Antes de mais nada eu gostaria de informar àqueles que ainda não sabem que, infelizmente, as inscrições para se trabalhar como voluntário para a Copa de Mundo de 2014 no Brasil já estão encerradas. A boa notícia é que para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro elas nem mesmo abriram!! Bom, eu vou contar sobre minha experiência como voluntário para as Olimpíadas de Inverno de 2010 em Vancouver e dar dicas para que você seja aceito…inclusive para quem já está no processo seletivo da Copa do Mundo de 2014.
Uma atualização da informações acima: A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos Rio 2016 já passaram. Ainda é cedo demais para se candidatar a Tóquio 2020 (mas há datas para inscrição e recrutamento mais ao final do artigo). E aqui está o link para os Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeonchang, Coreia do Sul e a Copa do Mundo na Rússia . Ambas aplicações já estão abertas!
Nota: Este artigo foi escrito originalmente após uma experiência do Rodrigo como voluntario nos Jogos Olímpicos de Inverno 2010 em Vancouver…. mas se você gostaria de saber mais das nossas dicas e pensamentos atualizados depois de termos sido voluntários nos Jogos Olímpicos Rio 2016, é só ir até o final desse artigo.
Primeiramente, de onde veio a ideia de me tornar um voluntário para um grande evento esportivo??
Um amigo meu já havia participado como voluntário nas Olimpíadas de Atenas e me contou o quanto a experiência de fazer parte de um dos maiores espetáculos da terra foi positiva!!
Eu achei interessante mas não pensei muito seriamente no caso. Porém, em 2006 quando eu estava mochilando pela Espanha eu conheci um canadense que fez a minha opinião mudar. Não ele exatamente, mas a situação em si.
Estávamos no mesmo albergue conversando e ele disse que tinha um apartamento alugado com outros amigos em Torino, Itália, durante as Olimpíadas de Inverno de 2006. Conversa vai, conversa vem e ele me convidou para passar um tempo com eles durante os jogos….e é claro que eu não iria perder uma mamata dessas!!!
Chegando lá ele havia se esquecido de contar aos amigos que ele tinha convidado um Brasileiro desconhecido para ficar na casa com o resto da turma, o que gerou um certo stress e desconforto por parte deles. Porém, eu estava decidido a engolir a má situação e aproveitar o fato de eu estar no meio de uma Olimpíada de graça.
Bom, e Brasileiro sabe como é, na primeira balada em que fomos eu já quebrei o gelo e nos tornamos grandes amigos.
Mas a estória não é essa. Durante os jogos eu me encantei com todas as atividades, eventos, festival de fogos de artifício e as “casas” de diversos países, que nada mais eram que as casas das delegações dos países participantes e onde constantemente havia festas e eventos.
O canadense que me convidou trabalhava para a “Casa do Canadá” e numa determinada noite fomos ao evento de promoção da próxima Olimpíada de inverno que por acaso seria em Vancouver no Canadá.
Devo confessar que eu estava um pouco ébrio e consequentemente emotivo. Mas quando eu vi aquele clipe no telão mostrando como seria as Olimpíadas em Vancouver eu falei: “Tenho que fazer parte disso”!!
E como eu comecei o processo para ser um voluntário para as Olimpíadas??
Com essa ideia na cabeça eu já fui consultar o site dos jogos de Vancouver para saber como me inscrever para ser voluntário. No site informavam que as inscrições só começariam 2 anos antes dos jogos…ou seja, como eu estava em 2006 e as inscrições só começariam em 2008 eu tive que esperar 2 anos para poder me inscrever.
Chegada a data, eu coloquei todo o tipo de informação que eu acreditava ser relevante, entre elas:
- Falar mais de uma língua (inglês sendo a mais importante);
- Ter experiência de trabalho em equipe;
- Facilidade em lidar com o público;
- Paixão por esportes
E algumas outras informações específicas do meu currículo como experiência de trabalho e escolaridade. A aplicação é como se você aplicasse para um trabalho normal.
Bom, basicamente 2 anos antes de começar o evento eu fui um dos primeiros a me inscrever e agora era só aguardar ser chamado.
O problema é que eu cometi um erro grave durante a minha inscrição. Eu coloquei que eu não tinha acomodação para ficar em Vancouver (e não tinha mesmo) pois eu achava que o meu currículo era interessante o suficiente para eles me escolherem e que eles me arranjariam um lugar para ficar….ledo engano….
Eles até arranjam lugar para acomodar alguns voluntários, mas voluntários com atributos extremamente valiosos como médicos, profissionais de grandes eventos entre outros….não para um pé de chinelo como eu.
Chegado uns 2 meses antes da Olimpíadas e nada de eu ser chamado. Aí eu ligue para lá e me disseram que estavam dando prioridade a voluntários que tivessem lugar para ficar, uma vez que a acomodação disponível, além de ser o “olho da cara”, é muito rara de se encontrar em um grande evento como esse.
Para vocês terem uma ideia, a cidade alugou 3 navios gigantescos de cruzeiro para hospedar os policiais de outras regiões do Canadá que estavam auxiliando na segurança durante os jogos.
Sabendo desse problema, na hora eu entrei novamente no site dos Jogos e mudei a minha inscrição dizendo que SIM, eu tinha um lugar para ficar em Vancouver….mesmo não tendo….
