Atualizado em por Lohanna Reis
Se você está morando no exterior ou se mudando para outro país, você precisará de seguro de saúde internacional! Mas é difícil saber qual a melhor opção. Então confira este artigo para conhecer as melhores opções de seguro (com prós e contras) e tabelas comparando os recursos e coberturas mais importantes de cada plano.
Então você vai morar no exterior….parabéns!
Viver, trabalhar ou estudar em um país estrangeiro pode ser uma experiência excitante. E você vai se unir a milhares de pessoas que, assim como você, têm a chance de explorar o mundo além de seus países natais. Mas enquanto você faz planos para tirar o visto e marcar aquela visita ao médico para tomar vacinas, tem uma outra coisa importante que você certamente não quer esquecer: o seguro de saúde internacional para imigrantes, nômades digitais e expatriados.
Índice desta matéria
- 1 Atualização sobre Seguro de Saúde Internacional e o Coronavírus (COVID-19)
- 2 Confira o meu novo artigo com tudo sobre se Seguro de Viagem e Internacional cobrem Coronavírus (COVID-19)? Ele já está atualizado com a declaração de pandemia pela OMS!!
- 3 Por que eu preciso do seguro saúde internacional/para estrangeiros?
- 4 Por que eu não posso apenas garantir que eu esteja saudável antes de me mudar?
- 5 Por que eu não posso simplesmente manter o plano de saúde que já tenho no Brasil?
- 6 Eu posso usar seguro de viagem para cuidados de saúde enquanto eu moro em outro país?
- 7 Diferenças entre seguro de viagem e seguro saúde internacional para imigrantes e expatriados
- 8 O que eu deveria procurar em um plano médico internacional para expatriados e emigrantes?
- 9 Para quem esses seguros internacionais de saúde servem?
- 10 Algumas coisas para se perguntar antes de comprar um plano médico internacional para expatriados e imigrantes
- 11 As 7 Melhores Companhias e Planos de Seguro de Saúde Internacional para Expatriados e Imigrantes
- 12 Tabela comparando essas 7 empresas e seus planos de saúde internacionais para expatriados e imigrantes
- 13 Está planejando a sua próxima viagem?
Seguros internacionais de saúde para expatriados e imigrantes cobrem o Coronavírus (COVID-19)?
A maioria de vocês já está a par da epidemia do COVID-19. E acho que muitos de vocês estão se perguntando se o seu seguro de saúde internacional te cobre, caso você pegue o Coronavírus. Bom, eu não sou médico, cientista e não trabalho para uma companhia de seguros de saúde. Mas, de acordo com minha pesquisa, geralmente existem 2 casos onde você está coberto pelo seu plano de saúde internacional se contrair o Coronavírus:
1) Você estará coberto por praticamente todas as companhias e planos de seguro internacional até o momento em que for ao hospital ou ao médico com sintomas do tipo gripe e obter seu primeiro tratamento. Se você for diagnosticado com Coronavírus, alguns seguros de saúde não cobrirão você depois disso.
2) Até agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não declarou o Coronavírus (COVID-19) uma pandemia. O que significa que muitos dos seguros internacionais devem cobrir você. No entanto, se a OMS declarar o Coronavírus uma pandemia, a maioria dos seguros de saúde terá exclusões em suas “Condições Gerais,” afirmando que não cobrem pandemias. Mas como mencionei, não sou uma fonte oficial. Verifique com seu provedor de seguros de saúde internacional sua cobertura específica. O Coronavírus (COVID-19) foi declarado uma pandemia no dia 11 de Março de 2020.
O que é um seguro saúde internacional para imigrantes e expatriados?
O seguro saúde para estrangeiros/imigrantes/internacional cobre suas despesas médicas enquanto você está morando em outro país a longo prazo. Normalmente ele vai cobrir uma quantidade bem ampla de cuidados médicos – desde emergências médicas a cuidados de saúde preventivos.
Como você pode ver abaixo, ele NÃO é a mesma coisa que o seguro viagem e também não é uma etapa que você vai querer pular.
Por que eu preciso do seguro saúde internacional/para estrangeiros?
Assim como você precisa de seguro saúde em casa, você também precisa de seguro saúde se você planeja viver em outro país por mais de 6 meses. E muitos países exigem prova de que você tenha seguro saúde antes de aprovarem um visto ou uma permissão de trabalho (você vai saber mais sobre isso na seção “seguro de saúde internacional para para imigração” abaixo).
Enquanto você vive em outro país, você ainda precisará fazer exames regulares, tratar quaisquer problemas de saúde quando eles aparecerem, e ter uma estratégia para caso você tenha uma emergência médica.
Talvez você consiga um plano de saúde através do seu empregador, caso você esteja sendo mandado para outro país a trabalho, mas nem sempre. Então tenha certeza de verificar com a empresa para saber se eles disponibilizam plano de saúde internacional para você e sua família.
