5 Maneiras de Acumular Milhas Aéreas
Last Updated on by Rodrigo Souza
Se você é uma daquelas pessoas que já ouviu falar bastante sobre gente que viaja com milhas, mas não sabe direito como isso funciona, este artigo é para você. Você já conseguiu acumular milhas aéreas, mas ainda não conseguiu realizar nenhuma viagem, então este artigo também vai te ajudar.
Essas coisas aconteceram comigo por algum tempo, até que eu entendi como o processo funcionava.
Antigamente eu achava que só conseguia juntar milhas, quem viajava bastante a serviço e depois aproveitava para viajar de graça nas férias. Isso é uma grande verdade, mas o fato é que qualquer pessoa com um cartão de crédito, pode acumular milhas aéreas e viajar muito.
O grande problema, é que o processo de acumular milhas aéreas e trocar por passagens, é um pouco obscuro para a maioria das pessoas. Os programas de fidelidade não esclarecem muito bem quais são as regras e tão pouco os cartões de crédito. Com isso, milhares de milhas são perdidas todos os anos, simplesmente porque as pessoas não recebem a orientação adequada de como usá-las. Quem ganha com isso são as companhias aéreas apenas.
Segundo um levantamento do Banco Central, em 2014, mais de 53 bilhões de milhas expiraram nos cartões de crédito dos brasileiros. Isso equivale a 24% das milhas acumuladas naquele ano.
É lamentável que tanta gente que paga as anuidades dos cartões, deixe de aproveitar seus benefícios, apenas por falta de orientação.
Este post tem o objetivo de ser um pequeno guia para as pessoas que estão interessadas em começar a acumular milhas aéreas ou pontos. Assim, gerar bons resultados para no futuro viajar mais, gastando menos.
Posso dizer que vale muito a pena, pois, boa parte das nossas viagens de família, fazemos utilizando milhas. Vejo isso como um jogo, você começa devagar recebendo alguma orientação. À medida que vai jogando, vai aprendendo as regras, e com o tempo poderá ganhar com muita facilidade.
Vou explanar aqui algumas das formas de acumular milhas aéreas sem voar e você decide qual, ou quais usar.
Então vamos lá…
1. Os Programas de Fidelidade
Para começar você precisa conhecer os programas de fidelidade e se cadastrar neles. São vários os programas brasileiros, pois não são apenas as cias aéreas que os possuem. Uma infinidade de empresas aderiu a esta forma de fidelizar seus clientes. Boa parte delas possuem acordos com as cias aéreas, sendo possível transferir e converter pontos em milhas.
O maior exemplo desses acordos são os firmados com os cartões de crédito e as cias aéreas. Segundo uma pesquisa recente com os leitores do blog Melhores Destinos, o programa de fidelidade preferido dos brasileiros é o da LATAM. Essa também é a minha opinião, pois é o mais completo. Além de você acumular pontos na Latam eles se juntam com os pontos da MULTIPLOS. Como a Multiplus é um programa de fidelidade mais amplo, englobando várias empresas, fica bem mais fácil de acumular pontos.
Agora, quem define qual é o melhor programa de fidelidade para si é o usuário. Se a Latam não voa para a sua cidade, nem faz o itinerário que você precisa, com certeza este não será o melhor programa para você.
Vou listar aqui a os programas existentes com os links para o preenchimento de cadastro e na sequência que eles foram classificados pelos leitores do MD.
Você pode se cadastrar em todos os programas, mas deve escolher um para concentrar seus esforços em juntar as milhas e ser fiel a ele. Os programas foram criados para isso e eles realmente funcionam. Às vezes, não é possível ser fiel, por uma questão de disponibilidade de voos ou preço. Contudo, tente se adequar para poder desfrutar da recompensa no futuro.
Não é nada eficiente acumular poucos pontos em vários programas. Concentre-se naquele que for mais lucrativo para você. Mesmo porque, todas as milhas ou pontos tem validade (normalmente de 2 a 3 anos), quanto mais concentradas elas estiverem, menor será a chance delas expirarem.
Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens e cabe ao usuário fazer esta análise. Além dos programas nacionais acima, existem os programas de empresas internacionais. Os mais populares para nós brasileiros são o Victoria da TAP, LifeMiles da Avianca Internacional, Mileage Plus da United, Executive Club da British Airways, Flying Blue da Air France, AAdvantage da American Airlines e o SkyMiles da Delta.
Contudo, nem todos os cartões de crédito nacionais transferem pontos para as cias aéreas estrangeiras. Antes de adquirir um cartão de crédito é bom verificar para quais cias ele transfere os pontos ou milhas. Para quem está iniciando nesse processo de acumular milhas aéreas, é interessante fazer um planejamento. Decidir para onde você quer viajar e saber quantas milhas serão necessárias para tal viagem. Ver qual companhia opera naquela linha, etc.
Caso seja uma viagem internacional, então é essencial conhecer as três grandes alianças mundiais de companhias aéreas. Além de saber com quais outras empresas internacionais as companhias brasileiras se relacionam.
2. Alianças Globais
A- One World
Aer Lingus (República da Irlanda); Air Berlin (Alemanha); American Airlines (Estados Unidos); British Airways (Reino Unido); Cathay Pacific (Hong Kong); Finnair (Finlândia); Iberia (Espanha); Japan Airlines (Japão); LATAM (Brasil); Malaysia Airlines (Malásia); Qantas (Austrália); Qatar Airways (Qatar); Royal Jordanian (Jordão); S7 Airlines (Rússia)
B) Star Alliance
Adria Airways (Eslovênia); Aegean Airlines (Grécia); Air Canada (Canadá); Air China (China); Air New Zealand (Nova Zelândia); All Nippon Airways (Japão); Asiana Airlines (Coreia do Sul); Austrian Airlines (Áustria); Avianca (Colômbia, El Salvador, Peru e Costa Rica); Avianca Brasil (Brasil); Brussels Airlines (Bélgica); Copa Airlines (Panamá); Croatia Airlines (Croácia); EgyptAir (Egito); Ethiopian Airlines (Etiópia); EVA Air (Taiwan); LOT Polish Airlines (Polônia); Lufthansa (Alemanha); SAS Scandinavian Airlines (Dinamarca, Suécia e Noruega); Shenzhen Airlines (República Popular da China); Singapore Airlines (Singapura); South African Airways (África do Sul); Swiss International Air Lines (Suíça); TAP Portugal (Portugal); Thai Airways International (Tailândia); Turkish Airlines (Turquia); United Airlines (Estados Unidos).
C) Sky Team
Aeroflot (Rússia); Aerolíneas Argentinas (Argentina); Aeroméxico (México); Air Europa (Espanha); Air France (França); Alitalia (Itália); China Airlines (República Popular da China); China Eastern (República Popular da China); China Southern Airlines (República Popular da China); Czech Airlines (República Checa); Delta Airlines (Estados Unidos); Garuda Indonesia (Indonésia); KLM Royal Dutch Airlines (Países Baixos); Korean Air (Coreia do Sul); Middle East Airlines (Líbano); Saudia Airlines (Arábia Saudita); Tarom (Roménia); Vietnam Airlines (Vietname); Xiamen Airlines (República Popular da China).
* A Gol não faz parte de nenhuma dessas grandes alianças, contudo tem parceria com companhias aéreas como Aerolíneas, Delta, Air France, KLM e Ethiad.
* A Azul também não faz parte de nenhuma aliança global, mas tem convênio com a United.
* A LATAM além de fazer parte da OneWorld ainda tem parceria com a Lufthansa, South African, Swiss e outras.
O que significa fazer parte de uma aliança ou ser parceira?
Basicamente, no que diz respeito à milhagem, é que você vai acumular milhas em uma das companhias , mas poderá viajar em outra do mesmo grupo ou parceira. Fora isso, esses acordos permitem que a malha aérea dessas cias se complementem. Por exemplo: se um dia você resolver comprar um bilhete de volta ao mundo, terá que viajar com várias companhias do mesmo grupo.
Outra vantagem destas alianças é que você pode voar em uma companhia estrangeira, mas pontuar em um programa de uma companhia brasileira. Desde que elas tenham acordo para isso.