Liguei lá novamente, tipo do cara chato mesmo, insistente, até conseguir o que eu queria. Como faltavam menos de 2 meses para os jogos, todas as posições importantes para voluntários já estavam preenchidas e só sobraram as mais “simples”(como guia de informação sem muita responsabilidade).
Sendo assim, eles me ofereceram para ficar em determinadas áreas da cidade perto do metrô dando informações turísticas aos visitantes e organizando a fila do metrô quando algum grande evento terminava, evitando assim que se sobrecarregasse o sistema de transporte. Pondo a minha função em perspectiva, eu estava em uma das mais baixas posições hierárquicas das pessoas que trabalhavam para os jogos.
Obviamente essa não era a posição que eu gostaria de estar. Eu preferiria estar mais na parte de estratégia, organizacional e com mais responsabilidades. Mas como o mais importante para mim era participar dos jogos (obviamente sem ser um atleta) e pelo fato de eu ter feito a minha inscrição de forma errada e tudo ter se resolvido de última hora, eu estava mais do que satisfeito!!
Depois eu resolvi o esquema de acomodação muito facilmente.
Existe um site mundial de classificados gratuito chamado Craigslist. Ele é muito forte nos EUA e Canadá. Ele tem de tudo como oferta de emprego, acomodação, homem procura mulher e por aí vai. Foi lá que eu achei a minha acomodação quase um mês antes dos jogos. Dividi uma casa com uns estudantes locais não muito longe de onde aconteciam os eventos e por um preço bem razoável.
No Brasil ele não é muito conhecido mas tem páginas para muitas cidades do mundo. Só pesquise para a cidade onde você quer ficar.
Como todo grande evento no mundo, tem muita gente que mora na cidade onde eles acontecem e vão alugar quartos, sofás ou até a casa toda durante o evento para tirar um trocado. Já sei de gente que mora em uma das cidades sedes da Copa que vai alugar a sua casa e viajar durante os jogos porque não gosta de futebol e quer fugir da bagunça.
ATENÇÃO: Cuidado com qualquer anúncio que peça para você fazer um depósito antecipado para reservar o lugar. Muitas vezes isso pode ser trambique!! Tente verificar se o local realmente existe, fale com um amigo que mora na cidade para ir verificar, peça referências, pesquise na internet (google, facebook etc…) para não cair em golpe.
Também sempre existe a possibilidade de se fazer Couchsurfing ou ficar em um albergue. Eu explico isso melhor na minha página de acomodação para viagens.
E para quem já conhece, o Airbnb é a novidade na área de acomodação pelo mundo onde o pessoal aluga a própria casa ou quartos para viajantes. Para se ter uma idéia, eu ouvi dizer que 1/3 das pessoas que foram ao Brasil para a Copa do Mundo utilizaram o Airbnb para conseguir acomodação.
Saiba mais sobre Airbnb na minha página sobre os 6 melhores sites para encontrar acomodação. E o melhor de tudo, se você se inscrever para o serviço através desse link aqui, você ganhará R$ 90 Reais de desconto na sua primeira estadia!
Resolvendo a acomodação, tudo ficou mais simples. Fui para lá na data que me indicaram, peguei meu uniforme, fiz um treinamento de como lidar com o público, aprendi onde ficavam as principais localidades dos jogos e comecei a trabalhar.
Como voluntário, obviamente, você não recebe salário, mas no meu caso lá em Vancouver eles nos davam dinheiro para almoçar nos dias que tínhamos que trabalhar (lembrando que havia também os dias de folga para curtir os jogos).
Para evitar que os voluntários faltassem você tinha um tipo de cartão de ponto e cada vez que completava um determinado número de dias ganhava um brinde.
Eu ganhei pins, vinho, camiseta (fora todo o uniforme que fica para você no final) e como não faltei nenhum dia, ganhei um relógio Swatch dos jogos no meu último dia. Além disso, houve um sorteio entre todos os voluntários e eu ganhei uma mini réplica da tocha….show de bola!!
Mas os bens materiais que você ganha são o menos importante. O principal é a experiência de participar de algo tão grande, visto por bilhões (isso mesmo, 9 zeros) de pessoas pelo mundo. Conhecer atletas e voluntários de vários países. No meu caso, eu assisti ao último ensaio do show de abertura dos jogos que foi exatamente igual à abertura oficial. Tive acesso a alguns jogos de hockey no gelo e fui a muitas festas e eventos pelas ruas de Vancouver (Muito doido você ir à balada e encontrar um atleta olímpico comemorando bêbado com uma medalha de ouro no pescoço…só nas Olimpíadas!!).
No final eu investi um certo dinheiro (pouco se comparado com o retorno) mas foi uma experiência única na vida que valeu muito a pena.
Resumindo, por que ser um voluntário para a Copa do Mundo e Olimpíadas?
Porque você terá uma das experiências mais incríveis da sua vida fazendo parte de um dos maiores eventos da terra!!
Também é bom para seu CV 🙂
Como conseguir lugar par ficar durante as Olímpiadas o a Copa do Mundo?
Como falei, existem muitos sites de classificados onde as pessoas colocaram anúncios. É só pesquisar nos sites que passei acima no texto.
Quais são as etapas para ser voluntario para os Jogos Olímpicos ou a Copa do Mundo?
1. Preencha sua aplicação de voluntário on-line (apenas usar o Google para encontrar o site que você precisa, ej. “Korea 2018 Olympic Volunteer”).