A boa notícia é que você pode comprar um seguro de saúde para imigrantes e expatriados que imita a cobertura que você já tinha em casa e que proporcionará uma cobertura de saúde abrangente em qualquer lugar do mundo.
Todos os planos de saúde internacionais que recomendo abaixo podem ser modificados caso você esteja viajando sozinho ou com sua família.
Por que eu não posso apenas garantir que eu esteja saudável antes de me mudar?
Esperamos que você vá ao médico antes de sair do seu país de origem, mas você também precisa se cuidar enquanto você estiver lá fora. E, caso você tenha alguma doença pré-existente ou toma medicamentos regularmente, elas não serão cobertas em outro país.
Como todos nós sabemos, acidentes acontecem (eu quebrei meu dedo do pé uma vez na Coreia do Sul, e conheci viajantes que caíram andando de skate, e qualquer um que já passou um tempo no exterior provavelmente pegou algum tipo de intoxicação alimentar, etc.) então você deve ter certeza que estará assegurado quando eles acontecerem.
Por que eu não posso simplesmente manter o plano de saúde que já tenho no Brasil?
O seu seguro de saúde no Brasil não vai te cobrir se você viver em um outro país por um longo período. E se você não é um cidadão do país para o qual está se mudando, você não será coberto pelo sistema de saúde público dele.
Eu posso usar seguro de viagem para cuidados de saúde enquanto eu moro em outro país?
No geral, não. Um seguro de viagem geralmente é adquirido para estadias que duram menos de 6 meses em um único país (apesar de você conseguir planos que durem mais, caso você seja apenas turista ou visite vários países).
Aqui vão algumas informações sobre a diferença entre seguro viagem e seguro saúde internacional para imigrantes e expatriados….
Dito isso, a Seguros Promo oferece seguros de viagem de longa duração que são válidos por até 1 ano com renovação! Então se você acha que não vai precisar de um seguro internacional para imigração de verdade e só vai precisar estar coberto como viajante, essa pode ser uma opção mais barata.
Lembrando que para usar esse seguro de viagem da Seguros Promo, você vai ter que mostrar que ainda é residente no Brasil e está no exterior só de passagem. Além disso, ele provavelmente não será aceito como seguro para residentes pelas autoridades de imigração do país onde você estiver. Será visto somente como um seguro de viagens.
Diferenças entre seguro de viagem e seguro saúde internacional para imigrantes e expatriados
Seguro de Viagem:
- É para turistas ou pessoas que estão apenas viajando a passeio, não morando em um novo país
- Normalmente só cobre emergências médicas que ocorrem em outro país (e, normalmente, não irá cobrir coisas como cuidados preventivos básicos/consultas e exames de rotina)
- Pode cobrir outras coisas como bagagem extraviada e voos cancelados (dependendo da sua apólice de seguro)
- Geralmente é exigido para viajar para certos lugares (como nos países que fazem parte do Espaço de Schengen na Europa)
Além disso, você não será coberto pelo seguro de viagem se for residente no país onde o acidente ou doença ocorreram. A seguradora vai te pedir cópias dos bilhetes de avião e carimbo no passaporte. Se você estiver morando em um outro país, você não vai ter essas coisas, e assim não será reembolsado ou coberto pelo seguro de viagem.
Se você caiu nesse artigo procurando seguro de viagens, de uma olhada na minha página especial com os 5 Melhores e mais Baratos Seguros de Viagem Internacional para Brasileiros.
Seguro Saúde Internacional para Imigrantes e Expatriados:
- É para pessoas que estão se mudando para ou vivendo a longo prazo em outros países
- Funciona da mesma maneira que o seu seguro ou plano de saúde funcionariam no Brasil
- Cobre mais que apenas cuidados médicos emergenciais (como cuidados preventivos, odontológicos ou de vista)
- Pode cobrir coisas como gravidez, tratamento de câncer ou serviços para saúde mental (dependendo do plano)
- Geralmente é exigido para aplicar para vistos ou permissões de residência
- Você pode renová-lo indefinidamente enquanto estiver no exterior. Ter um seguro de saúde internacional que permita renovação sem limites é essencial para quem deseja se mudar permanentemente para o exterior
Seguro saúde internacional para processos de imigração
Para conseguir um visto temporário ou permanente de residência você vai precisar provar que está coberto por algum tipo de seguro de saúde internacional (e não, eles não vão aceitar um seguro de viagem).
Todos nós sabemos que o processo de imigração pode ser um pouco complicado, então tenha certeza de que a apólice do seguro de saúde internacional que você está comprando condiz com as exigências do país para o qual você está indo morar. Talvez você consiga encontrar essa informação online, caso contrário, você provavelmente terá que contatá-los diretamente.
