As Obras Mais Importantes da Arte Espanhola
Last Updated on by Rodrigo Souza
Os recentes dois meses que passei na Espanha foram fantásticos. Principalmente se eu levar em consideração, todos os museus e exposições que visitei. Foi ótimo para conhecer melhor as obras dos pintores espanhóis.
Em nossas viagens sempre incluímos visitas a museus, mas normalmente elas acabam sendo rápidas. O tempo normalmente é curto e essa não é a melhor forma de conhecer um museu, mas às vezes, é a única.
Tendo ficado a maior parte do tempo em Madri, na região conhecida como Triângulo da Arte, pude desfrutar do que foi para mim, o melhor da cidade.
O Triângulo da Arte é a região onde estão os três principais museus da cidade: Museu do Prado, Museu de Arte Rainha Sofia e o Museu de Arte Thyssen-Bornemisza.
A tradição artística da Espanha tem aproximadamente 30.000 anos, se contarmos desde as pinturas da cavernas de Altamira, no norte do país.
Alguns dos grandes mestres da pintura europeia eram pintores espanhóis e deixaram um grande legado para a Espanha.
Vou listar aqui alguns deles e onde você vai poder apreciá-los quando estiver visitando a Espanha.
El Greco (1540-1614)
Começo com El Greco, que como o próprio nome diz, não é espanhol, mas escolheu Espanha para viver desde 1577 até sua morte.
A maior parte do seu trabalho é encontrada em Toledo. Andando pela cidade a gente vê alguns totens com pequenos mapas com orientações de onde ver suas obras. A Igreja de São Tomé é o lar de uma de suas pinturas mais famosas, o Enterro do Conde de Orgaz, que está em exibição em uma sala especial. Além disso, ainda existem muitas obras do artista e dos seus seguidores no Museu del Greco e no Museu Santa Cruz.
Em Madri, o Museu do Prado é o local ideal para encontrar vários quadros.
Zurbarán (1598-1664)
É o grande pintor do barroco espanhol, conhecido principalmente por suas pinturas de caráter espiritual, retratando monges, freiras e mártires, além de suas naturezas-mortas.
Ganhou o apelido “Caravaggio Espanhol”, devido ao uso realista do claroscuro que se destacam no seu trabalho.
Uma grande quantidade das suas obras está no Museu do Prado em Madri, mas as que são consideradas mais importantes estão no Museu de Bellas Artes de Sevilha.
Velazquez (1599-1660)
Artista do período barroco, onde além das interpretações de cenas de significado histórico e cultural, pintou inúmeros retratos da família real espanhola.
Velazquez foi o pintor oficial da corte durante o reinado de Felipe IV. Período em que criou suas maiores obras, basicamente, retratos. Como eram destinadas às coleções reais que passaram depois ao Museu do Prado, ainda permanacem lá. Já a maior parte dos quadros pintados em Sevilha, sua cidade de origem, foram para coleções estrangeiras e estão em diversos museus da Europa.
Suas obras estão em várias galerias do Museu do Prado em Madri. Sendo que sua obra-prima “As Meninas”, retrato da Infanta Margarita e suas damas, é a principal estrela do museu.
Goya (1746-1828)
Foi o grande pintor de cartões com cenas bucólicas, para a famosa Real Fábrica de Tapetes, os quais estão em exposição no 3° piso do Museu do Prado. Os tapetes criados à partir desses cartões, até hoje decoram o Palácio Real de Madri e muitos outros palácios pela Europa.
Seus trabalhos mais tardios foram executados durante o período da ocupação francesa e são carregados de forte emoção. Muitos deles expostos nas galerias do Museu do Prado e na Real Academia de Belas Artes de São Fernando, também em Madri.
A Ermita de San Antonio de La Florida é considerada a Capela Sistina de Goya. Lá ele teve total autonomia para criar afrescos, desde que fizesse uma homenagem ao padroeiro das moças solteiras. Retratou o Milagre de Santo Antônio, mas não deixou de mostrar um ar profano, festivo e madrilenho. Desde 1919 a ermita se transformou em panteão de Goya e mais tarde também museu e Monumento Nacional. Uma ermita réplica, ao lado da primeira foi construída para manter o serviço religioso.
Sorolla (1863-1923)
Suas obras mais importantes são cenários que brincam com a luz. Pintava muitos retratos, mas quando pintava paisagens, aproveitava para explorar a costa valenciana, seu local de nascimento.
Apesar de ser possível ver muitos de seus trabalhos no Museu do Prado, a maior parte das suas obras está no Museu Sorolla, também em Madri.
Picasso (1881-1973)
O grande artista do século XX fez de tudo e inventou um novo estivo quando já tinha cansado de todos os antigos.
Seus primeiros trabalhos estão expostos no Museu Picasso de Barcelona. Obras menos conhecidas que faziam parte do acervo da família, estão no Museu Picasso de Málaga, sua terra natal.
O Museu de Arte Rainha Sofia em Madri expõe diversas obras, incluindo a icônica “Guernica”, principal peça do museu.
Miró (1893-1983)
Miró é normalmente caracterizado como surrealista, mas seu senso de forma vem mais das pinturas do Neolítico espanhol.