2. Complete uma entrevista em grupo on-line (você receberá um convite por e-mail).
3. Tenha uma “conversa on-line” para discutir o seu papel na sua área específica.
4. Receba a carta convite (via email) com a sua posição específica para os jogos.
4.1. Se você tiver recebido a sua carta convite para os jogos, eu recomendo que você tente adquirir os seus voos e acomodação neste momento.
5. Aceite a sua carta convite e sua posição ou ligue para mudar de posição caso você queira algo diferente.
6. Arrume as malas, não perca seu vôo e aproveite!
PS: Esses foram os passos exatos pelos quais passamos para sermos voluntários na Rio 2016…..mas é capaz de ser um pouco diferente dependendo do jogos e local.
Dicas e informações atualizados após de ser voluntários no Rio 2016 Jogos Olímpicos
Como percebemos que a nossa página “Como ser voluntário para os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo” tem aumentado muito em número de visitantes e comentários ultimamente (parece que todo mundo se sentiu inspirado depois de assistir aos jogos Rio 2016), nós decidimos atualizar esse artigo para clarificar algumas das perguntas. Então, como acabamos de voltar do Rio depois de quase 3 semanas como voluntários, aqui estão algumas dicas que vão ser muito importantes caso você queira ser voluntário para os próximos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo:
- Para começar, uma das perguntas mais comuns que recebemos: o meu vôo para os Jogos Olímpicos será paga se eu for um voluntario? A resposta curta é não. Você precisa tomar conta e pagar o seu próprio voo e acomodação durante os jogos. Porém, você vai receber um uniforme muito legal (olha nas fotos abaixo) e alimentação e transporte nos dias que você trabalhar…. além de uma experiência incrível por fazer parte do maior evento do mundo!
- Aplique o mais rápido possível pois as inscrições terminam bem antes no início dos jogos!
- O uniforme é bem completo (recebemos 3 camisetas, 3 meias, 2 calças, 2 bolsas, 1 jaqueta, 1 casaco de chuva, 1 chapéu, 1 cinto e 1 par de tênis)….. então, verifique que você vai ter espaço na sua mala para trazer tudo para casa!
- Mantenha uma mente aberta e seja flexível. É um processo enorme e complicado planejar um evento tão grande assim, então esteja pronto para atrasos e não espere que tudo dê certo em seus dias de trabalho….mas se você estiver pronto para esses empecilhos, você ira aproveitar os jogos!
- Seja persistente. Se você ainda não foi alocado ou está em uma posição que você não gosta, não tenha medo de ligar e enviar e-mail para a coordenação.
- Porém, não fique decepcionado se você não obter a posição que você queria… só o fato de ir para os jogos já é uma grande conquista!
- Lembre-se que a maioria das pessoas com quem você trabalha (incluindo alguns dos seus “supervisores”) são voluntários como você…. então não fique bravo com eles caso as coisas não saiam como planejado.
- Comece a aprender outras línguas. Mesmo se você não fale a língua do país onde está acontecendo os jogos, eles ainda podem precisar das suas habilidades em línguas para trabalhar com atletas, dignitários estrangeiros, etc…. Obviamente, a língua mais importante de todas para aprender é Inglês, mas Espanhol e Frances também têm grande demanda.
- Se tem um jogo/esporte que você realmente quer ver, sinta-se livre para comprar os ingressos com antecedência. Você pode pedir dias de folga específicos quando você for preparar a sua escala.
- Junte-se ao grupo de voluntários no Facebook. Você vai encontrar todos os tipos de informações sobre o processo e também pode fazer perguntas para os outros voluntários!
- Você não precisa participar de todo período dos dois jogos. Você pode participar só dos Jogos Olímpicos, só dos Jogos Paraolímpicos ou dos dois. Mas também pode participar somente por cerca de 10 dias em um ou outro….ou nos dois (assim tem tempo para assistir aos jogos e conhecer o local).
- SEMPRE DIZER QUE VOCÊ JÁ TEM ACOMODAÇÃO DURANTES A SUA APLICAÇÃO, mesmo que isso não seja verdade. Confie em mim, isso vai tornar a sua vida muito mais fácil.
- Não se esqueça dos Jogos Paraolímpicos! Também é um grande evento que usa muitos voluntários. O processo de aplicação é o mesmo.
- De uma olhada nas outras paginas de nosso site para ajuda-lo a planejar a sua viagem a um custo muito baixo! Você pode encontrar uma lista de todos os nossos sites e empresas favoritas em nossa “página de recursos” a final desta página. Além disso, aqui estão algumas páginas específicas para ajudá-lo:
17 Dicas para Encontrar vôos baratos
Os 6 Melhores e Mais Baratos Sites para Encontrar Acomodação
Os 3 Melhores e Mais Baratos Seguros de Viagem
Como Economizo Dinheiro para Viajar Tanto
Se você vai para Pyeonchang 2018 – 22 Fatos Interessantes que Eu Aprendi Morando no Coreia do Sul +
13 Lugares para Visitar na Coreia do Sul
Se você vai para Tokyo 2020 – Duas Coisas para Saber Antes de Viajar ao Japão + Como Escalar o
Monte Fuji
ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE EM RELAÇÃO À INSCRIÇÃO E RECRUTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE TOKIO 2020!!