Experiência pessoal usando seguro de saúde internacional durante um processo de imigração (dica: nem sempre é fácil): Quando Nikki se mudou dos Estados Unidos para a Suécia, ela precisou provar na imigração que estava coberta por um seguro saúde internacional para conseguir o seu visto temporário de residência. Ela comprou uma apólice de uma das companhias citadas abaixo, e foi aprovada pela imigração.
Mas então, quando ela aplicou para o seu número fiscal (tipo um CPF) através da repartição fiscal da Suécia e precisou mostrar provas do seguro de saúde internacional novamente, essa mesma apólice não foi aceita e ela teve que comprar uma nova com uma companhia diferente.
Se este é um problema pelo qual você acha que pode passar, tenha a certeza de verificar as políticas de cancelamento de cada companhia de seguro. Desta maneira, mesmo que a imigração rejeite o plano que você tem, você não vai perder tanto dinheiro ao cancelar seu plano atual e comprar um novo.
O que eu deveria procurar em um plano médico internacional para expatriados e emigrantes?
Enquanto que o plano de sua escolha vai depender do tipo de cobertura que você precisa enquanto viver como um imigrante, aqui estão algumas coisas básicas que deveriam estar inclusas:
- Benefício (cobertura) anual máximo adequado
- Flexibilidade em planos e preços
- Cuidado emergencial e de bem-estar
- Admissão para internação e ambulatório
- Uma grande quantidade de médicos e instalações médicas (hospitais, clínicas, etc.) para escolher
- Atendimento ao cliente em várias línguas e 24 horas por dia, 7 dias por semana
Nós comparamos abaixo nossas três opções favoritas de seguro de saúde para expatriados para você verificar. Todos oferecem cobertura básica para internação e visitas de rotina ao médico, evacuações de emergência e atendimento ao cliente 24 horas por dia.
Odontologia (dente) e oftalmologia (olhos) vão custar mais caro. Se você está grávida ou planeja aumentar sua família enquanto estiver em outro país, você vai precisar comprar os planos mais caros.
E lembre-se que, quanto mais barato o seu plano, menos cobertura você vai ter.
Então, tenha a certeza de pesquisar bem para encontrar o plano que melhor funciona para você.
Para quem esses seguros internacionais de saúde servem?
Para estes cidadãos que vivem no exterior como expatriados ou imigrantes:
- Americanos
- Canadenses
- Australianos
- Chineses
- Alemães
- Franceses
- Argentinos
- Britânicos
- Suecos
- Novos zelandeses
E para cidadãos de quase todos os outros países que vivem no exterior
Para expatriados/imigrantes que vivem no:
- Estados Unidos
- Canadá
- China
- Alemanha
- Suécia
- Espanha
- Portugal
- França (União Europeia / Espaço Schengen como um todo)
- Reino Unido
- China (e Hong Kong)
- Austrália
- Suíça
E para expatriados que vivem em quase qualquer outro país do mundo
Em outras palavras, não importa sua cidadania ou para qual país você está se mudando, a maioria desses planos internacionais de saúde funcionará para você, uma vez que são seguros verdadeiramente globais.
Algumas coisas para se perguntar antes de comprar um plano médico internacional para expatriados e imigrantes
Você precisa de um quarto individual caso você seja admitido a um hospital?
Você está planejando em começar ou aumentar sua família?
Você tem alguma condição (doença) pré-existente ou você toma alguma medicação que precisa ser continuada enquanto estiver vivendo em outro país?
Você está disposto a pagar uma franquia maior por um prêmio mais baixo?
Observação: Se você não é exatamente um expatriado/imigrante mas sim um estudante internacional em uma escola, faculdade/universidade no exterior, aí eu sugiro dar uma olhada no meu artigo com Os 3 Melhores e mais Baratos Seguros de Saúde para Estudantes Internacionais e de Intercâmbio.
As 7 Melhores Companhias e Planos de Seguro de Saúde Internacional para Expatriados e Imigrantes
Como sempre, minha sugestão é que você faça uma cotação online com todas essas empresas que eu sugiro. É um processo de alguns minutos mas que pode te economizar um bom dinheiro quando você encontra a opção mais barata para o seu caso específico.
1. Cigna
Website também em Espanhol!
O que gostei:
- Três planos para escolher: Prata, Ouro e Platinum.
- O plano Prata básico cobre $100 dólares de oftalmologia por ano e alguns exames de câncer
- Você pode mudar o plano para adicionar cobertura de emergência e evacuação médica emergencial se você precisar sair do país para fazer um tratamento
- Eles oferecem franquias flexíveis, então você pode controlar o que paga com antecedência.
