Atualizado em por Talita
Ter propriedades para alugar no exterior como parte de sua carteira de investimentos significa que você tem a propriedade de uma casa ou apartamento no exterior. O objetivo principal dessas propriedades pode ser que você tenha uma casa de férias quando viajar para o exterior.
Quando você não está usando essas propriedades no exterior, alugá-las pode ser uma boa maneira de gerar renda ou fluxo de caixa. Isso é o que significa ganhar uma renda passiva onde, mesmo em sua ausência física nas propriedades, você está ganhando uma renda para contribuir com seu ninho financeiro.
Por mais atraente que a oportunidade possa parecer, no entanto, também não é uma oportunidade sem desafios. A principal dificuldade reside no próprio fato de você não estar presente na mesma localização geográfica das propriedades.
Especialmente se esses forem muito longe, também não é prático fazer uma visita a essas propriedades com bastante frequência. Você pode não ser capaz de maximizar o potencial de geração de lucros quando uma grande parte dos ganhos é gasta em viagens apenas para visitar e gerenciar essas propriedades alugadas no exterior.
Portanto, para tirar o máximo proveito de quanto suas propriedades de aluguel no exterior podem ganhar, você precisa aprender a administrá-las de forma eficaz. É desafiador, mas é possível com as estratégias certas. Você veio ao lugar certo, pois este artigo serve como um guia completo no gerenciamento de suas propriedades para aluguel no exterior.
Índice desta matéria
1. Encontre uma empresa de gestão de propriedades
Para os imóveis para locação que você possui na mesma localização geográfica em que se encontra, pode não ser necessariamente necessária uma empresa de administração de imóveis. Mas é um caso diferente quando você tem propriedades no exterior.
Você precisa de um profissional confiável e de qualidade para estar ao seu lado. É aqui que entram as empresas de administração de propriedades. Na sua ausência, você paga pelos serviços deles para cuidar de sua propriedade.
Uma boa empresa de administração de propriedades deve ser capaz de lidar com sucesso com essas tarefas de gerenciamento de sua propriedade no exterior em seu nome:
- Declarações financeiras – Uma boa administradora de imóveis para locação é aquela que deve fornecer a você todos os demonstrativos financeiros pertinentes necessários mensalmente para todos os seus imóveis para locação. Essa parte é muito importante, uma vez que também é necessário para a época de declaração de impostos anual.Seu gerente de propriedade deve ser confiável o suficiente para trabalhar em suas demonstrações financeiras na sua ausência. Lembre-se de que as práticas em relação à preparação das demonstrações financeiras podem diferir de um estado ou país para outro. Portanto, ter um gerente de propriedade para ajudá-lo com isso pode lhe dar uma garantia adicional de que suas declarações são apresentadas corretamente e dentro do prazo.
- Processo de pagamento – Você deve estar na mesma página com seu gerente de aluguel de propriedade sobre como eles irão processar os pagamentos de seus inquilinos. Então, depois que esses pagamentos forem recebidos, o ônus de encaminhar esses pagamentos de seu gerente de aluguel para sua própria conta também deve ser resolvido com clareza e transparência.
- Conhecer e cumprimentar – Um bom gerente de aluguel de propriedade também deve ser aquele que cuida e lida com atender seus inquilinos pessoalmente e mostrá-los na propriedade. Se os inquilinos tiverem alguma dúvida durante a estadia, o gerente da propriedade para aluguel deve ser receptivo o suficiente a essas preocupações.
- Limpeza – Este trabalho pesado de limpeza tem que ser feito especialmente se você tiver aluguéis no exterior que são apenas para inquilinos de curto prazo e não de longo prazo. Você precisa limpar sua propriedade entre os inquilinos para garantir que ela permaneça em boa forma e em ordem, pronta para os próximos clientes.Limpeza aqui não deve se referir apenas à limpeza em si, mas também cuidar dos reparos necessários, se houver. É normal na manutenção da propriedade que as tomadas elétricas não funcionem ou que o encanamento estrague. Resolva esses problemas antes que um novo inquilino chegue, para que você não tenha reclamações e avaliações baixas provenientes de inquilinos insatisfeitos.
