O que é o Campo dos Pastores – Os primeiros que adoraram Jesus
Last Updated on by Rodrigo Souza
A aldeia árabe Beit-Sahur, localizada próxima de Belém, em Israel, tem sido tradicionalmente identificada como sendo o Campo dos Pastores mencionado na bíblia.
As passagens bíblicas descrevem um grupo de pastores cuidando de seus animais em um campo à noite. Um anjo apareceu aos pastores e disse-lhes que o Salvador havia nascido em uma manjedoura em Belém. Os pastores foram então até Belém e viram o bebê recém-nascido.
Com base nas descrições bíblicas, duas possíveis localizações são identificadas para o Campo dos Pastores, ambas na aldeia de Beit Sahur, um local predominantemente cristão naquela região.
N primeira localização vemos uma igreja ortodoxa grega de cúpula vermelha e está a leste de Beit Sahur. A segunda localização, no lado norte de Beit Sahur, é o local mais aceito do Campo dos Pastores.
Este último é o local mais visitado pelos peregrinos que vão à Terra Santa, talvez pela sual linda Capela dos Anjos e por ser bem estruturado para recebê-los.
Capela dos Anjos
Este local é marcado pela magnífica Capela dos Anjos (Capela do Campo dos Pastores), projetada por Antonio Barluzzi em 1954. A capela tem a forma de uma tenda de pastores nômades.
Acima da entrada da igreja há uma estátua de bronze de um anjo. A capela tem uma cúpula de cimento e vidro que permite a entrada de luz, simbolizando a grande luz trazida pelos anjos.
Se você estiver visitando a igreja no meio do dia quando o sol está forte e vertical, você verá o sol entrando pelo vidro e terá a sensação de ver a luz sobrenatural que saiu do anjo quando ele apareceu aos pastores.
A igreja tem afrescos muito bonitos representando anjos aparecendo para os pastores, pastores prestando homenagem a Jesus e celebrando o nascimento de Cristo.
Ao lado da Capela dos Anjos estão os restos de uma igreja e mosteiro do século IV, então isso nos mostra que o local foi identificado como Campo dos Pastores já no século IV. No entanto a capela foi construída e inaugurada em 1950 e foi dedicada a Nossa Senhora de Fátima.
Uma antiga gruta, a qual os pastores podem ter usado e que atualmente é utilizada para liturgia, fica ao lado da capela. Outras grutas que existem ali, estão adaptadas para servirem de local de devoção.
Grutas no Campo dos Pastores
Toda a região de Belém é repleta de cavernas naturais, o que é interessante para nós entendermos parte da cultura do primeiro século, afinal a maioria das pessoas vivia em nelas.
Até hoje muitas pessoas nas aldeias, especialmente os fazendeiros usam essas cavernas como uma extensão de suas casas. Entretanto eles as usam como um depósito ou um estábulo onde eles guardam seus rebanhos e não mais como moradia
Lá no primeiro século, a parte principal da gruta era onde a família vivia e a parte de trás da gruta servia de estábulo. À noite eles não podiam deixar os seus bens mais valiosos (os seus rebanhos) para fora, então eles os levavam para dentro da caverna, especialmente no inverno.
Os animais esquentavam a caverna, assim eles os mantinham no fundo dela e na parte da frente onde o entrava o ar fresco, era onde os moradores ficavam. Aprendi durante essa visita que provavelmente José e Maria estavam hospedados na casa de parentes e não apenas em um estábulo como normalmente aprendemos. Como não havia lugar na frente da caverna para hóspedes, eles foram acomodados ao fundo, portanto, junto com os animais. Acredita-se que isso tenha sido um erro de tradução do evangelho de Lucas.
De certo modo, essa informação me ajudou a entender a história da natividade e perceber que talvez o local do nascimento de Jesus não seja exatamente onde está a cruz de prata na Igreja da Natividade, mas na caverna que está abaixo da Igreja de Santa Catarina. Não deixe de visitar ambas as igrejas enquanto estiver em Belém, pois a ligação entre elas está justamente na caverna.
Em várias áreas do Campo dos Pastores vemos altares e espaços para a celebração de missas, notadamente a missa de Natal.
Estamos formando um grupo para viajar à Terra Santa em 2023, que incluirá uma visita a este local. Caso tenha interesse em participar da excursão clique qui para conhecer o roteiro.
Horário de funcionamento
Verão
De Segunda a Sábado: 8h às 17h
Domingo: 8h às 11h30min / 14h às 17h
Inverno
De Segunda a Sábado: 8h às 17h30min
Domingo: 8h às 11h30min / 14h às 17h
Como Chegar ao Campo dos Pastores
Beit-Sahur fica muito próxima de Belém, entretanto, as cidades praticamente se misturam, assim como à Jerusalém. Em minha primeira viagem eu fui de Jerusalém até lá de táxi. Com certeza também existe transporte público, mas não cheguei a pesquisar. Contudo se você tem pouco tempo, recomendo que contrate um passeio regular. Foi como fiz da última vez e foi muito mais proveitoso.
Você já pode reservar na empresa Get your Guide ou na Civitatis antes mesmo de sair do Brasil.
Para saber mais acesse o site da Custódia Terra Santa.
Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
- Reserve seu hotel no Booking.com
- Faça cotação para seu Seguro de Viagem
- Compre passeios na GetYourGuide
- Compre ingressos fura-fila na Tiqets
- Alugue um carro na RentCars
- Encontre sua passagem aérea na Passagens Promo
- Compre um chip internacional da EasySim4U