- Atendimento ao cliente 24 horas, 7 dias por semana
- Opções de pagamento mensal, trimestral ou anual
- Pagamento direto ao provedor (a Cigna paga diretamente pela sua consulta)
- Cobertura médica no Oriente Médio
- O plano oferece transporte de transplante de órgãos e tratamentos de diálise renal
- O website tem informações sobre o sistema de finanças do seu país de destino, além de cultura e escolas.
O que não gostei:
- Você tem que fornecer muita informação pessoal antes de conseguir uma cotação.
- O plano básico não cobre assistência maternidade (então você vai precisar pagar por uma apólice mais cara se você planeja ter um filho enquanto está fora)
Faça sua cotação com a Cigna aqui
2. IMG
A IMG vende vários tipos de seguros médicos internacionais. De seguro de viagem a seguro de saúde internacional para estudantes, seguro médico para tripulantes e, obviamente, seguro internacional para expatriados. Então, ao pesquisar no site deles, procure o seguro de saúde “Expat / Global Citizen”.
O que gostei:
- Têm 5 planos para você escolher
- Eles oferecem incentivo para pagamento em dinheiro e dedução de até 50% da sua franquia caso você escolha uma de suas instalações fora dos Estados Unidos
- Eles têm mais de 29 anos de experiencia em cobertura de seguro saúde para expatriados e imigrantes
- O website deles oferece um portal online para acesso e serviços médicos emergências 24 horas por dia, todos os dias da semana
- Uma rede que inclui 17.000 médicos e instalações ao redor do mundo
- Débito automático
- Eles cobrem indivíduos e famílias de todas as nacionalidades
- Preços para cobertura mundial por 12 meses com franquia de $250 dólares pode custar menos de $1000 dólarespor ano para o pacote Bronze
O que não gostei:
- A cobertura termina aos 75 anos de idade (mas se você comprar um plano antes de fazer 65 anos e mantê-lo, você pode participar do plano de inscrição vitalício deles)
- O plano básico não cobre maternidade e mesmo o plano mais caro só cobre partos e cuidados neonatais depois de você estar registrado por pelo menos 10 meses
A COVID-19 é considerada pela empresa como qualquer outra doença ou lesão, sujeito aos termos e condições da apólice.
Faça sua cotação com a IMG aqui
Como o próprio nome já deixa a entender, a Now Health International tem como missão oferecer um serviço eficiente, satisfatório e acessível de forma rápida, e nada melhor do que o agora para isso.
Sendo assim, o foco dessa empresa se encontra muito no relacionamento com o cliente. As informações dos planos são oferecidas de forma clara e ágil e qualquer possível dúvida é resolvida pelo time de apoio ao cliente da empresa.
Os planos da Now Health são pensados para atender os desafios do cotidiano de quem reside no exterior, orientando e oferecendo cuidados de saúde de qualidade ao redor do mundo inteiro.
O que gostei:
- Planos personalizados de acordo com as suas necessidades
- Informações claras e time atendimento ao cliente de excelência
- Oferece cobertura em 194 países e territórios
- Planos com cobertura de rotina de maternidade de alta cobertura
O que não gostei:
- É necessário esperar um período de 12 meses de carência para utilizar a cobertura de maternidade
- Em alguns procedimentos é necessário utilizar o sistema de reembolso da empresa, o que significa que você teria que pagar pelo seu atendimento inicialmente
Faça sua cotação com a Now Health International aqui
4. Aetna
A Aetna é uma empresa que tem como prioridade fornecer aos seus clientes serviços que estejam dentro das suas necessidades reais. Por isso, essa companhia trabalha com uma variedade de planos feitos sob medida para expatriados e cidadãos que moram em diversos países do mundo.
O que eu gostei:
- É uma empresa sólida que atua no mercado há mais de 50 anos
- Montam planos sob medida para expatriados e nômades digitais
- Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana
- A maioria dos planos oferecidos incluem cobertura plena para hospitalização, evacuação de emergência, repatriação e tratamento de câncer
- Já ganhou prêmios de “Melhor Provedor Internacional de Seguros Privados de Saúde” e “Seguradora de Saúde do Ano”
- A Aetna desenvolveu um aplicativo onde é possível monitorar a sua saúde, além disso, ao praticar hábitos saudáveis os usuários ganham pontos que podem ser trocados por cartões-presente em lojas populares
- Cobre expatriados e estrangeiros residentes em mais de 15 países e territórios do mundo inteiro
O que eu não gostei:
- Não oferecem planos de seguro de viagem para viajantes individuais ou famílias
- O site poderia ser mais claro e intuitivo ao apresentar os planos disponíveis
A Aetna International cobre integralmente os custos de tratamento e teste de Covid-19 para membros de alguns de seus planos, como o Medicare. Para conferir quais planos são atendidos, é necessário entrar em contato com a empresa.
5. Safety Wing
A Safety Wing é uma das principais empresas de seguro internacional, seja para estudantes, nômades digitais ou expatriados, é claro. O site é bem intuitivo e te dá estimativa de preços dos planos de acordo com sua idade, tempo e países cobertos.
