a de 2019 contou com mais de 400 mil pessoas. Aproximadamente 20 vezes mais a população local, que é de quase 20 mil habitantes.
Como ir ao Tomorrowland:
O local onde acontece o evento é chamado de Dreamville e está a pouco menos de 15 minutos a pé da estação de Boom. Mas há também ônibus gratuitos que fazem o trajeto. Além disso, são vendidos os Tomorrowland E-train tickets, um bilhete com direito a ida e volta às principais estações de trem da Bélgica. Portanto, o melhor jeito de ir a Tomorrownland é de trem.

Mas para quem preferir há também uma opção de ônibus que sai do Aeroporto de Bruxelas e te leva até o evento. No entanto, você deve reservar o seu lugar com antecedência.

 

   4. Coachella – Indio, Estados Unidos

O Coachella é outro grande festival de música e arte norte americanos e teve a sua primeira edição em 1999. As datas para a edição de 2020 são dos dias 10 a 12 e 17 a 19 de abril. Um dos shows mais marcantes do festival aconteceu em 2018 com a performance de Beyonce. Para quem quer aproveitar ainda mais do clima e a da cultura californiana esse é o evento certo!
Como ir ao Coachella:
Para ir ao Coachella não é muito difícil. Assim como nos outros festivais há ônibus que fazem alguns trajetos. Um deles é destinado para trajetos mais longos, saindo de San Francisco, San Jose e Los Angeles. Outro, pega e deixa os passageiros no aeroporto internacional de Los Angeles.

É também possível alugar um carro para ir ao festival ou então chamar um Uber.

Para economizar no aluguel de carro, eu recomendo esse artigo com os 5 melhores sites para pesquisar e alugar carros pelo mundo

 

 

   5. Fuji Rock Festival – Niigata, Japão

O Fuji Rock Festival é para quem quer ir mais longe e aproveitar as experiências culturais do continente asiático. O festival teve sua primeira edição em 1997 na base do monte Fuji e hoje é o melhor festival do Japão. Apesar do nome, hoje o Fuji Rock acontece em Niigata, na Estação de Ski de Naeba. O espaço é tão grande, que é necessário passar pela floresta para ir de um palco ao outro. A edição de 2019 já aconteceu e a de 2020 ainda não tem data confirmada.
Como ir ao Fuji Rock Festival:
Apesar da localização, não é difícil de chegar ao festival. Há ônibus que saem da estação Echigo-Yuzawa, que está a pouco mais de 1h de Tóquio. Também é possível fazer o trajeto de carro, caso esteja acompanhado de algum morador local, já que turistas brasileiros não podem dirigir no Japão. Se preferir, você também pode ir de táxi desde a estação. O trajeto fica em torno de 10.000 ienes.

 

   6. Sziget – Budapeste, Hungria

Em húngaro Sziget significa ilha e é em uma ilha onde o melhor festival do leste europeu acontece. No entanto, a localização é bem próxima do centro de Budapeste. Essa é uma opção bem bacana para quem quer explorar o leste europeu e seus festivais e eventos. O Sziget é um dos maiores da região e acontece anualmente. A edição de 2019 contou com atrações como Ed Sheeran, Foo Fighters e Florence + The Machine.
Como ir ao Sziget:
Com uma localização privilegiada é muito tranquilo ir ao festival saindo do centro de Budapeste. O trajeto pode ser feito de transporte público, pois há muitas estações ao redor e também de carro. Porém, é preciso reservar a sua vaga no estacionamento com antecedência, assim como a sua reserva nos hotéis da região, já que eles tendem a se esgotar rapidamente.

 

   7. Glastonbury – Pilton, Inglaterra

Não é à toa que o Glastonbury está na nossa lista de melhores festivais do mundo. Este é considerado por muitos o maior festival a céu-aberto! Além de muita música, há também apresentações de dança, teatro e outras artes.

