Tudo Sobre o dia de Corpus Christi
Last Updated on by Rodrigo Souza
O Corpus Christi é celebrado anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.
Corpus Christi é Feriado Facultativo
O Corpus Christi no Brasil é um feriado facultativo e pode ser municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado.
Grande parte dos governos municipais e estaduais também decretam ponto facultativo na sexta-feira que sucede o feriado de Corpus Christi.
Significado de Corpus Christi
Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”.
O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho“.
Origem do Corpus Christi
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.
De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
Comemorações no Brasil
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.
Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Pirenópolis, no estado de Goiás, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado.
Na cidade de Castelo, no Espírito Santo, as ruas também são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como em alguns municípios de São Paulo, Minas Gerais e outros estados do Brasil.
História dos Tapetes Floridos
Acredita-se que a tradição de criar imagens usando flores nasceu na Basílica Vaticana por Benedetto Drei, chefe do Floricultura do Vaticano, e seu filho Pedro, que tinham usado folhas e flores picadas para emular mosaicos em 29 de junho de 1625, para a festa de São Pedro e São Paulo, patronos de Roma.
Alguns anos depois, em 1633, outra pintura floral foi feita por Stefano Speranza, um colaborador próximo de Bernini. Morto Benedetto Drei, foi Bernini quem o sucedeu, e que esta arte tornou-se pública.
A tradição barroca de decorações florais foi adotada já no século XVII nos Castelos Romanos, provavelmente devido aos laços estreitos deste território com Gian Lorenzo Bernini, o principal arquiteto das festas barrocas.
A primeira exposição floral encenado para a festa de Corpus Christi remonta a 1778 (o ano em que foram criadas algumas pinturas florais em Genzano) Via Sforza, e 1782 (o ano em que um tapete cobriu toda uma rua). Desde então, as localidades nas quais as decorações de flores são montadas por ocasião do Corpus Domini são numerosas, especialmente na Itália central, mas também no exterior.
Entre os locais que estão fora da Itália, vale a pena mencionar o Orotava infiorata, nas Ilhas Canárias, pois as pinturas são obtidas com a colocação de gramíneas coloridas e com terras do vulcão Teide em vez de pétalas de flores.
Infiorata na Itália
A Infiorata é uma manifestação que consiste em fazer tapetes por meio de flores ou partes delas geralmente por ocasião da festa católica de Corpus Domini.
Atualmente, os Festivais Infiorata são realizados em várias partes da Itália, além de Noto na Sicília, Spello na Umbria e Genzano na Lazio, os quais são os três mais famosos. Contudo ainda é possível ver outros festivais semelhantes em Pienza na Toscana, Orvieto na Umbria, Potenzoni di Briatico na Calábria, Brugnato na Ligúria, Abadia de Chiaravalle della Colomba em Fidenza, Emilia Romagna.
Genzano
O Infiorata de Genzano remonta a 1778 e é realizado todo ano, no domingo de Corpus Domini. Abrange cerca de 2.000 m2, e consiste em quinze “painéis de flores” que usam aproximadamente 500.000 flores, folhas e sementes.
O momento culminante da Infiorata é quando a procissão de Corpus Domini passa pelo centro do grande tapete de flores. Depois, o festival chega a um final excitante com o que é conhecido como o spallamento: quando as crianças descem a escada da igreja de Santa Maria, desfazendo os painéis floridos.
Ao longo de sua história, a Infiorata de Genzano cresceu de um festival popular para um evento internacional de arte, cultura e acima de tudo, fé, atraindo milhares de visitantes da Itália e do exterior todos os anos.
Noto
Todo terceiro domingo de maio, Noto, uma cidade barroca no sudeste da Sicília, fica coberta de pétalas de flores para a Infiorata di Noto. Este evento, que está ganhando cada vez mais popularidade, ocorre desde 1980.
É uma celebração da Primavera e uma chance para artistas locais exibirem suas habilidades fantásticas enquanto usam o material mais natural possível. Pétalas de flores, terra e, às vezes, até feijões ou estacas de madeira.
Toda a cidade de Noto participa do design dessas maravilhosas criações que têm uma vida útil máxima de 48 horas – desde que sejam preparadas entre sexta e sábado e exibidas no domingo. Até mesmo os prisioneiros locais têm um lugar reservado para sua própria peça de arte de pétala de flor.
A vitrine principal tem lugar na Via Nicolaci, onde as pessoas podem olhar para baixo para apreciar as imagens de flores e depois para admirar as maravilhosas varandas barrocas.
Spello
Infiorata de Spello começou na década de 1930 e acontece todos os anos na pequena cidade da Úmbria, no dia da festa de Corpus Domini, no nono domingo depois da Páscoa.
Naquela noite, quase mil pessoas trabalham arduamente para criar tapetes feito de flores ao longo das ruas estreitas da cidade. As criações florais cobrem as ruas de todo o centro histórico em preparação para a passagem do Santíssimo Sacramento levado em procissão pelo bispo no domingo de manhã.
À medida que as técnicas evoluíram ao longo do tempo, o que antes era um longo tapete de flores ininterrupto, caracterizado por um design relativamente simples, tornou-se um conjunto mais sofisticado de composições maiores.
O que há de tão especial na Infiorata de Spello é que os artistas compõem seus esplêndidos tapetes usando flores coletadas na natureza. Enquanto o uso de outras partes das plantas, como folhas e bagas é permitido, a preferência é dada ao uso de apenas as pétalas, frescas ou secas. O uso de madeira e qualquer tipo de material sintético é severamente proibido. A coleta e processamento desses materiais naturais começa vários meses antes de seu uso real, o que significa que o festival exige um ano de esforço para aproveitar ao máximo a variedade de espécies florais sazonais que o campo da Úmbria oferece.
No Brasil, a tradição dos tapetes de flores na procissão de Corpus Christi foi trazida pelos portugueses e teve início na cidade mineira de Ouro Preto.
Textos extraídos dos seguintes sites:
Significados, Italy Magazine, Calendar e Wikipedia
Leia também:
Festa Junina ou Festa de Santo Antonio, São João, São Paulo?
Festa Junina ou Festa de Santo Antônio, São João, São Pedro...?
31/08/2018 @ 5:42 pm
[…] Talvez você se interesse por esse artigo: Corpus Christi – História e Significado […]