3. Programas de Fidelidade de Hotéis
Uma cadeia de hotéis muito usada pelos brasileiros é a Accor (Le Club), a qual possui acordo de transferência de pontos para a Multiplus e Smiles. Sempre que estiver procurando um hotel na rede, faça depois de ter efetuado o log-in, só assim, os preços especiais para sócios irão aparecer. Às vezes a Accor faz excelentes promoções, tanto nos valores das diárias, como na transferência de pontos.
Todas as grandes cadeias de hotéis possuem seu programa de fidelidade. Como acho mais difícil ser fiel a uma só, prefiro o programa de fidelidade do hoteis.com que se chama Welcome Rewards. Nele a cada 10 noites utilizadas, você recebe uma noite gratuíta (no valor médio das diárias).
O booking.com também é um excelente site para reservas de hotéis e tem acordo com o Multiplus Fidelidade. Cada dólar gasto equivale a 4 pontos Multiplos, a reserva dever ser feita pelo site da promoção.
4. Cartões de Crédito
Todos os programas de fidelidade de cias aéreas brasileiras possuem seu próprio cartão de crédito. Caso você não possua um, acredito que seja uma ótima opção adquirir o da cia aérea de seu interesse. Eles oferecem a vantagem, para quem é principiante, de não ser necessário transferir as milhas. Elas são creditadas automaticamente no programa de milhagem.
Quando eu comecei a me interessar por acúmulo de milhas foi isso que eu fiz. Depois que já havia resgatado algumas passagens e entendido como o sistema funcionava, busquei por um cartão de crédito que me oferecesse mais pontos por dólar gasto. Vou explicar melhor como isso funciona: Toda vez que você paga sua fatura de cartão de crédito, o banco converte o valor total em dólares. Com base nesse valor, credita os pontos referentes na sua conta.
Como é calculado o valor dos pontos a serem creditados?
Isso vai depender do contrato com o banco. O que se vê normalmente são valores entre 1,3 e 2,0 pontos por dólar gasto. Podendo ser mais ou menos que isso, dependendo do tipo do cartão e o valor da anuidade. É claro que quanto maior for a anuidade, maior será a taxa de conversão. Lembre-se: quem faz a conversão para dólar, é o banco. Isso não tem nada a ver com a moeda que você faz as suas compras.
Vamos a um exemplo: Suponha que o valor da sua fatura foi de R$ 4.000,00 em um determinado mês. O banco converte este valor em dólares no dia do vencimento. Vamos colocar um valor hipotético de um dólar a R$ 3,70 – então o valor da sua fatura em dólares será de US$ 1.081,00 Supondo que o seu banco credite 2,0 pontos por cada dólar gasto. Você receberá 2.162 pontos naquele mês.
Não é tão complicado, não é mesmo? Caso você decida ter um cartão de crédito de uma cia aérea, você não precisa fazer nada. Apenas acompanhar o extrato e ver sua pontuação crescendo, até o momento de você poder trocar por uma passagem. Por isso eles são ideais para quem ainda está começando.
Caso seu cartão seja de outra instituição, você terá que solicitar a transferência para a cia aérea da sua preferência. Normalmente existem regras para isso, como valor mínimo de transferência e um prazo para que a transação se conclua.
Esta é a parte mais interessante do processo, pois com muita frequência as cias aéreas oferecem bônus pra tais transferências. Por que? Porque os pontos equivalem a dinheiro para as empresas aéreas. Eu, particularmente, só transfiro meus pontos em períodos de promoções. Por essa razão é necessário estar cadastrado nos programas de fidelidade e na newsletter deles. Eles sempre avisam por e-mail quando isso acontece.
É bem comum ter promoção de 30% de bônus para transferir uma determinada quantidade de pontos. Nesse caso, você ganha 30% a mais do valor das milhas transferidas, sem fazer praticamente nada. Apenas transferir no período em que eles estão solicitando e na maioria das vezes, fazendo adesão à promoção. Mas, não se preocupe, basta ler as regras com atenção, elas explicam exatamente o que tem que ser feito.
5. Como acumular milhas aéreas rapidamente
Utilize cartão de crédito para pagar suas despesas
Simplesmente use seu cartão de crédito para tudo, desde pagar o pão na padaria até o estacionamento do shopping center. Sem dúvida alguma, é a melhor forma de conseguir acumular milhas aéreas sem voar.