A Inglaterra é muito conhecida também pelos seus inúmeros festivais de música e arte. Para quem busca viver essa experiência, recomendo visitar o país durante o verão, quando acontecem esse e outros eventos. A edição de 2020 já está marcada para os dias 24 a 28 de junho e contará com a presença de The Killers, Miley Cyrus e Bastille.
Como ir ao Glastonbury:
Desde 2017 o evento acontece em Worthy Farm. Para quem sai de Londres ou outras regiões da Inglaterra é possível fazer o trajeto de ônibus com a National Express, parceira oficial do evento. Os bilhetes já estão disponíveis para compra. É possível também chegar ao evento de trem pela estação Castle Cary de onde sai ônibus gratuitos para o festival.

 

   8. Oktoberfest – Munique, Alemanha

A Oktoberfest é um dos eventos mais populares da Europa e o maior da Alemanha. Mas apesar de muito popular, é um lugar onde você irá encontrar muito da cultura da Baviera. Trajes típicos, comidas locais e muita cerveja fabricada especialmente para o evento.

Apesar do nome o evento se inicia em setembro e vai até o primeiro domingo de outubro. Isso acontece principalmente por conta do tempo, que ainda é agradável no nono mês do ano. Para quem pretende visitar o festival em 2020, já pode começar a se planejar, pois as datas já foram divulgadas.

Você pode ler mais sobre o evento e as suas tradições no site oficial da Oktoberfest.
Como ir à Oktoberfest:
Não há segredos para chegar na Oktoberfest. O festival acontece no coração de Munique e é facilmente acessado através do transporte público. Para quem chega na cidade de trem, a estação central está a 15 minutos a pé do local. Vale ressaltar também que durante o evento, o transporte público funciona com maior frequência e com horários especiais.

 

 

   9. Festival da Tomatina – Buñol, Espanha

Um dos melhores festivais do mundo está localizado também no interior da Espanha. Apesar de ser uma tradição um pouco estranha, o evento atrai muitos turistas e moradores locais todos os anos. No Festival da Tomatina, participantes arremessam tomates uns aos outros ao toque do primeiro disparo, às 11 horas. E não precisa se preocupar, pois esses tomates são produzidos apenas para serem utilizados no evento.
Como ir ao Festival da Tomatina:
Buñol está localizada a pouco mais de 1 hora de Valência e a 3 horas e meia de Madrid. Chegar na cidade de trem é muito tranquilo e para ir até a Plaza del Pueblo, local do o evento, basta uma caminhada de 10 minutos. Caso queira se hospedar na cidade, o ideal é reservar com antecedência.

 

   10. Longa Noite dos Museus – Berlim, Alemanha

A capital da Alemanha conta com diversos eventos e festivais durante todo o ano. Porém, um dos mais legais é a Longa Noite dos Museus. Durante uma noite no ano, você tem acesso aos melhores museus da cidade com um único ingresso. O valor fica em torno dos 20 euros e dá acesso a mais de 70 museus das 18 às 2 horas da manhã.
Como ir à Longa Noite dos Museus:
Ao comprar um ingresso você recebe também um mapa com todos os museus participantes e seus endereços. Muitos estão localizados na Ilha dos Museus, na região central de Berlim. Para ajudar os turistas na locomoção o transporte público sempre funciona com maior frequência e em horários especiais.

 

   11. Dia dos Mortos – Oaxaca, México

Muitas pessoas se apaixonaram pelo filme “VIVA: A vida é uma festa”, da Pixar e que conta um pouco do que é o Dia dos Mortos no México. A verdade é que o evento é realmente algo muito tradicional em todo o país e há diversas comemorações para celebrar com a família. Na Cidade do México ocorrem diversos eventos gratuitos, como desfiles de ruas. Mas é em Oaxaca e em cidades menores do país que é possível notar as verdadeiras tradições desse dia.

Desfiles, músicos de ruas, comidas típicas e caveiras coloridas para todos os lados. Uma experiência muito diferente e que te proporciona uma outra visão desse feriado. 
Como ir ao Dia dos Mortos:
Oaxaca está a pouco mais de 6 horas da capital mexicana. No entanto, é possível fazer o trajeto também de avião. Para evitar o aumento dos preços, é ideal planejar a viagem e fazer as reservas de hospedagem e passagens com antecedência.

Para quem preferir uma experiência mais completa, há tours como o da Tourradar que podem ser muito interessantes.