Se você está planejando se inscrever para ser voluntário para os Jogos de Tóquio 2020, o recrutamento começará em torno de junho ou julho de 2018!
Esta informação vem diretamente do site da TOKYO 2020:
“O recrutamento, em princípio, começará em torno do verão de 2018. No entanto, uma parte dos Voluntários de Cidade para os Jogos de Tóquio 2020 será recrutada antes do cronograma, começando no final do ano fiscal de 2010 para apoiar a Copa do Mundo de Rugby 2019 (RWC2019). Essa experiência será então aplicada aos Jogos de Tóquio 2020.”
Lembrando que eles estão falando do verão no hemisfério norte, que é entre junho e agosto de 2018. Mas fique atento(a), pois eles recrutarão alguns voluntários para a cidade de Tóquio a partir do final de 2017! Para mais informações, você pode ler aqui.
Próximos 3 Jogos Olímpicos de Verão (2024, 28 e 32)
As sedes dos 3 próximos jogos olímpicos de verão já foram definidas:
- 2024: Paris, França
- 2028: Los Angeles, Estados Unidos
- 2032: Brisbane, Austrália
Então se você planeja ser voluntário para algum desses futuros jogos, não deixe de ficar de olho nas páginas oficiais da internet dessas 3 organizações. Assim que abrirem para os voluntários se candidatarem, mande a sua aplicação!
ADENDO: Para estrangeiros que queiram se voluntariar aqui no Brasil ou brasileiros que queiram se voluntariar em outros eventos como a Copa de 2018 na Rússia. Verifique se você precisa de visto para entrar no país. Se não precisar você pode trabalhar como voluntário sem visto. Se você necessitar de visto, uma vez aceito como voluntário, você deve pedir uma carta de confirmação de oferta de vaga como voluntário à organização do evento. Assim você pode levar essa carta de confirmação ao consulado do país anfitrião para facilitar a obtenção do visto.
E você, também está querendo se tornar um voluntário para as Olimpíadas ou para outros grandes eventos desportivos e tem alguma questão não esclarecida no texto?? Pergunte na área de comentários e tentarei te ajudar da melhor forma possível. Se já se voluntariou e gostaria de comentar ou criticar, seja bem vindo!!
*O “Fora da Zona de Conforto” é um Blog independente e não é um canal mantido pela FIFA ou Comitê Olímpico Internacional. As informações contidas nesses sites representam a opinião de seus autores, colaboradores e usuários. FIFA, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, seus nomes e logos são marcas registradas pertencentes às respectivas companhias.
Está planejando a sua próxima viagem?
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.
Vc precisou ir para os treinamentos lá? Quantos?
Oi Wal, tudo bem? Obrigado pela pergunta. Na verdade, como a minha função não era muito complexa, eu não tive que fazer muito treinamento. Eu cheguei na data que eles estipularam, uns 10 dias antes das abertura dos jogos, fiz 2 dias de treinamento e já comecei a trabalhar. Acredito que se for uma função de mais responsabilidade e técnica, talvez precise chegar mais cedo para fazer mais treinamento ou até DAR treinamento, caso você for liderar uma equipe. Me avise se tiver mais alguma dúvida.
Grande abraço!!
Oi!!! Adorei seu site e a matéria! Quantos anos você tinha na época? Tenho 15 anos e já estou com a cabeça na copa de 2018 na Russia… Quero muito me voluntariar! Quando o evento é grande como no caso, uma copa do mundo, será que eles dão preferência a pessoas mais maduras? Porque eu pesquisei e com 18 anos já se é maior de idade lá… Mas não sei se preferem pessoas mais experientes! Será que posso continuar sonhando em estar na Russia em 2018? Obrigada de qualquer forma! Um abração
Oi Maria Eduarda, tudo bem? Fico feliz que você tenha gostado do site e da matéria. Quanto às suas perguntas, eu tinha vinte e poucos anos quando me voluntariei mas idade não é um problema. Como você comentou, o importante é que você seja maior de idade, de resto, vai depender de suas habilidades e experiência de trabalho. Como eu escrevi no texto, existem posições super fáceis como organizar filas e dar informação na rua. Essas, qualquer um pode fazer, independente da idade e experiência. Porém ter o Inglês seria essencial. Eu acho que você deve sonhar sim e se planejar para realizar seus sonhos. Talvez aprender um básico de Russo via internet (https://www.bbc.co.uk/languages/russian/quickfix/) e aperfeiçoar o seu Inglês. Já ver quanto seria a acomodação e passagem (Brasileiros não necessitam visto de turismo por lá mas confirmar se você necessitaria de um visto especial de voluntária). Talvez fazer um curso de primeiros socorros para colocar no seu currículo. Tente se inscrever o mais rápido possível quando as vagas abrirem e coloque que SIM, você tem acomodação para ficar na Rússia (se selecionada, você vai atrás disso depois). Enfim, jamais desista dos seus sonhos antes de tentá-los e falhar várias vezes, pois se não acontecer na Rússia pode ser na Coréia também em 2018, Qatar 2022, Rio 2016, Tokyo 2020 e por aí vai…me avise se necessitar de mais dicas. Te desejo toda sorte do mundo e sucesso em suas empreitadas.
Já tem algum site em que possamos nos cadastrar?
