Atualizado em por Talita
Indo para Joanesburgo, na África do Sul… Mas se perguntando quais são as melhores viagens de um dia? Então continue lendo para descobrir todos os detalhes sobre os melhores passeios históricos, culturais e com animais de Joanesburgo!
Todo mundo ama a Cidade do Cabo. Em contrapartida, Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul e uma de suas três capitais, não ganha tanta atenção, mesmo que também tenha muito a oferecer.
Dito isto, Joanesburgo tem algumas preocupações de segurança que são significativas. Então eu irei ser honesta e admitir que você não irá curtir passar a maior parte do seu tempo em Joanesburgo em si. (Por exemplo, você provavelmente irá querer ficar totalmente fora do centro da cidade.)
Mas pelo menos, lá existem diversas viagens de um dia únicas e interessantes para te manter ocupado durante sua estadia.
Então vamos lá! Mas primeiro…
Índice desta matéria
Onde ficar em Joanesburgo
(em outras palavras, onde encontrar acomodações seguras e acessíveis na cidade)
Alguma vez na sua vida já ficou em uma mansão em formato de castelo, que originalmente pertencia a um Lorde das Drogas e chefe de uma máfia? Não?
Bom, vindo a Joanesburgo e ficando na casa de hóspedes Brown Sugar Backpackers, essa é sua chance!
Nós ficamos lá e recomendamos muito. Era seguro (fica localizado em um bairro tranquilo, fora da cidade e rodeado por um grande portão que exige um código para entrar). Os preços são razoáveis, mesmo que você escolha um quarto privado ou um dormitório. Além disso, a propriedade é charmosa e convidativa – acima de uma colina com vista para a cidade e cheio de pátios tranquilos, além de uma piscina, abundantes áreas comuns e um bar local.
Durante nossa estadia, as coisas foram bem tranquilas (nós éramos dois dos quatro convidados que estavam lá) e parecia que alguns serviços não eram mais oferecidos já que o turismo permaneceu lento desde a Covid.
Dito isto, julgando pelas fotos que nós vimos do hostel em seus dias de glória, o local tinha muito potencial e era um dos hostels mais populares em Joanesburgo. Então, espero que as coisas se recuperem!
Você pode checar os preços atuais e disponibilidade aqui ou clicando abaixo.
Como se locomover por Joanesburgo (é preciso alugar um carro em Joanesburgo?)
Nós escolhemos alugar um carro, pois acreditamos que era mais seguro do que caminhar ou esperar por transporte público. Além do mais, isso nos deu mais liberdade para irmos onde queríamos.
No entanto, você pode facilmente conseguir tours e passeios para todas as viagens diárias que vamos falar abaixo. Nesse caso, nós recomendamos checar o Viator ou o GetYourGuide.
Dado que se trata de Joanesburgo, se optar por alugar um carro, terá que tomar alguns cuidados. Como evitar dirigir em determinadas áreas, manter as janelas fechadas e as portas trancadas e nunca deixar nada visível (como um telefone ou uma bolsa) na mão ou no colo enquanto dirige.
Tirando isso, as estradas são muito boas. E, no geral, achamos os motoristas sul-africanos muito pacientes e respeitosos, o que não é algo que vemos em todos os lugares em que alugamos um carro. *Tosse tosse, Armênia, tosse tosse.*
Nota: se você optar por alugar um carro, lembre-se de que a energia cai regularmente devido ao corte de fornecimento, portanto, você terá que dirigir pelos semáforos que se apagaram. Mas, como eu disse, os motoristas são muito respeitosos e todos esperam sua vez pacientemente, então isso não deve ser um grande problema. Mesmo assim, queria que você estivesse ciente!
Os 3 melhores passeios de um dia saindo de Joanesburgo
1. O melhor passeio histórico de um dia saindo de Joanesburgo: Cidade de Soweto
Soweto foi estabelecida no início do século 20 como uma área residencial para negros africanos que foram removidos à força de Joanesburgo como parte das políticas de segregação racial do regime do apartheid. Mais tarde, tornou-se o centro de grande parte da luta da África do Sul pelos direitos civis e pela igualdade, incluindo a Revolta de Soweto em 1976.
Como um município histórico que Nelson Mandela chamou de lar por muitos anos e que se tornou um símbolo de resistência durante os anos do apartheid da África do Sul, uma viagem de um dia a Soweto é uma parte essencial de qualquer ida a Joanesburgo.
O que ver e visitar em Soweto
- Rua Vilakazi: a rua principal do bairro de Soweto, o Orlando West, é famosa por ser a única rua do mundo onde moraram dois ganhadores do Prêmio Nobel (Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu);
- O Museu do Nelson Mandela: um museu abrangente, localizado na antiga casa de Mandela, na Rua Vilakazi;
- O Memorial e Museu de Hector Pieterson: um memorial construído para homenagear a primeira vítima da Revolta de Soweto em 1976, um estudante de 12 anos;
- Torres de Soweto: um dos marcos icônicos do município, com uma plataforma de observação, uma parede de escalada e bungee jumping.
Como visitar Soweto de Joanesburgo (e é seguro visitar Soweto de forma independente?)
Como fica a apenas 30 minutos de carro de Joanesburgo, é muito fácil chegar a Soweto.
Como mencionado acima, fomos de carro alugado e depois caminhamos por conta própria.
Nos sentimos muito seguros dirigindo e andando de forma independente por cada um dos pontos citados acima, com exceção das Torres de Soweto. As torres acabaram fechando (o que significa que não havia mais ninguém por perto) e o percurso para chegar lá ficou um pouco questionável, mesmo ficando a apenas dez minutos de carro da Rua Vilakazi. Portanto, verifique o horário no site antes de ir.