O que eu gostei:
- Como eu já disse, o fato de o site ser bastante intuitivo ajuda a ter uma noção maior de quanto você vai pagar
- A Safety Wing oferece cobertura de COVID-19 para expatriados!
- A empresa é bem clara sobre o que cada plano cobre ou deixa de cobrir
- É possível adicionar serviços como dentista, maternidade, despesas dedutíveis e serviços ambulatoriais, como fisioterapia e médico da família
- A empresa oferece cobertura de até U$ 100,00 para repatriamento após evacuação
- Você recebe ajuda de custo caso seja tratado em um hospital público onde não existem gastos ou quando o tratamento é coberto por algum outro seguro. Nesses casos, você recebe US$ 125,00 por noite, por até 30 noites.
- Cobertura e restituição total em casos de câncer e cirurgias reconstrutivas
- A empresa cobre também seguro para crianças de até 10 anos sem nenhuma taxa adicional
- Você possui suporte 24/7 em qualquer lugar do mundo
- O seguro também cobre visitas ao seu país natal, por 30 dias, a cada 90 dias
O que eu não gostei:
- As coberturas para Estados Unidos, Hong Kong e Singapura possui taxas muito mais altas
- É preciso fazer o login e preencher muitas informações antes de ter o valor real da sua cobertura (o valor mostrado no site não inclui algumas taxas)
O Safety Wing já oferecia cobertura para o COVID-19 nos planos para expatriados, mas desde o dia 1° de agosto de 2020, essa cobertura também está disponível para os planos nômades.
Entretanto, os testes para o COVID-19 são cobertos apenas se o caso for considerado realmente necessário por um médico. Por outro lado, o teste de anticorpos não é coberto em nenhum caso, uma vez que não é clinicamente necessário.
6. Foyer Global Health
Parte do Foyer Group, um gigante da Europa, a Global Health é especializada em oferecer diversos tipos de seguro, tanto de viagem quanto para expatriados ou estudantes. Além de ser uma empresa de confiança, esse é talvez a que tenha a maior variedade de planos personalizados para seu estilo de vida.
O que eu gostei:
- É possível personalizar a cobertura do seu seguro a partir da sua idade, país de origem, cuidados dentais, oftalmologista, vacinas, maternidade e crianças pequenas, entre diversas outras coisas. Você pode escolher o nível de cobertura em cada um desses pontos, desde nulo até máximo.
- É possível escolher seguros para uma pessoa apenas, para uma família sem crianças ou para uma família com crianças
- Mesmo sem a cobertura para os Estados Unidos, você ainda estará protegido em caso de emergências no país
- Além de toda a personalização que já citei aqui, é sempre possível escolher entre 3 opções: ESSENTIAL, SPECIAL e EXCLUSIVE. Cada uma delas possui mais vantagens e coberturas.
- Fazer uma cotação é bastante simples, rápido e não exige muitas informações pessoais
- Existe também a opção de dedutíveis
- É possível contratar planos de curto-prazo também, caso você precise ficar pouco tempo em outro país
- É possível fazer uma comparação entre os planos para decidir qual é o melhor para você
- A empresa oferece opções de cobertura de saúde para expatriados para toda a Europa
O que eu não gostei:
- A cobertura dos planos mais baixos é muito simples e deixa de cobrir pontos como maternidade e cuidados com recém-nascidos, por exemplo.
- O serviço de atendimento, apesar de muito funcional, não é tão simples se comparado aos outros seguros que citei aqui
- O site é pouco claro sobre as coberturas e limites
- O site oferece muitas informações sobre o coronavírus, mas não deixa claro se algum plano não cobre testes ou complicações da COVID-19
- A empresa cobra uma taxa extra de € 5,00 para ter o suporte de emergência
7. Global Underwriters
Outra boa opção de seguros para expatriados e imigrantes é a Global Underwriters, eles estão no mercado há anos oferecendo planos diferenciados para viajantes do mundo inteiro.
Os melhores planos para expatriados são o Diplomat Long Term e Diplomat International, ambos atendem muito bem as necessidades de residentes em países estrangeiros e tem coberturas bem completas.
O que eu gostei:
- Os planos cobrem evacuações médicas, repatriação de restos mortais e odontologia de emergência
- Possuem cobertura de até U$1.000.000 para cuidados médicos e casos de mortes acidentais ou desmembramento
- Oferecem assistência para casos de interrupções durante a viagem causadas por problemas de saúde e assistência em caso de perda de bagagem
O que eu não gostei:
- O plano Diplomat Long Term não atende cidadãos residentes em Nova York, Maryland, Dakota do Sul, assim como residentes da Austrália e do Irã
- O plano Diplomat Long Term não oferece cobertura para viagens a Cuba, Irã e Afeganistão
- O plano Diplomat International não cobre atendimento para Covid-19
Bônus:
– GeoBlue
A GeoBlue é uma excelente opção de seguros para expatriados, e se você for um residente ou visitante dos Estados Unidos ela é a opção perfeita. Essa empresa atende aos mais altos padrões de qualidade e está entre os líderes da categoria.