Há muitos benefícios que você irá desfrutar ao contratar uma empresa de administração de imóveis, e estes incluem:
- Você pode ter inquilinos de boa qualidade. Lembre-se de que a qualidade do inquilino é muito importante. Os bons não serão uma dor de cabeça para lidar com eles. Eles pagarão o aluguel em dia, e há menos probabilidade de suas propriedades serem destruídas.
- Você desfrutará de períodos mais curtos de reservas, o que significa que a rotatividade de um inquilino para o outro é rápida. Gerentes de propriedades qualificados conhecem os prós e contras de tornar suas propriedades consistentemente atraentes para os inquilinos em potencial.
- Você terá um processo de cobrança de aluguel mais eficiente, para que possa desfrutar de um fluxo de caixa consistente e confiável.
2. Encontre a propriedade certa no exterior
Uma base sólida para garantir que suas propriedades permaneçam lucrativas é encontrar a propriedade certa para começar. Como na sua área local, você com certeza encontrará uma grande variedade de oportunidades de investimento no exterior.
Porém, nem todas essas propriedades podem ser as melhores para você. É aqui que entra a necessidade de pesquisar e realmente analisar cada uma de suas opções extensivamente. Encontrar a propriedade certa no exterior não pode ser alcançada através de uma decisão tomada da noite para o dia.
Dito isso, estas são algumas das melhores dicas que você pode aplicar para encontrar o imóvel certo no exterior:
- Concentre-se em uma propriedade de cada vez. Mesmo se você quiser ter vários imóveis para alugar em um local no exterior, isso não significa que você deva investir imediatamente em tudo o que encontrar. Considere uma propriedade de cada vez. Veja quanto aquele imóvel alugado rende no exterior, e é aí que você decide se deve ou não investir em mais no mesmo local, ou experimentar outros locais.
- Sempre deixe um rastro de papel atrás de você. Deixar um rastro de papel significa que todos os seus negócios no exterior devem ser feitos por escrito. Não siga qualquer acordo oralmente. Esses acordos orais serão muito difíceis de provar em caso de qualquer disputa possível, especialmente porque você não pode estar fisicamente presente o tempo todo. Uma boa maneira de deixar um rastro de papel? Tenha todas as negociações comerciais por e-mail, para onde os documentos podem ser enviados, guardados e digitalizados. Esse tipo de prática é ainda mais importante se você estiver lidando com investimentos em países onde você está separado por uma barreira de idioma. Os mal-entendidos são mais prevalentes com as transações orais, então você deve ser capaz de evitá-los, tendo todas as suas transações por escrito.
- Sempre verifique o título da propriedade. Esta terceira e última dica pode parecer uma coisa muito óbvia a se fazer. Por ser tão básico, não é surpreendente que muitos investidores em potencial possam pular esse processo, pensando erroneamente que o proprietário no exterior tem o título da propriedade. Mesmo que você se esforce muito para comprar uma propriedade específica, se o proprietário de um imóvel não tiver o título, ele tecnicamente não poderá vender a propriedade. Um título de propriedade inexistente sempre levará a sérios problemas e dúvidas quanto à transferência de propriedade.
3. Encontre e rastreie bons inquilinos
Embora você possa ter um gerente de aluguel de propriedade para lidar com o processo físico de seleção de inquilinos, você também deve definir padrões para suas propriedades. Seu gerente de propriedade só pode fazer um bom trabalho com a sua contribuição e nível de cooperação.
Isso não significa que ter seu gerente de propriedade representando você pode deixá-lo relaxado e esperando os pagamentos entrarem. Você também deve ter o máximo de participação ativa que puder, especialmente quando se trata de triagem de inquilino.
Se você é novo em imóveis para locação no exterior e precisa de um pouco mais de esforço na seleção de propriedades boas, aqui estão alguns truques experimentados e testados que você pode aplicar:
- Desenvolva um conjunto escrito de qualificações e documente-o. Certifique-se de enviar cópias para seus gerentes de propriedade, para que eles também fiquem informados sobre quais são seus padrões. Se houver algo que o gerente da propriedade considere necessário adicionar ou revisar, isso também deve ser discutido.
- Confira seus perfis de mídia social. O perfil de mídia social de uma pessoa não dá 100% de como são suas verdadeiras vidas. Isso pelo menos lhe dará mais insights sobre a experiência do locatário em potencial. Percorrer os perfis de mídia social é uma maneira muito eficaz de restringir suas opções imediatamente. Se houver algo que sugira que você seja cético sobre um determinado inquilino, siga seus instintos. Não vale a pena arriscar com um inquilino em potencial que só grita problemas em potencial no longo prazo.
