7 Esquemas e Golpes de Viagem que Você Precisa Conhecer

Atualizado em por Rodrigo @ OutofYourComfortZone

Está planejando viajar, mas tem medo de golpes no exterior? Não se preocupe! Eu explico tudo sobre eles aqui. 

Quando estiver viajando ou vivendo no exterior, você pode lidar com seu dinheiro de forma ligeiramente diferente de quando você está no seu país.Isto significa que você é um alvo potencial para os golpistas que querem ganhar um dinheiro rápido. Se você não tiver cuidado, há muitos tipos diferentes de golpes pelos quais você pode ser pego. 

Alguns dos golpes da nossa lista são comuns quando você viaja ou vive no exterior, e mesmo que você viaje para uma nova área dos EUA (ou de qualquer país de onde seja), há uma série de fraudes que você pode enfrentar.

 

Golpes mais comuns no exterior

 

    1. Fraudes com Imóveis Alugados 

Algumas pessoas colocam anúncios falsos em sites de aluguel de férias, como o Airbnb e o HomeAway. Alternativamente, eles podem até mesmo ter seu próprio website para aluguel de acomodações e na realidade não ter um imóvel para alugar. Ou, pode não ser o imóvel nas fotos. 

Se você for pego por um esquema de aluguel de propriedade, pode ser assustador, pois pode ficar sem um lugar para ficar. Por isso, tente verificar se o negócio para o qual você está enviando dinheiro é legítimo. Se for um site pequeno, faça uma verificação ou identifique o proprietário do endereço de e-mail É bem fácil procurar o endereço de e-mail e obter o nome completo do proprietário, endereço, fotos, contas de mídia social e muito mais.

Melhor ainda, evite enviar dinheiro para propriedades se você não tiver visto o local pessoalmente. Desta forma, você pode sempre trazer a polícia até lá se algo acontecer. 

 

    2. Carteiras de Motoristas Internacionais Falsas

As licenças de condução internacionais são essenciais, e é importante que você faça algumas pesquisas sobre os regulamentos de condução no país onde você está visitando. Em muitos países, talvez você possa simplesmente usar sua carteira de habilitação nacional ao alugar um carro no exterior

Se você precisar de uma carteira de motorista internacional, certifique-se de obter uma emitida pelos sites do governo. Se você receber um e-mail ou uma ligação pedindo que você pague pela sua licença, provavelmente é um esquema. Golpistas podem pedir centenas de dólares por algo que não deve custar muito e pode nem mesmo ser exigido!

 

    3. Golpes de E-mail de Férias Gratuitas

Se você receber uma notificação de que tem direito a algo de graça, tal como uma passagem aérea ou pacote de férias grátis, você deve ser muito cauteloso. Há uma série de golpes, e as pessoas acabam caindo ao se entusiasmarem com o potencial de umas férias gratuitas. 

Mas, quando você coloca seus dados para reivindicar a viagem, seus dados podem ser roubados. Alternativamente, pode haver de repente um pedido de “taxa administrativa” que na verdade é apenas uma forma de roubar seu dinheiro. Se você receber um e-mail como este, faça uma verificação de antecedentes, tal como uma busca de e-mail para ver se o endereço de e-mail é realmente legítimo ou não. 

E nunca dê seu cartão de crédito para “garantir” sua viagem “grátis”. 

 

Golpes mais comuns no exterior

 

    4. Redes de Wi-Fi Falsas

Ao chegar ao seu destino, você vai querer entrar em uma rede Wi-Fi. Isto é especialmente verdade se você não tiver um plano de dados que lhe permita usar seus dados móveis em outro país. Não faça o login em qualquer rede Wi-Fi disponível! Esta pode ser uma maneira de acabar tendo seus dados roubados, ou até mesmo para que os hackers tenham acesso às suas contas bancárias. 

Redes sem segurança permitem que os golpistas observem o que você está fazendo e até mesmo rastreiem as teclas que você está pressionando. Essa é uma maneira bem comum de perder as suas senhas. Como os golpistas sabem disso, eles podem até mesmo criar redes Wi-Fi específicas para capturar as pessoas.

Uma boa maneira de se proteger ao usar um Wi-Fi público, é ter um VPN instalado em seu computador. Eles podem mudar seu endereço de IP e proteger suas informações. Para saber mais, consulte nosso artigo com os 7 melhores VPNs do mercado

 

    5. Caixas Eletrônicos Falsos no Exterior

Você provavelmente pode usar seu cartão em vários lugares ao redor do mundo, há menos limites para isso do que antes. Já que as pessoas viajam pelo mundo, é improvável que os bancos notem atividades suspeitas com cartão de crédito se você usar seu cartão em um lugar estranho. 