Sua arte visionária é melhor encontrada na Fundação Joan Miró em Barcelona. Contudo uma significante parte de seu trabalho está exposta no Museu de Arte Rainha Sofia e no Museu de Arte Thyssen-Bornemisza, ambos em Madrid.
Dalí (1904-1989)
Dalí define o surrealismo na cultura popular. Seu estilo explora um mundo de fantasia e pesadelo, ele será sempre associado com relógios contorcidos. Viveu sua vida como uma grande piada, a maior prova disso é o Teatro-Museu Dalí em Figueres, sua cidade natal. O museu é um labirinto, uma peça surrealista e nele está a maior concentração das suas obras e o seu mausoléu.
Em Madrid, muitas obras podem ser vistas no Museu de Arte Rainha Sofia, como essa da foto acima, que é a minha favorita.
Para quem gosta de arte, poder dispor de tempo próximo a tantos museus e galerias é realmente um grande privilégio. Fico muito feliz com a oportunidade que tive.
Agora é com você… também gosta de visitar museus quando viaja? Me conta nos comentários aí em baixo. E se você gostou dessas dicas, que tal compartilhar em suas redes sociais? Basta clicar no botão de sua preferência. Obrigada!
Obs.: Nem sempre é possível fotografar nos museus. Quando possível, as fotos são minhas, senão de divulgação dos museus.
Talvez você também se interesse em ler sobre o Triângulo de Ouro da Arte de Madri ou sobre o Museu do Museu do Hermitage de São Petersburgo.
Links para os sites de alguns museus citados:
Você pode salvar este post no seu Pinterest para referências futuras usando a imagem abaixo:
Como é a Cerimônia de Troca da Guarda do Palácio Real de Madri
28/02/2023 @ 10:52 am
[…] você também se interesse por Museus de Madri ou sobre os Pintores Espanhóis ou ainda sobre o Dia de Reis na […]
O Que Fazer em Madri - Melhores Museus - Horários Gratuitos Sem Filas
07/02/2023 @ 2:39 pm
[…] sabe onde ver o melhor da arte na cidade. Você também pode se interessar em ler o post onde falo um pouco sobre arte espanhola e onde encontrar as obras dos pintores espanhóis nos museus da […]
Dia dos Reis Magos - A Maior Festividade da Espanha | Entre Polos
03/01/2020 @ 7:38 pm
[…] Não deixe de ler um pouco mais sobre a Espanha nos posts: Museus de Madri, Cerimônia de Troca da Guarda do Palácio Real de Madri, e Um pouco de arte espanhola. […]
O que Fazer em Valência em 2 dias e Dica de Hospedagem | Entre Polos
20/06/2018 @ 9:58 pm
[…] posts sobre a Espanha: Pintores Espanhóis, A Maior Festividade da Espanha, Museus de […]
Naná Coutinho
09/04/2017 @ 8:27 pm
Que post maravilhoso, cheio de cultura e informações precisas e super relevantes! Quando fui a Espanha visitei poucos museus por conta da grana, mas na próximo certamente farei um roteiro mais cult. Seu post me encheu de vontades!
Zudi Dadalt
10/04/2017 @ 5:49 pm
Obrigada Naná. Que bom que te encheu de vontade. Bjs.
Apure Angela!
08/04/2017 @ 11:29 pm
ahhh q post liiindooo! amo Goya e Velazquez! esse ano vou para a Espanha e quero ver essas obras lindas ao vivoooo
Zudi Dadalt
10/04/2017 @ 5:48 pm
Que ótimo, aproveite ao máximo!
Zudi Dadalt
07/04/2017 @ 4:48 pm
Valeu Fernanda! Espero que você volte a Madri com mais tempo!
Zudi Dadalt
07/04/2017 @ 4:47 pm
Diego, eu é que agradeço seu comentário.
Zudi Dadalt
07/04/2017 @ 4:46 pm
Que bom Fabíola! Espero que ajude mesmo.
Zudi Dadalt
07/04/2017 @ 4:45 pm
É a minha favorita também. Fiquei super emocionada quando a vi, pois não fazia ideia que ela estava lá. Por sorte podia fotografar e posei ao lado dela.
Zudi Dadalt
07/04/2017 @ 4:42 pm
Obrigada Adriana! Eu fico muito emocionada quando vejo uma obra que admiro. Estava tão apreensiva para ver a Guernica, que fiquei dando um tempo na sala ao lado.
Gisele Ramos
06/04/2017 @ 8:28 pm
Que legal! Realmente, as nossas passadas rápidas pelos museus não permitem muito aprendizado. Que bom que você teve a oportunidade de ficar mais tempo e conhecer mais profundamente!
Zudi Dadalt
07/04/2017 @ 9:56 am
È mesmo Gisele, mas sempre digo que pouco é melhor que nada. Obrigada pelo comentário.
Michela Borges Nunes
06/04/2017 @ 10:09 am
Que post bonito. Obras e artistas maravilhosos. Ótimas dicas para quem ama museus e arte. Parabéns!
Zudi Dadalt
06/04/2017 @ 3:23 pm
Obrigada Michela! Abraços.
Zudi Dadalt
06/04/2017 @ 9:41 pm
È mesmo Gisele, mas sempre digo que pouco é melhor que nada. Obrigada pelo comentário. ????