Oi Camila, tudo tranquilo? Então, para dizer a verdade, as inscrições para o programa de voluntários para a Rio 2016 já estão encerradas. Mas ainda dá para se inscrever para a lista de espera. Esse é o link: https://web.archive.org/web/20161124051145/https://portaldovoluntario.rio2016.com/ Boa sorte!!
Vou me escrever hoje para ser voluntária para as olimpíadas quero muito ser voluntária pela experiência. Tenho 17 anos e até fevereiro de 2016 tenho 18 . Você ficou quantos dias de trabalho?? pq tem que ficar no máximo 10 dias para ser voluntária nas olimpíadas 2016. e outra pergunta Eles dão passagem ?? ou vc tem que pagar ??? Me responde rádido.
Oi Micaella. Parabéns por decidir ser uma voluntária. Eu fiquei cerca de 2 semanas. Dentro dessas duas semanas eu tive uns 9 dias de trabalho (cerca de 4 horas por dia) e o resto foi descanso ou dias livres. Pelo que eu li, não é que você você só pode ficar no máximo 10 dias. O que eles querem é que você se comprometa por no mínimo 10 dias de jogos ou mais. Melhor se você puder se voluntariar durante os jogos inteiros, assim eles não precisam ficar treinando um monte de gente. Não, normalmente eles não dão passagem. A não ser que você esteja se voluntariando como um médico cirurgião de alto valor…aí possivelmente. Então basicamente você tem que pagar pela passagem para chegar até o Rio e sua acomodação por lá. Bom, desejo boa sorte e não desista!!
Oii Eu de novo rrsrs. Sou do Rio de Janeiro mesmo e quando entrei em contato com eles. Eles disseram numa parte assim ” transporte na região metropolitana do Rio de Janeiro e Cidades do futebol” o que isso quer dizer?? rs. Por que para mim ficaria difícil pagar esses dias todos de olimpíadas. Você escolheu atendimento ao público ?? Obrigada
Oi eu de novo. Eu sou do Rio de Janeiro mesmo, até assim pago passagem e por que eu moro na capital zona oeste do rj. Ficaria difícil para pagar e quando entrei em contato com eles e eles disseram isso a ”transporte para cidade metropolitana do rio de janeiro” ??? isso inclui a zona oeste ?? e outra vc escolheu qual trabalho atendimento ao público ?? OBRIGADAA
Oi Micaella. Então, a região metropolitana do Rio é a cidade do Rio de Janeiro mais 21 municípios em torno dela. Dá uma olhada nesse link https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_do_Rio_de_Janeiro que lá explica quais áreas abrangem a região metropolitana do Rio. Então, basicamente, se você mora em uma dessas cidades, você terá transporte de graça para qualquer outra parte dessa mesma região durante as Olimpíadas. Então não se preocupe com o custo do transporte.
Eu fiz atendimento ao publico. Basta ser simpática, ter um bom sorriso e ser bem informada sobre as olimpíadas e onde ficam os eventos que você vai se dar bem. Espero ter ajudado.
quero me inscrever para ser voluntária também no Rio2016. Tenho umas duvidas vc participou dos jogos olímpicos e paralímpicos ?? e o curso de inglês que eles falam que disponibilizam é de graça ou tem que pagar ?? Obrigada
Oi Manu, tudo bem? Eu só participei das Olimpíadas. Não tive tempo de participar dos jogos Paraolímpicos pois tinha que voltar aos meus estudos. Mas da para se voluntariar para os dois.
Não, o curso é de graça mas é online. Ou seja, via internet. Mas totalmente de graça. Acho que vale muito à pena uma vez que esses cursos podem custar caro e você terá de graça se for escolhida. Além do mais, há outros sites grátis na internet que são muito bons para dar uma afinada no seu Inglês, como esse aqui: https://www.duolingo.com/course/en/pt/Aprenda-Ingl%C3%AAs-Online . Boa sorte Manu.
Boa tarde. Estou participando da seleção de voluntários para Rio 2016. Acabei de ser chamada para entrevista presencial. E só sei que será uma dinâmica em grupo. Você tem alguma dica sobre a entrevista?
Oi Bete, tudo bem? Eu também estou esperando ser chamado. Mas como moro fora, terei que fazer online.
Eu acho que você deve encarar como uma entrevista de emprego. Então uma atitude muito positiva, de quem quer ajudar, não importa como. Que você não tem problemas com horários ou locais. Está disposta ao que der e vier. E que, caso no momento te esteja faltando alguma habilidade necessária, que estaria disposta e feliz em fazer treinamento para adquirir tal habilidade.
Também enfatizar que você é uma pessoa responsável que além de querer curtir as Olimpíadas, sabe que tem tarefas a cumprir como voluntária.
Se tiver dinâmica de grupo, mostrar a sua habilidade de trabalhar em grupo, ouvir mas também se fazer ser ouvida para se chegar em um consenso.
Bom, acho que é isso. Depois me diz como é que foi.
Boa sorte e talvez nos vejamos por lá!
Amei O Site e as Dicas, Hoje estarei fazendo a Entrevista para ser Voluntario na Rio2016 !
Espero Conseguir ! <3
Que legal Ana Laura! Fico muito contente que tenha gostado do site.
Muito boa sorte com a entrevista. O esquema é saber trabalhar em grupo para chegar ao objetivo da entrevista. Vai conseguir!
Como estou na Coréia do Sul no momento, a minha entrevista vai ser por Skype daqui alguns meses. Talvez nos vemos nas Olimpíadas! 🙂
Boa sorte mais uma vez!