O que eu gostei:
- Serviço que atende aos mais altos padrões de qualidade
- Plano flexível pensado especialmente para expatriados e estrangeiros que moram nos EUA ou cidadãos dos EUA que moram em outros países
- Com o plano Xplorer, você não precisa pagar franquia para serviços padrão e possui um limite máximo médico ilimitado
- O plano Xplorer cobre esportes radicais e não possui taxa de cancelamento
- Opcionais odontológicos e oftalmológicos
- Diversos planos para a sua escolha
- Atendimento 24 horas 7 dias por semana
- Planos com cobertura completa, desde evacuação, consultas de saúde a cuidados de maternidade
O que eu não gostei:
- Não está disponível para residentes de Nova York e Washington
- Para saber sobre os preços, é necessário entrar em contato com um corretor
A GeoBlue oferece consultas de telemedicina ilimitadas de forma totalmente gratuita para membros de seus planos com dúvidas sobre o Covid-19. Se solicitado por um médico, a empresa também cobre testes e tratamentos clínicos de Covid-19
– Seven Corners Liaison Majestic
Assim como a IMG, a Seven Corners também oferece seguros de saúde internacionais para viagens, estudantes, acadêmicos, e outros.
O que gostei:
- Eles têm 20 anos de história proporcionando opções de seguro de saúde internacional
- Oferece planos que cobrem doenças pré-existentes
- Eles vão localizar uma embaixada para você e dar orientações para a viagem
- Assistência de viagem 24 horas por dia, todos os dias da semana
- Os planos oferecem internação, emergência, odontologia, evacuação de emergência e reunião de emergência (um amigo ou membro da família vai voar para ficar ao seu lado caso você esteja no hospital)
- Você pode adicionar uma cláusula para esportes radicais que cobre asa-delta, tirolesa, esqui aquático e bungee jumping.
- Os planos básicos têm preços razoáveis – Um homem solteiro se mudando para Fiji pode conseguir um plano básico com franquia de $250 dólares por algo em torno de $1 dólare por dia
O que não gostei:
- Você não pode comprar um plano se seu endereço nos Estados Unidos é em Maryland, Washington, Nova York, Dakota do Sul ou Colorado
- Você não consegue cobertura caso tenha mais de 60 anos
- Não proporciona cobertura se você está indo para o Irã, Síria, Ilhas Virgens Americanas, Gambia, Gana, Nigéria ou Serra Leoa
- Você tem que ter pré-certificação para certos serviços como internação, reabilitação, cirurgias emergenciais sem internação e atendimento domiciliar
Você se considera um “cidadão do mundo”, ou você é um nômade digital e precisa de um seguro médico que funciona no mundo todo?
Se assim for, os seguros de saúde acima funcionam para você também. Os 7 seguros de saúde internacionais listados são ideais para nômades digitais ou para qualquer pessoa que viva ao redor do mundo e não tenha um país de residência fixa. Afinal, “cidadãos globais” merecem um seguro de saúde global!
Rápida comparação entre os 7 planos de saúde internacional para expatriados:
CIGNA | IMGLOBAL | AETNA | GEOBLUE | SAFETY WING | GLOBAL HEALTH | GLOBAL UNDERWRITERS |
Prata – $1 milhão | BRONZE – $1 milhão | Os valores dos limites aumentam dependendo do tempo de contrato do seguro | Os valores das coberturas podem mudar de acordo com suas escolhas | Benefício anual máximo de U$ 1.000.000,00 | Personalização do plano para você ou sua família | Benefício anual máximo de U$ 1.000.000,00 |
Ouro – $2 milhões | PRATA – $5 milhões | Os planos da Aetna podem cobrir tratamentos de câncer quando o paciente faz parte de um ensaio clínico. | Restituição total em casos de tratamento hospitalar, câncer, ambulância e cirurgia reconstrutivas | Os valores das coberturas podem mudar de acordo com suas escolhas | Até U$1.000.000 de cobertura em casos de morte acidental ou desmembramento | |
Platinum – Ilimitado | OURO – PARA COBERTURA ATÉ 36 MESES – $5 milhões | Os valores das coberturas podem mudar de acordo com suas escolhas | ||||
GOLD – PARA COBERTURA APÓS 36 MESES – $5 milhões | ||||||
OURO PLUS – $5 milhões | ||||||
PLATINUM – $8 milhões |
Tabela comparando essas 7 empresas e seus planos de saúde internacionais para expatriados e imigrantes
Seguro médico mundial / tabela de comparação*
Parte da tabela é cortesia de Tokio Marine HCC
*Nota: esta tabela é de propósito informativo apenas e está sujeita a mudanças. A informação estava precisa quando a colocamos aqui, mas por favor, verifique no site individual de cada empresa para achar informações mais atualizadas.
