Tudo Sobre a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Florianópolis
Last Updated on by Rodrigo Souza
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no Bairro Estreito em Florianópolis foi criada em 25 de novembro de 1944.
Na época da colonização, naquele local existia uma aldeia de índios Carijós, segundo contam os relatos dos primeiros exploradores da região. Mais tarde o povoado ali iniciado torno-se a Vila do Desterro.
Com o crescimento da população no arredores, em 1902 iniciou-se a construção de uma ermida, a qual ficou pronta em 1904 e foi dedicada ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos.
Em 1920 foi introduzida a Via Sacra no interior da capela. Em 1922 são abençoados os sinos, São Pedro e São Paulo, que seriam colocados na torre da igreja.
Em 1936, com o bairro já mais crescido, se via a necessidade de aumentar a igreja e no ano seguinte é criada uma comissão destinada a angariar fundos para a construção da nova igreja.
Em 1950 desmembrou-se do Município de São José, tornando-se sub-distrito da Capital, voltando a ser chamado Estreito.
Por Decreto Episcopal em 1944, era criada a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus, com território desmembrado da Paróquia de São José.
Igreja Atual da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
A nova Igreja Matriz foi inaugurada a 14 de janeiro de 1945, oportunidade em que foi consagrada a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus e seu altar, com as relíquias dos Santos Mártires Anastácio e Agostinho.
Em 1943 chega à Paróquia, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. Nova visita torna a acontecer em 1988.
Desde a criação da paróquia, em diversas ocasiões, encontra-se no Livro de Tombo a denominação de santuário, ao referir-se à igreja. Esta aspiração da Comunidade foi concretizada ao se comemorar o 70º aniversário das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal.
Santuário
Atendendo a um pedido expresso, feito pelos Padres da Comarca do Estreito, no dia 12 de outubro de 1987, em solene Missa Campal presidida pelo Sr. Arcebispo Metropolitano, foi solenemente assinado o Decreto que confere à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima à dignidade de Santuário.
Segundo o mesmo decreto, permanece inalterado o título da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus e o seu pároco exercerá, cumulativamente, as funções de Reitor do dito Santuário.
Comemorando o evento, foi substituída a cruz que havia no alto da torre da igreja, por uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, toda em concreto, medindo 4,5 metros de altura e pesando 1,2 toneladas.
Endereço: Rua Souza Dutra, 442 – Bairro Estreito – Florianópolis, SC
Horário das Missas:
Domingo: 08:00h e 19:30h
Segunda à Sexta: 19:00h
Quarta-feira: 15:00h e 19:00h
Sábado: 19:30h
Obs.: Durante os meses de maio a outubro, quando se comemora as aparições de Nossa Senhora, existe uma programação especial, que inclui horários de oração, missas e procissão luminosa pelas ruas nas proximidades. Confirme os horários pelo telefone da paróquia: (48) 3244-3425
Fonte do texto deste artigo: Arquidiocese de Florianópolis
Não deixe de ler sobre a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Catedral Metropolitana de Florianópolis | Entre Polos
21/10/2020 @ 8:37 pm
[…] Igreja N. S. de Fátima […]