Ola tudo bem? eu farei uma entrevista nesta semana, porem nao sei como ela funciona. Voce poderia me fazer um resumo e dar dicas para a entrevista? É tudo em ingles? obrigadaa !!
Oi Natalie, tudo bem? Obrigado pelo comentário e pergunta.
Que legal! Parabéns. Espero que dê tudo certo. Eu fiz a minha entrevista para voluntário dos Jogos Olímpicos da Rio 2016 não faz muito tempo.
Então, basicamente na entrevista eles vão falar um pouco dos jogos e vão passar um vídeo falando da Rio 2016.
Depois eles vão mostrar alguns atletas e te perguntar com qual você mais se identifica e o porquê.
Além disso, no meu caso, eu tive que conversar com os outros entrevistados para criar uma música e um logo para os jogos olímpicos. Basicamente uma forma de dinâmica em grupo para ver como você interage com o resto do grupo. Nesse caso, eu te aconselho a participar bastante da conversa.
Para mim, a entrevista foi em Português mesmo. Acho que seria o mesmo para você também.
Bom, acho que isso. E como haverá a câmera ao vivo, eu aconselho que você esteja razoavelmente arrumada, sorridente e que participe proativamente da conversa mostrando o quanto você está motivada para participar como voluntária.
Bom, te desejo um ótima entrevista, boa sorte e talvez nos vejamos durante as Olimpíadas!!
Rodrigo
Bom dia. Podem indicar-me o local onde poderei fazer a minha candidatura para voluntária para os jogos olimpicos de inverno em Seul? Obrigada
Oi Dulce, tudo bem? Que legal que você está interessada em ser voluntária para os Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang 2018 na Coréia do Sul. Por sinal, eu estive esquiando e fazendo snowboard lá 2 semanas atrás, pois estou na Coréia no momento.
Então, eu acabei de verificar no site oficial deles, https://web.archive.org/web/20170122165134/https://www.pyeongchang2018.com/horizon/eng/index.asp e ainda não tem nada. Eu lembro que para os jogos de Vancouver, as aplicações para voluntários abriram exatamente 2 anos antes dos jogos. Então fica de olho nessa página que eles devem estar abrindo em breve.
Boa sorte!!
Adorei sua postagem. Vc tem alguma informação sobre voluntários para as Olimpíadas de Tokyo 2020? Eles só aceitarão japoneses ou residentes? Obrigada Lilian
Oi Lilian, tudo bem? Obrigado pela pergunta.
Para dizer a verdade eu ainda não tenho muita informação, mas tenho certeza que eles também aceitarão estrangeiros para serem voluntários. Eu nunca soube de umas Olimpíadas recentes que não aceitavam pessoas de fora do país sede. E como na maioria das Olimpíadas, acho que eles começam a falar melhor do processo depois da RIO 2016 e as inscrições começam 2 anos antes dos jogos começar. Então coloca na agenda! 😉
Qualquer outra dúvida, é só falar.
Boa sorte!
Obrigada Rodrigo. Ficarei na expectativa.
Sem problemas Lilian. O prazer foi meu. 🙂
sejam todos bem vindos! quartos compartilhados https://www.facebook.com/hikeinrio/photos/pcb.214299052275673/214298655609046/?type=3
Legal Thiago. Muito obrigado. Tenho certeza que há muita gente buscando acomodação para os Jogos. Valeu pela dica!
Abraços!
Boa tarde!
Agora já estão acontecendo as olimpiadas do Rio 2016, você já tem alguma informação se tem algum site já das olimpiadas de Toquio em 2020? Quero muito me voluntariar. Estou no rio visitando e assistindo aos jogos, e é uma experiência super legal!
Boa tarde!
Gostaria de saber se você já tem alguma informação sobre site das olimpiadas de Toquio 2020? Quero muito me voluntariar! Estou aqui no Rio assistindo aos jogos olímpicos e é muito legal!
Obrigada, aguardo sua resposta!
Oi Yasmin, tudo tranquilo? Que legal que você quer fazer parte da Tokyo 2020!
Para dizer a verdade, no momento eu também estou aqui no Rio me voluntariado nos jogos olímpicos e está sendo muito show!
O site oficial dos Jogos de Tokyo 2020 é esse: https://tokyo2020.jp/en/. Eu ainda não encontrei informação sobre o programa de voluntário deles, mas tenho certeza que em breve vai aparecer um link no site deles para que você se candidate. Normalmente, eles abrem as vagas entre 3 a 2 anos antes dos jogos e fecham por volta de 1 ano antes. Então fique de olho!!
Pode ser um processo longo e trabalhoso, mas não desista, vai ser uma grande experiência, posso te dizer com propriedade pois é a minha segunda vez! 😉
Boa sorte!
Olá, qual a idade mínima para se voluntariar?! E qual site eu procuro para as olimpíadas de Tokyo?!
Oi Rebecca, tudo bem? Obrigado pela pergunta.
Muito legal que você esteja interessada em se tornar uma voluntária para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020. Para dizer a verdade, no momento eu estou me voluntariado aqui nos jogos olímpicos da Rio 2016 e está sendo uma super experiência.