 

   12. Carnaval de rua de São Paulo

Mas por que o Carnaval de São Paulo está entre os melhores festivais do mundo? Pois bem, o Brasil é muito conhecido pelo carnaval. Seja pelos desfiles do Rio ou trios elétricos de Salvador. Durante esse feriado milhares de turistas do mundo todo viajam para o país para aproveitar ao máximo essa festa.

Porém, desde 2014, o carnaval de rua de São Paulo tem ganhado cada vez mais adeptos. Só no ano passado foram mais de 500 blocos de rua e 300 trajetos diferentes! Tudo com muito glitter, fantasias inusitadas e marchinhas carnavalescas. A promessa é que em 2020 São Paulo tenha o maior carnaval do país!
Como ir ao Carnaval de rua de São Paulo:
Basta estar em São Paulo. São diversos blocos espalhados pela cidade inteira. O melhor jeito de chegar até esses blocos é de trem ou metrô, já que muitas ruas são interditadas e podem dificultar o acesso de carros e ônibus. No site do Blocos de Rua já é possível ter acesso a programação e a agenda de 2020.

 

 

   13. St. Patrick’s Day – Dublin, Irlanda

Não tinha como essa festa ficar de fora da nossa lista dos maiores eventos e melhores festivais do mundo! Dia de São Patrício ou St. Patrick’s Day, padroeiro da Irlanda, é comemorado no dia 17 de março. Nesse dia a cidade fica completamente verde e o trevo é o grande amuleto e símbolo do evento.

Para quem gosta de festa passar o dia de São Patrício em Dublin é uma ótima opção. Durante o dia acontecem desfiles e shows e durante a noite os diversos pubs da cidade estão prontos para receber os festeiros com muita bebida e promoções especiais.
Como ir ao St. Patrick’s Day:
A festa acontece em toda a cidade, mas a maior parte dos eventos se concentra na região central. É sem dúvidas uma época em que tudo fica ainda mais caro. Portanto, é fundamental planejar a sua viagem para Dublin muito antes.

 

   14. Mercado de Natal de Zagreb – Zagreb, Croácia

Quando falamos de mercados de natal o primeiro lugar que muitas pessoas pensam é Alemanha. Também França e Áustria, é verdade. Porém, o maior mercado de natal está localizado no leste europeu. Há três anos o mercado de natal de Zagreb é considerado o melhor do mundo!

Para quem busca diversão, há pistas de patinação no gelo, shows e apresentações diversas. Comidas típicas croatas também são facilmente encontradas, assim como um bom vinho quente. A maior vantagem é poder aproveitar uma festa incrível por um preço mais em conta do que se encontraria nas maiores capitais europeias.
Como ir ao Mercado de Natal de Zagreb:
Zagreb parece estar escondida no mapa europeu, mas está a pouco mais de 4 horas de Viena. Os mercados de natal estão espalhados por toda a cidade, mas o maior de todos está localizado na região central. Pela cidade é muito fácil de se locomover de transporte público e também a pé, apesar do frio intenso.  

 

 

A Forma mais fácil de participar de festivais e eventos pelo mundo

Como já mencionado no início, se você está com preguiça ou falta de tempo para planejar toda a sua viagem para ir a esses festivais, você pode ir a quase qualquer festival ou evento pelo mundo fazendo parte de uma excursão em grupo. Aí nesse caso, você não vai precisar se preocupar com transporte até o local, acomodação, ingressos e tudo mais. 

E como também já dito, a Tourradar oferece excursões de festivais completas para um monte de eventos no mundo todo. Dá uma conferida….é capaz de você encontrar eventos lá que nem conhecia!

https://www.tourradar.com/e/festival-events

 

 

Conclusão

Viajar é sempre uma experiência muito enriquecedora. Aproveitar para conhecer e vivenciar esses que são os melhores festivais do mundo torna tudo ainda mais especial. Conversar com moradores locais, experimentar comidas típicas, aprender um pouco mais sobre a cultura e os costumes é algo que não tem preço.

Conta pra mim o que você achou dessa nossa lista com os 14 melhores eventos e festivais do mundo e qual outro você incluiria na lista.

Sair da versão mobile