Resumindo…
Esses são os 7 melhores seguros de saúde internacionais para expatriados e imigrantes:
- Cigna
- IMG
- Now Health International
- Safety Wing
- Foyer Global Health
- Global Underwriters
- Aetna
Concluindo…
O fato é, se você vai viver em outro país temporariamente ou permanentemente, você precisará adquirir um plano de seguro de saúde internacional para expatriados e imigrantes.
Mas nós sabemos que pode ser um pouco cansativo escolher o plano médico certo. Nós passamos por isso pessoalmente então, por favor, deixe um comentário abaixo caso você tenha qualquer pergunta ou se você acha que esquecemos algo!
Você mora no exterior e está precisando receber ou enviar dinheiro para o Brasil de uma forma econômica?
Eu tenho um artigo específico para te ajudar a fazer transferências internacionais da forma mais barata possível: Os 5 Melhores Sites para Fazer Transferências Internacionais (enviar ou receber dinheiro do exterior).
Está planejando a sua próxima viagem?
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.
button
Apenas o que eu estava procurando, obrigado!
Muito bom. Tendo alguma dúvida sobre o artigo ou os seguros, é só falar!
Bom dia.
Você acredita que é seguro fazer o seguro da IMG para estudantes expatriados que irão estudar na Irlanda?
Minha pergunta é porque é uma companhia americana.
Grata,
Bom dia Cristina, tudo bem?
Obrigado pela pergunta!
Sim, normalmente não há nenhum problema. Mesmo a IMG sendo uma seguradora Americana, ela cobre cidadãos do mundo todo em quase todos os países do mundo. Então só coloque corretamente a sua nacionalidade (Brasileira), e o país onde estará estudando (Irlanda), que a IMG vai te recomendar o seguro de estudante internacional certo para você.
Talvez, só para estar 100% segura, confirme com a escola onde vai estudar na Irlanda, quais são os mínimos de cobertura que você precisa para estar segurada durante os seus estudos. Eu digo isso porque esse valor muda de acordo com o país onde você esteja estudando…Estados Unidos, Canadá, Austrália, Irlanda, Malta, etc…Tendo essa informação (US$ 100 mil dólares por exemplo), você confirma se o seguro de estudante da IMG que você está comprando tem uma cobertura acima desse valor.
É isso. Qualquer outra dúvida, é só falar! 🙂
Rodrigo, boa noite!! Esses seguros saúde para expatriados possui cobertura no Brasil? Supondo que more nos EUA e volte ao Brasil para ir em alguns médicos, consigo usa-los? Conhece o plano da Allianz? Obrigada!
Oi Renata, tudo bem?! Boa noite!
Sim, eles possuem. Mas você tem residência oficial no Brasil ou nos Estados Unidos. Pois se você tem residência no Brasil, é melhor comprar um seguro de saúde normal no Brasil. Porém, se você mora nos Estados Unidos e vai passar um tempo no Brasil, pode adquirir um desses seguros internacionais sim que eles devem te cobrir no Brasil. Só tenha certeza de colocar o seu país de residência e o principal país de visita quando estiver cotando o seguro.
E se o seu objetivo é visitar médicos no Brasil, preste atenção ao “copay” e franquia que talvez tenha na hora de ir ao médico, clínica, hospital, etc.. cada seguro ou plano de saúde de expatriado tem um valor diferente (alguns nem tem essa franquia). E aí compare para ver se vale mais a pena comprar o seguro ou pagar diretamente os médicos no Brasil se seguro.
E sim. Conheço a Allianz também. Eu falo dela aqui: https://foradazonadeconforto.com/mais-baratos-seguros-internacionais-de-saude-p-emigrantes-e-expatriados/
Qualquer outra dúvida, é só falar! 🙂
qual foi o que voce fez e indica, pois nos moramos em Massachusetts e gostaríamos de fazer um plano
Oi Moises, tudo bem? Obrigado pela pergunta!
Olha, a minha parceira usou o Cigna Gold pois foi esse que foi aceito pela imigração da Suécia na época. Mas qual seguro de saúde internacional escolher vai depender da cobertura que você precisa (ou que a imigração demanda) e o quanto você quer ou pode pagar.
Então a minha sugestão é ir no link de cada uma das empresas que eu recomendo, fazer uma cotação grátis, e ver qual é a melhor para você em termos de custo/benefício. Todas as empresas que indico aqui são grandes multinacionais de confiança, então em geral, não teria problema de golpe, quebrar etc…seria mais mesmo para diferentes coberturas por diferentes preços.