Para ser honesto, eu não tenho certeza, mas acho que a idade mínima são 18 anos. O site oficial dos Jogos de Tokyo 2020 é esse: https://tokyo2020.jp/en/. Eu ainda não encontrei informação sobre o programa de voluntário deles, mas tenho certeza que em breve vai aparecer um link no site deles para que você se candidate. Normalmente, eles abrem as vagas entre 3 a 2 anos antes dos jogos e fecham por volta de 1 ano antes. Então fique antenada! E com certeza lá aparecerá a informação sobre idade mínima.
Qualquer outra dúvida, é só falar.
Boa sorte….vale a pena!!
cara porque não te conhece antes ???? tenho esse espírito de. aventureira dentro de mim!!! Mais a minha pergunta é o seguinte se escolhida como voluntário ,eles pagam a passagem!!! e parabéns pela matéria gostei d tudo !!!
Hahaha, valeu pelas palavras. Espíritos aventureiros acabam sempre se cruzando por esse mundo. Bom, acho que eu já tinha respondido acima mas infelizmente não, eles não pagam a passagem. Mas tente ver isso como umas férias que você tiraria e pagaria de qualquer forma, mas muito mais interessante e que vai marcar muito mais a sua vida.
Qualquer outra dúvida, é só voltar a perguntar. E não se esqueça de reler o artigo acima que acabamos de atualiza-lo.
Abraços…
Parabéns pela sua publicação!!!cara porque não te conhece antes!?tenho. um espírito aventureira passando dentro de mim !!! mais eu tenho uma pergunta ,sendo escolhido como voluntário ,exemplo quero ser voluntária nas olimpíadas de Tokio ,eles pagam a passagem????
Parabéns pelas suas experiências e tb po e compartilhar conosco!!! tenho uma pergunta ,to interessada nas olimpíadas de Tokio, eles pagam as passagens dos voluntários pra irem pra lá??
Eles pagam as passagens dos voluntários estrangeiros???e parabéns por vc compartilhar a tua experiência.
Oi Anonymous 🙂
Obrigada pelo comentário! Infelizmente, eles nem pagam para os vôos nem alojamento. Porém, eles pagam para o uniforme e comida/transporte nos dias en que você trabalha. Se você tem a oportunidade de ir, realmente é uma experiência incrível!
Cara porque nao te conheci antes rsrrsrs Parabens por compartilha. As tuas experiencias. Com a gente!!nus mantem informados sobre Tokio !! Eles ajudam na passagem pra ser voluntarios? ?? Um abraco
Oba, tudo bem? Desculpe a demora mas entre ser voluntário para a Rio 2016 e mudar para os EUA para estudar, estou super na correria.
Muito obrigado pelas palavras e pergunta. Bom saber que o blog está ajudando.
Então, nós acabamos de atualizar essa página acima. Então lá já tem as informações sobre Tokyo 2020. Porém, infelizmente eles não pagam a passagem dos voluntários. Mas pense assim, se você fosse sair de férias, você pagaria a passagem. Imagina esse voluntariado como algo muito mais legal que umas férias normais sem graça, só que você também terá que pagar para ir até lá. No final, vale a pena!
Grande abraço!
Olá! Saberia informar qual o site para me inscrever como voluntária para a Copa 2018 na Russia? Obrigada
Olá! Tenho muito interesse em me candidatar como voluntária para a Copa 2018 na Russia. Você saberia dizer qual o site para cadastramento? Obrigada.
Oi Sarah, tudo bem? Obrigada pelo comentário!
Aqui é o site:
Nós também atualizamos o artigo com toda essa informação, então é só dar uma relida acima. 🙂
Boa sorte!
Olá, tudo bem? Fiz minha inscrição para ser voluntária nos jogos olímpicos de inverno e quando fui colocar que já tinha acomodação pediu endereço e várias informações então não soube como prosseguir, poderia me ajudar? Muito obrigada.
Oi Natacha, tudo bem? Valeu pela pergunta.
Que legal que você já está fazendo a sua inscrição para ser voluntária para os Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul.
Certo, então o que eu faria seria usar um dos 6 sites de acomodação que eu recomendo nesse artigo, https://foradazonadeconforto.com//os-4-melhores-e-mais-baratos-sites-para-encontrar-a-sua-acomodacao-de-viagem/, achar uma acomodação qualquer na cidade em que você vai estar e colocar o endereço dela no momento da inscrição. Depois, qualquer coisa é só falar que você mudou de ideia e achou outro lugar para ficar caso eles questionem. Tenho quase certeza que eles não vão verificar se você tem uma reserva por lá. Mas se esse for o caso, use o Booking.com para fazer a reserva, pois na maioria das vezes você pode cancela-la alguns meses antes da data da estadia sem custo algum.
Bom, me diz depois aqui se essa tática funcionou e se deu tudo certo.
Boa sorte!!
Olá! Fiz minha inscrição para os jogos olímpicos de inverno e quando fui colocar que já tinha acomodação pediram o endereço e várias outras informações então não soube como prosseguir, você poderia me ajudar? Obrigada
Oi. Tem muito sexo entre os voluntários? Ou seja, dá para pegar geral? Estou pensando em ser voluntário em Tokyo e sou apaixonado por japonesas, por isso a pergunta, Obrigado
Oi FFCB, tudo tranquilo? Obrigado pela pergunta.