Caso você queira um guia, poderá encontrá-lo facilmente ao chegar em Soweto.
Sem mencionar que há muitos passeios que levam você até Soweto de Joanesburgo ou começam em Soweto, incluindo alguns passeios como “Soweto de Bicicleta” que estamos de olho. Muitos passeios também incluem uma visita ao Museu do Apartheid em Joanesburgo, que não tivemos a chance de visitar, mas ouvimos dizer que é altamente recomendado.
Dê uma olhada no Viator ou GetYourGuide para ver quais são suas opções.
2. A melhor viagem de um dia saindo de Joanesburgo para aprender algo novo e ver os animais africanos: o Berço da Humanidade, Patrimônio Mundial da UNESCO
O Berço da Humanidade é um Patrimônio Mundial da UNESCO (é uma região, já que é bastante extensa!) Famosa por cavernas que renderam algumas das primeiras evidências da evolução humana.
Acima de tudo, existem muitas coisas para ver nessa área! É por isso que foi, sem dúvida, o meu favorito de todos os passeios de um dia que fizemos de Joanesburgo, pois tinha um pouco de tudo: história, ciência, animais, cultura…
O que visitar em uma viagem de um dia ao Berço da Humanidade saindo de Joanesburgo
- O Centro de Visitantes de Maropeng: O Centro de Visitantes de Maropeng deve ser a primeira parada para quem visita o Berço da Humanidade. Esta exposição extensa e interativa oferece uma visão fascinante da “história da origem” humana ao longo dos últimos milhões de anos. (Nota: você pode comprar ingressos para Maropeng e Cavernas Sterkfontein AQUI.)
- Cavernas Sterkfontein: logo abaixo da estrada do Centro de Visitantes de Maropeng, você encontrará a caverna onde alguns dos fósseis mais antigos de nossos ancestrais humanos foram encontrados. Não tivemos a chance de visitar porque a caverna foi fechada devido a inundações, mas ouvimos falar que ela e a exposição são muito impressionantes! (Nota: você pode comprar ingressos para Maropeng e Sterkfontein Caves AQUI.)
- Bothongo Rhino & Lion Reserve: a menos de 20 minutos de Sterkfontein e Maropeng, você encontrará o Bothongo – conhecido como o melhor parque de animais e game drive que já estive! Você pode ler mais sobre nossa experiência em Bothongo e porque eu adorei tanto em nosso outro artigo aqui.
Como visitar o Berço da Humanidade saindo de Joanesburgo
A região do Berço da Humanidade fica a cerca de 1 hora de distância de Joanesburgo, tornando muito fácil fazer isso com um carro alugado. (Como bônus: se você tiver seu próprio carro, faça um passeio autoguiado em Bothongo!)
Não há realmente nenhuma opção de transporte público para chegar aqui ou entre as paradas. Mas há muitos passeios da Viator e do GetYourGuide para escolher se você quiser seguir esse caminho.
3. A melhor viagem de um dia de Joanesburgo para monumentos, jardins e política: Pretória
Como capital executiva da África do Sul, Pretória é conhecida por sua rica história, herança cultural, monumentos e marcos icônicos.
Pessoalmente, não parece um passeio que você PRECISA fazer como as outras viagens de dois dias que falei aqui. Mas certamente gostamos da nossa visita aqui e achamos que vale a pena gastar algumas horas aqui se você tiver tempo.
O que visitar em Pretória
- O Monumento Voortrekker: um monumento e museu no topo de uma colina que celebra a história pioneira do país (pulamos o museu, mas as vistas da cidade lá de cima são maravilhosas…);
- O Union Buildings: uma complexa, enorme e bonita construção que serve como sede do governo sul-africano e escritório do presidente da África do Sul. Ele inclui jardins deslumbrantes e uma estátua de Nelson Mandela de 9 metros de altura;
- O Jardim Botânico Nacional de Pretória: um jardim que abriga uma extensa coleção de plantas e animais selvagens indígenas;
- Freedom Park Heritage Site & Museum: um lindo parque com vista para a cidade com excelentes vistas panorâmicas e um memorial que captura a complexa história da nação.
Como visitar Pretória em uma viagem de um dia saindo de Joanesburgo
Pretória fica a menos de uma hora de carro de Joanesburgo, facilitando o acesso de ônibus ou carro alugado.
Seremos honestos e diremos que algumas das áreas pelas quais passamos com nosso carro alugado pareciam bastante incompletas e que também atraímos um pouco mais de atenção do que gostaríamos. Portanto, tenha cuidado se for sozinho.
Mas, como em nossos outros passeios de um dia recomendados acima, você também pode encontrar muitos tours que o levarão de Joanesburgo a Pretória por meio da Viator e do GetYourGuide.
—
Em conclusão…
Mais uma vez, as melhores viagens de 3 dias saindo de Joanesburgo, na África do Sul, são:
- Cidade de Soweto (pela história);
- Berço da Humanidade (pelos animais, ciência e cultura);
- Pretória (para monumentos e política).
Resumindo…
Como você pôde ver no artigo de hoje, Joanesburgo é cercada por uma abundância de destinos fascinantes que são perfeitos para uma viagem de um dia. Da rica herança (e incríveis parques de animais!) a região do Berço da Humanidade, aos marcos icônicos de Pretória e à história de Soweto.
E então… você já fez alguma dessas viagens de um dia a Joanesburgo? Você tem algum conselho ou outros destinos que você adicionaria à lista?
Deixe-nos saber na área de comentários abaixo!
Está planejando a sua próxima viagem?
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.