Porém tenha uma coisa em mente: só vai valer a pena se você pagar a sua fatura integral e pontualmente todos os meses. Se não fizer isso, o seu esforço não vai compensar. Os juros que o cartão vai cobrar por atraso é muito maior que os pontos que você vai ganhar.
Fora as compras regulares, ainda há uma série de contas que podem ser pagas com cartão de crédito, como por exemplo, a TV por assinatura e telefone. Revise suas despesas e contate as empresas que você utiliza para saber quais recebem suas faturas com cartões de crédito.
Muita gente paga todos os boletos com cartão, mas nesse caso existe uma sobretaxa, a qual varia de banco para banco. Normalmente a taxa é alta e não me parece valer a pena, pois, é como se você estivesse comprando as milhas.
Clube de Milhas
Mais uma forma de acumular milhas aéreas, seria através dos Clubes de Milhas como é o caso do Clube Smiles e o Club Tudo Azul onde você paga uma mensalidade e em troca recebe milhas. Cada empresa tem vários planos para sua escolha. Como nunca participei, andei lendo a respeito e posso dizer que há bastante controvérsias. Parece-me que ele é mais vantajoso para quem investe pesado. Se inscreve no maior plano, e durante o ano adquire mais milhas, as quais normalmete vêm acompanhadas de algum bônus.
Acho que esse processo é válido para quem está pretendendo fazer uma grande viagem ou viajar em primeira classe, assim justifica a compra de milhas e não da passagem. Para fazer parte desses clubes, você deve ser cadastrado no programa de fidelidade de cada um e depois fazer a opção de participar.
Compre em lojas online
Dos sites dos programas de fidelidade você também poderá ser direcionado para vários sites de lojas online, onde receberá pontos por cada compra efetuada. O preço é o mesmo que você pagaria numa compra normal, mas acrescido dos pontos para o seu programa de fidelidade. Mas não esqueça de fornecer o seu número de associado no final da transação. Os pontos serão creditados em um curto prazo de tempo.
Programa Dotz
Não posso deixar de mencionar Dotz. Esse é um programa de fidelidade que tenho apenas porque é vinculado ao supermercado no qual faço compras. Nunca dei muita atenção a ele, pois sempre achei que acumulava muito lentamente e os produtos para resgate tinham um valor muito alto. Isso até recentemente, quando numa promoção chamada ‘Liquida Dotz’ resgatei duas passagens aéreas de curta distância. Pode ter sido pouco, mas iria ter que comprar aquele trecho de qualquer forma. Se por acaso você também compra em lojas que tem parceria com o Dotz, não deixe de checar o seu site de viagens.
Conclusão
Se você realmente quiser jogar este jogo, tem boas chances de sair ganhando. Basta dedicar um pouco de tempo, para ler todas as regras e avaliar o que é mais interessante para você. Principalmente levando em conta quais são seus planos de viagem.
Enfim, estas são as formas mais populares e fáceis que eu conheço para acumular milhas aéreas rapidamente. Espero que elas te ajudem a iniciar a sua caminhada e que logo você possa estar realizando a viagem dos seus sonhos.
Se você gostou desse artigo e conhece alguém que se beneficiaria com ele, por favor, compartilhe e boas viagens! ????
Esta imagem é para você pinar.
O que Fazer nas Férias Quando não Podemos Viajar - Entre Polos
29/03/2023 @ 6:11 pm
[…] de acumular, mas muitas outras ainda, de como fazer as milhas crescerem. Eu já escrevi um post de como acumular milhas, onde eu procuro explicar como funcionam os programas de milhagens e o básico de como juntá-las. […]
Como Planejar uma Viagem Econômica - Entre Polos
07/02/2023 @ 4:55 pm
[…] Saiba mais como acumular milhas aéreas, clicando aqui. […]
Entenda o Significado de Mindset – LopDigital – Desenvolvimento Web
04/06/2020 @ 9:19 am
[…] o momento de comprar o bilhete da passagem aérea. Você já sabe o destino? Para que país você quer voar? Onde você quer estar daqui a alguns […]