Os caixas eletrônicos falsos podem ser comuns em alguns países estrangeiros. Isto é especialmente mais comum se você estiver indo para um destino onde a segurança não é tão rígida quanto em seu país de origem. 

Talvez você possa aprender a identificar um caixa eletrônico falso. No entanto, é mais seguro evitar o uso de certos caixas eletrônicos em ruas vazias no meio da noite. Se você for capaz de entrar fisicamente em uma agência de um banco para retirar dinheiro, isto é muito mais seguro, pois reduz as chances de qualquer atividade fraudulenta. 

Fazer com que seu cartão seja clonado quando você está em viagem é incrivelmente frustrante e pode não ser coberto pelo seu seguro de viagem. Para evitar isso, você também pode usar os cheques de viagem ou apenas certificar-se de ter o suficiente da moeda local antes de viajar, para garantir que não tenha que usar um caixa eletrônico. Entretanto, eu sempre prefiro usar caixas eletrônicos para lidar com dinheiro no exterior, basta estar seguro quando e onde você retirar o seu dinheiro. 

 

    6. Esquemas de Seguro de Viagem

Os esquemas de seguro de viagem às vezes são menos óbvios do que outras formas de golpes. Você pode comprar um seguro de viagem e procurar a taxa mais baixa a ser paga, mas muitas vezes acabará com uma apólice de seguro de má qualidade que realmente lhe dá muito pouca proteção. 

Algumas companhias de seguro de viagem não seriam classificadas como “falsas” aos olhos da lei, mas ainda assim não oferecem muita proteção. Você pode estar pagando por algo que realmente não vale nada. Um seguro de viagem de má qualidade pode levar a muitos problemas se você precisar reivindicar ele.

Use sempre uma verificação independente de seu seguro de viagem e verifique os registros públicos para revisões e casos de recusa de pagamento.

Aqui está uma lista dos 7 melhores e mais baratos seguros de viagem internacionais em que você pode confiar. 

E se você for morar no exterior e precisa de um seguro de saúde internacional, aqui tem um artigo com os 5 melhores seguros internacionais de saúde para imigrantes e expatriados

 

Golpes mais comuns no exterior

 

    7. Esquemas de Contas de Restaurantes

Se você for a um restaurante no exterior, talvez não conheça sua reputação. É uma boa ideia fazer algumas pesquisas antes, e usar um site como o Tripadvisor para ver o que outros disseram. Entretanto, isto nem sempre é possível de se fazer. 

Por isso, se você for a um restaurante e continuar recebendo pratos que não encomendou trazidos à sua mesa, ou se houver sobretaxas repentinas, você pode estar sendo enganado. Isto pode ser difícil de lidar, especialmente com as barreiras linguísticas e você provavelmente não vai querer causar conflitos.

Se você encontrar um restaurante e o preço não for óbvio, isto pode ser um motivo para ficar alerta. Portanto, talvez dê preferência a restaurantes que colocam cardápios com preços claros e visíveis.  

 

Resumindo…

Os 7 golpes mais comuns enquanto estiver viajando e vivendo no exterior que você precisa conhecer:

 

  1. Fraudes com imóveis alugados 
  2. Carteiras de Motoristas Internacionais Falsas
  3. Golpes de e-mail de férias gratuitas
  4. Redes de Wi-Fi Falsas
  5. Caixas eletrônicos falsos no exterior
  6. Esquemas de seguro de viagem
  7. Esquemas de contas de restaurante

 

Conclusão…

Embora existam muitas maneiras de sermos enganados enquanto viajamos ou vivemos em outro país, isso não deve impedi-lo de aproveitar a sua viagem. O segredo é fazer algumas pesquisas com antecedência e tentar não ser pego por alguns dos truques mais antigos do livro.

Este outro artigo sobre como viajar com segurança também pode ajudá-lo. 

E quanto a você? Já foi enganado enquanto estava no exterior? Alguém tentou? Como você lidou com isso? Informe-nos na área de comentários abaixo.

 

Autor:

Emily Andrews

Emily Andrews é a especialista em comunicação de marketing da RecordsFinder, uma empresa de busca de registros públicos on-line. Especialista em comunicação de dia e voluntária da comunidade à noite, ela acredita na compaixão e na defesa dos indefesos.

 

Está planejando a sua próxima viagem?


Cheap-travel-insurance-copyEntão não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.

 

Cheap-hotels-copyJá reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada! 

 

Cheap-Flights-copyAinda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Momondo. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.

 

Cheap-car-rental-copyE finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão. 

 

Se você quiser saber mais sobre novos artigos, conferir nossas últimas fotos, e ler sobre novidades, é só cadastre-se abaixo para receber o nosso informativo!

 

button

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.