Hahaha, bom, eu posso dizer na terceira pessoa que rola sim. Imagina um monte de gente jovem do mundo inteiro trabalhando juntos em um evento show e com festas acontecendo quase todas as noites. Então além de todos os motivos já mencionados no artigo para se candidatar como voluntário, esse é mais um!
Boa sorte no processo e na busca do seu “amor”! 🙂
Dê umas dicas das áreas mais interessantes para atuar no voluntariado
Oi Tiago!
Eu dexei um resposta na sua outra pergunta 🙂
Quais Volunteer Positions vc indicaria para atuar no voluntariado na Coréia do Sul, e quais regiões vc recomenda? Pyeongchang , Gangneung ou Jeongseon-gun?
Oi Tiago, tudo bem?
Obrigada pela pergunta!
Acho que eu escolheria Pyeongchang porque é o sede dos jogos e a maioria das coisas/eventos vão acontecer lá. Porém, Gangneung também é uma cidade legal…. não conheço Jeongseon então não sei como seria. A verdade é que todos desta cidades não são tão longes dos otros…. então, ainda que você escolhe Pyeonchang, é facil para visitar os outros lugares e vice-versa.
Se você quer ler um pouco mais de Pyeongchang y Gangneung, tem neste artigo aqui (# 8 e 9):
https://foradazonadeconforto.com//13-lugares-para-visitar-na-coreia-do-sul-alem-de-seul/
E sobre as Volunteer Positions…. depende de você. Se você tem um esporte que gosta muito, tente trabalhar nessa arena. Ou se você tem uma habilidade específica (como médica ou jornalismo, por exempl), você pode trabalhar com isso. Para mim, porque sou Americana e falo Português e Espanhol, eu queria trabalhar com linguas porque acho que é a área mais legal. Então, eu apliquei na área de International Relations/Protocol and Languages e trabalhei como “Asistente de dignatario/Olympic Family Assistant.” Se você fala bem inglês, acho que é alguns dos melhores posiçãoes que você pode ter. É que você fica com um dignatario (que fala Português) e segue ele/a onde quer ir (The Olympic Village, muitos jogos diferentes, eventos para o time do seu dignatario) para ajudar e traduzir.
Boa sorte com o processo… é so fala se você tem mais perguntas!
Olá, Boa tarde…
Fiz minha inscrição para as olimpíadas de inverno da coreia e já estou no processo de entrevista, você também realizou a inscrição ? Poderíamos tentar juntar alguns brasileiros que também fizeram afim obter trocas de informções, pois confesso que ainda estou com muitas dúvidas.
Oi Natasha, tudo bem? Boa tarde! 🙂
Que show! Já se inscreveu? Parabéns! Espero que dê tudo certo no processo.
Dessa vez não. Eu vou estar fazendo o meu Mestrado no período dos jogos, então não tem como participar. Mas gostaria muito pois passei um ano na morando na Coreia do Sul e gostei bastante.
Acho que seria uma boa ideia criar uma página no Facebook para os “Brasileiros Voluntários para as Olimpíadas de Inverno de 2018!” E lá vocês podiam trocar informações e combinar de se encontrarem.
Mas que dúvidas você ainda tem? Talvez eu possa te ajudar.
Fico na aguardo!
Boa noite ! Então eu tenho 20 anos, e quando descobri os jogos na russia em 2018 além de achar interessante eu vi a oportunidade de ir a russia, já que alem de ser apaixonada por russo e saber o basico da linguagem porém tabem nao sou fluente em inglês, se puder me ajudar por favor eu estou muito interessada .
As perguntas abordadas do meu interesse é como faço para me candidatar. Deade ja agradeco.
Oi Evelyn, boa noite, tudo bem com você?
Olha, infelizmente as inscrições de voluntários para a Copa do Mundo na Russia em 2018 já estão encerradas. Elas fecharam no dia 30 de Dezembro de 2016.
Normalemente, para esses grandes eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas, as inscrições abrem cerca de 2 a 3 anos antes do evento e fecham cerca de 1 ano e meio antes para dar tempo de preparar e treinar a todos.
Sendo assim, acho que as suas chances agora seriam direto com a CPF (https://www.cbf.com.br), ajudando o time Brasileiro, ou aplicar para a Copa do Mundo no Catar em 2022 ou as Olimpíadas em Tokyo em 2020.
Qualquer outra pergunta, é só falar.
Boa sorte!!
Olá, magnifico seu depoimento. Adorei. Preciso saber como se inscrever para as Olimpíadas do Japão, para ser um dos voluntários no departamento de confecções de adereços. Única experiência que tenho é trabalhar no carnaval e já ter participado nas Olimpíadas de meu Estado o RJ. Mas gostaria que fosse tudo pago pelo evento. Será que tenho chances?
Olá Claudio, tudo bem? Que ótimo que você gostou do artigo. Obrigado pelo elogio.
Eu pesquisei sobre como ser voluntário para os jogos no Japão e achei esse link aqui: Nele você vai achar todas as informações que você precisa saber para se inscrever como voluntário para os Jogos Olímpicos de Tokyo no Japão em 2020.
Olha, não é impossível ter tudo pago. Mas também não acredito que seja tão fácil. Para ser tudo pago pelo evento, você terá que ser contratado como funcionário e não somente como voluntário. Então talvez fosse melhor entrar em contato com a comissão organizadora dos jogos direto pelo site deles: https://tokyo2020.jp/en/
Espero que você consiga essa oportunidade Claudio. Boa sorte!