Como Perder o Medo de Avião – Conheça os Tratamentos
Last Updated on by Rodrigo Souza
Recentemente escrevi um post com 10 Dicas para Amenizar o Medo de Viajar de Avião. Como o blog recebeu diversos acessos naquele post, percebi que muitas pessoas também desejam saber como perder o medo de avião.
Essas pessoas muitas vezes deixam de viajar para locais que gostariam de conhecer porque o medo de viajar de avião as impedem. Além das pessoas que precisam fazer viagens por motivo de trabalho e que não podendo deixar de ir, passam por situações de desconforto até chegarem ao seu destino.
Para entender melhor essa questão, entrevistei a psicóloga Keila Barossi, que faz tratamentos com pessoas que querem “curar” o medo de viajar de avião. Fiquei bem satisfeita de saber que tais tratamentos existem.
Vamos à entrevista:
Por que algumas pessoas tem medo de viajar de avião?
Normalmente as pessoas sentem uma ansiedade que se apresenta como um estado de antecipação a algo.
É positiva normalmente quando vinculada a uma situação agradável que está por chegar. Mas pode ser negativa quando se sofre por antecipação, imaginando consequências negativas para uma situação que está por vir. É o caso da viagem de avião.
Primeiramente deve-se investigar se esse medo é causado por uma fobia ou por um trauma.
Qual a diferença entre fobia e trauma?
Fobia é um medo específico e crônico e normalmente não tem uma explicação prévia do porquê ocorre. Por exemplo fobia de barata, fobia de elevador, fobia de andar de avião, também conhecida como aerofobia.
O medo de viajar de avião pode ter relação com outras fobias, como a “agorafobia” (medo do imediato) ou o medo de lugares fechados. Outra razão, pode ser o medo de um acidente.
Há vários tipos de pessoas que sentem fobia: aquelas que vão canalizar todos os seus medos no avião; aquelas que são controladoras e não suportam estar num local onde não têm o controle; aquelas que precisam da sensação de terra firme e aquelas que simplesmente não gostam de se afastar de suas casas e ir a locais desconhecidos.
Já o trauma acontece quando experimentamos acontecimentos potencialmente ameaçadores à vida, que superam nossa capacidade para responder de modo eficaz. Por exemplo, quando sofremos um acidente.
Trauma nada mais é do que uma memória de longuíssima duração, que se forma devido ao seu acionamento contínuo. O constante acionamento da situação trágica, leva a uma descarga de alguns hormônios, que são responsáveis pela fixação desta lembrança na memória, como mecanismo de preservação e tentativa de resolução do problema.
Qual é o tratamento para cada um?
Cada caso é único e deve ser tratado dentro de suas especificidades. Contudo, normalmente, o tratamento mais assertivo é munir a pessoa de recursos para que ela possa controlar seu próprio corpo e se colocar como senhor da situação.
Há diversas formas de se tratar tanto a fobia quanto o trauma: trabalhando os comportamentos da pessoa mediante esquemas: pensamento – sentimentos – ação, dessensibilização sistemática, etc.
Mas onde tenho verificado melhores resultados é com a neuroterapia e a hipnoterapia associadas. Costumo trabalhar com tudo que tenho em mãos, pois cada pessoa é diferente. Algumas respondem melhor a um tipo de trabalho e outras à outro.
É garantido que fazendo um tratamento a pessoa perde o medo de viajar de avião?
Esta é uma excelente pergunta. Via de regra, não se perde o medo, aprende-se a lidar com ele. Até porque o medo também tem um fator de proteção. Há basicamente dois tipos de medo. Um que te protege, como por exemplo aquele que te impede de entrar dentro da jaula de um leão faminto. Outro que te põe para baixo, como por exemplo, aquele que não te permite fazer coisas das quais você gostaria ou precisaria fazer. Ou seja, que te impede de viver saudavelmente.
Então a questão aqui é primeiramente distinguir qual é o tipo de medo e como lidar com ele.
Se o medo de viajar de avião está provocando situações negativas na sua vida, é tempo de fazer alguma coisa para mudar isso. A negação do medo só o faz piorar. Admitir o problema é o primeiro passo, para superar o medo de voar.
Se desejar saber mais sobre como perder o medo de avião, acesse o site da Psicóloga Keila Barossi.
Espero mais uma vez ter colaborado para tornar a sua vida melhor, sempre com a intenção de viajar mais. 😉
Leia outros posts que tem o objetivo de melhorar a sua forma de viajar:
5 Dicas para Amenizar a Ansiedade Pré-Viagem
11 Dicas para uma Viagem de Avião Tranquila
5 Dicas Para Evitar a Ansiedade Pré-Viagem - Entre Polos
07/02/2023 @ 12:15 pm
[…] Mas caso seu desconforto seja ainda maior durante o voo, não deixe de ler esses outros posts sobre medo de viajar de avião e como perder o medo de avião. […]