- Pré-qualifique os inquilinos por telefone. Se você também incluiu suas informações de contato pessoal no processo de inscrição. Isso pode ajudar a reduzir a carga de triagem do inquilino pela qual seu gerente de propriedade terá que passar. Essa etapa ativa na triagem de seus inquilinos garante que eles não percam seu tempo com pessoas que não levam a sério suas dúvidas ou não atendem ao seu processo de triagem de inquilinos.
- Desconfie de qualquer informação falsa nos documentos. Não acredite imediatamente com 100% de certeza em todas as informações que um locatário em potencial grava ou insere em seu aplicativo. Ainda é vantajoso fazer sua própria verificação de antecedentes de cada informação obtida. Isso pode ser feito por meio de uma etapa simples, como executar verificações de crédito e referência.
4. Divulgue suas propriedades
Como em qualquer outro negócio, o marketing é fundamental. É a única maneira de chamar a atenção para suas propriedades. O mercado imobiliário é atraente, mas isso não significa que você não terá concorrência.
Existem também muitos outros proprietários de imóveis que desejam ter os seus imóveis alugados. Seu objetivo deve ser tornar seus imóveis para locação mais convincentes e atraentes para os inquilinos em potencial do que os da concorrência.
Por exemplo, você não pode errar em usar sites de aluguel estabelecidos e aplicativos como o Airbnb, para viajantes de férias de curto prazo. Como aplicativos como esses são confiáveis, você tem certeza de que eles podem ajudar a atrair inquilinos em potencial.
Além de se inscrever para esses aplicativos, vale a pena criar um site também. Isso tornará mais fácil para você e seus gerentes de propriedade estarem na mesma página no que diz respeito às reservas feitas e pagamentos enviados.
Outras estratégias que podem ajudá-lo a anunciar suas propriedades incluem:
- Torne a comunicação o mais fácil possível;
- Tenha mais fotos de suas propriedades, então haverá menos perguntas e menos expectativas fracassadas;
- Ofereça opções seguras de pagamento de reserva, especialmente se você estiver optando por aluguéis de curto prazo;
5. Lide com reparos o mais rápido possível
Nunca deixe o seu imóvel para aluguel envelhecer. Outro dos muitos desafios que você enfrentará com propriedades para aluguel no exterior é lidar com os reparos e manutenção necessários em si. Se você está optando por longo ou curto prazo, os aluguéis são irrelevantes. Ainda é tão importante lidar com os reparos assim que surgirem problemas.
Não deixe essa tarefa apenas para o seu gerente de aluguel de propriedade. Se você tiver tempo disponível, poderá sempre manter seu próprio arquivo de contatos confiáveis de comerciantes que podem lidar com todos os reparos. Isso inclui eletricistas, carpinteiros e encanadores, entre outros.
Tudo graças à tecnologia, as barreiras de comunicação que ainda estariam presentes devido à divisão geográfica não estão mais presentes. Isso significa que agora é mais fácil para você entrar em contato com todos os comerciantes necessários quando surgirem problemas em qualquer uma de suas propriedades de aluguel no exterior.
Se você encontrou bons e confiáveis, eles ficarão com você por muito tempo. Isso pode reduzir a necessidade de procurar e contratar novos trabalhadores continuamente para cada trabalho, o que só pode ser complicado.
Conclusão
Um ninho financeiro sólido e estável é aquele que é uma mistura de diferentes tipos de investimentos. Indo ainda mais fundo, é uma vantagem adicional se seus investimentos não estiverem todos centralizados em apenas um local.
Dessa forma, se essa economia em particular cair, você terá uma economia forte com os investimentos em outras localizações geográficas como seu amortecedor.
Isso significa ter investimentos locais e offshore. Para o último, imóveis para locação no exterior são alguns dos melhores tipos de investimentos que você pode ter. Embora possa não ser uma caminhada no parque com sucesso, certamente não é impossível. Se você deseja ter propriedades para alugar no exterior, use o guia acima extensivamente.
É um bom ponto de partida para garantir que você tenha um bom histórico de como manter suas propriedades de aluguel no exterior bem administradas e lucrativas, apesar de sua ausência física.
Está planejando a sua próxima viagem?
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.
button