Conhecendo a Catedral Mais Antiga que Portugal: Sé de Braga
Last Updated on by Rodrigo Souza
Em minha última viagem à Portugal tive a oportunidade de passar rapidamente por Braga. O tempo foi curto, suficiente apenas para conhecer a Sé de Braga, os arredores da catedral com lindas ruas exclusivas para pedestres e um almoço muito saboroso.
Felizmente consegui tirar algumas fotos da cidade e da sua catedral. Tive uma impressão ótima da cidade e realmente, fiquei com muita vontade de voltar em outra oportunidade e conhecer melhor.
No retorno li um pouco mais sobre Braga e fiquei impressionada com a história da cidade. Apesar de ser a cidade mais antiga de Portugal, com mais de 2000 anos, é chamada de “A Cidade da Juventude”. A fundação de Braga ocorreu em 16 a.C., durante o período em que a região pertencia ao Império Romano. Recebeu o nome de Bracara Augusta, em homenagem ao imperador Augusto.
A Sé de Braga teve sua construção iniciada em fins do séc. XI, tendo sido dedicada à Virgem Maria. É tão antiga, que Portugal como país, ainda não existia. Acredita-se que a catedral foi construída sobre as ruínas de um templo romano dedicado à deusa Isis.
Estilo Arquitetônico da Sé de Braga
A igreja foi construída em estilo românico, repare nas paredes grossas, ambiente escuro com a luz vindo apenas de algumas janelas na parte mais alta da igreja. Características daquele estilo. Com o passar do tempo a arquitetura recebeu algumas alterações em estilo gótico.
Contudo me pareceu que internamente o estilo barroco está mais presente, principalmente na decoração dos altares em talha dourada.
Ao visitar Portugal, não esqueça que o Seguro de Viagem é obrigatório. Clique aqui para fazer um orçamento. Use o cupom de desconto: ENTREPOLOS5
A Sé de Braga possui liturgia própria, a liturgia bracarense. O rito bracarense consiste num antigo, mas não extinto, rito litúrgico latino da Igreja Católica.
Gravei um vídeo (bem discretamente) da entrada da celebração, mas logo me pediram pra desligar. Vou deixar aqui para dar uma ideia de como é o rito bracarense.
Se você tiver a oportunidade de visitar Braga, não deixe de conhecer a Catedral Sé de Braga. Vá com tempo para poder também visitar o Tesouro Museu da Sé, onde poderá ver a cruz da primeira missa celebrada no Brasil, levada por Pedro Álvares Cabral.
Próximo à Sé de Braga está a bem conhecida Porta Nova, que é um cartão postal da cidade. Ela foi uma das antigas entradas das muralhas da cidade. Em uma das faces do arco está um nicho com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Passe a porta e logo verá o excelente restaurante Bem Me Quer, o qual eu recomendo.
O endereço da Catedral de Braga é: Rua D. Paio Mendes.
O horário de funcionamento é: das 08:00h às 18:30h (Outubro-Março) e das 08:00h às 19:00h (Abril-Setembro).
Para mais informações sobre a Sé e Museu, acesse o site oficial.
Continue lendo sobre Portugal:
Igreja de Santo Antonio de Lisboa
Se quiser guardar este post para reler em outro momento, você pode salvar a foto abaixo em seu Pinterest. Depois é só clicar na foto e você retorna para cá. 😉
Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
- Reserve seu hotel no Booking.com
- Faça cotação para seu Seguro de Viagem
- Compre passeios na GetYourGuide
- Compre ingressos fura-fila na Tiqets
- Alugue um carro na RentCars
- Encontre sua passagem aérea na Passagens Promo
- Compre um chip internacional da EasySim4U
Viagens em Grupos e Peregrinações - Santuários pelo Mundo
06/04/2022 @ 7:54 pm
[…] de Compostela, na Espanha, mas no meio do caminho paramos em Braga. Lá assistimos uma missa na Sé de Braga, cujo o rito é um pouco diferente. Almoçamos uma comida maravilhosa e seguimos […]
Santuário do Sameiro | Dicas de Portugal | Santuários pelo Mundo
04/12/2021 @ 4:46 pm
[…] Além dessa data principal, também no primeiro domingo de junho de cada ano, acontece uma peregrinação, com partida da Sé de Braga. […]