É isso. Qualquer outra dúvida, é só falar!
Oi Rodrigo! Vou para os EUA com visto de noiva, levando 3 filhos. Vou chegar lá, casar e passar uns 4 meses sem seguro saúde até estar adicionada juntamente com meus filhos no seguro saúde de meu esposo. Numa situação dessa, você indica eu fazer seguro imigrante ou posso fazer seguro viagem? Queria a opção mais barata possível, com cobertura só lá, até porque pela peculiaridade do visto, não possi sair dos EUA até sair o green card ou advanced parole. Obrigada!
Oi Carol, tudo bem? Obrigado pelo comentário e pergunta! Então, por você estar indo com um visto de noiva, eu acredito que o seguro de viagem não funcionaria para você pois ele só cobre quando você estiver fazendo turismo, e não “morando” com um visto de noiva esperando para casar.
Digo isso por experiência própria. Uma vez eu trinquei o meu dente nos EUA e tive que usar o seguro de viagem. Para me reembolsar, eles pediram uma cópia do meu passaporte com o visto e carimbo de entrada nos Estados Unidos. Como eu estava com visto de turista, não houve problema, e recebi o reembolso sem problemas. Porém, se você precisar usar o seguro de viagem e mostrar que você estava nos EUA com um visto de noiva, eles podem negar o pagamento dizendo que você não estava viajando como turista, mas sim para imigrar e ser residente. Então, para garantir, eu recomendaria um seguro de imigrante/expatriado pois eles cobrem justamente pessoas no seu caso. Aí quando você entrar no seguro dele, você pode cancelar esse seguro.
É isso. Qualquer outra dúvida, é só falar!
Oi! Poxa! Muito bom o seu texto! Só posso te agradecer! Estou me mudando para a Indonésia agora em dezembro. Eu, minha esposa e filho de 10 anos. Queria saber se poderia nos indicar um plano de saúde internacional confiável. Agradeço super! Marcelo
Oi Marcelo, tudo bem? Obrigado pelo comentário! Que bom que o texto ajudou.
Certo. Show! Adorei a minha visita por lá! Então, vocês estão em busca de um plano de saúde internacional completo? Que possa fazer visitas ao médico e tudo mais? Ou é só porque o governo da Indonésia exige que você tenha um seguro internacional para te dar residência?
De qualquer forma, eu gosto da IMGlobal. Eles são bem completos e é seguro de saúde mesmo, não seguro de viagem. É a opção 2 do artigo. Mas para ter uma ideia de preço, eu também te aconselharia a cotar com a Cigna e Aetna (opção 1 e 3) pois são bem completos também mas preços variam. Mas sabendo exatamente o que você precisa, vale também ver com as outras opções que recomendo no artigo. O pouco de tempo que você vai passar pesquisando preços e coberturas, pode te economizar bastante ao final, até porque seria um seguro de saúde para a família toda.
É isso, tendo mais alguma dúvida, é só falar! Boa mudança!
Muito obrigado por sua resposta! Já estou cotando com as três. A IMG me pareceu mais ágil… dá pra resolver tudo pelo site…. já têm o valor da cotação pronto! As outras duas ainda me responderão. Cara, parabéns pelo trabalho, obrigado pela atenção e um baita sucesso em sua vida!
Imagina! Prazer em ajudar. É, algumas empresas dão o valor na hora, outras preferem ligar para falar com você e ver qual o plano que mais se adequa a sua situação. E outras dão o valor mas também entram em contato com promoções e preços mais baixos depois.
Valeu! Sucesso também para você e a sua família na suas novas empreitadas na Indonésia! 🙂
Olá!
Irei morar no Malawi e necessito de um seguro saúde, e como planejo futuramente ter filhos, gostaria de saber qual seguradora vc me recomendaria?
Oi Dayane, tudo bem? Desculpe a demora em responder. Nossa, que interessante, Malawi! Vai ser a trabalho, voluntariado, estudo? Só curiosidade….mas também pode determinar o seguro que você vai precisar.
Se for para morar a longo prazo, eu recomendo a IMG (só usar o link da opção 2 na lista). Eles têm bons seguros internacionais que servem como um seguro de saúde normal que você teria no Brasil. Pode ir visitar médico para consultas normais, não só para emergências. Mas como o preço pode ser um pouco acima do que você estava prevendo, eu recomendo também fazer uma cotação com a Cigna, Aetna e Global Underwriters, só para ter uma ideia de comparativo de preços. Aí você pode tomar melhor a sua decisão.
É isso. Qualquer outra dúvida, é só falar!
Olá ! Obrigado pelas informações dos seguros. De fato, difícil decidir. Sou brasileira, estudante em Portugal , tenho visto de residência temporário, mas passo férias em Áustria, onde tenho família, e ainda viajo bastante pela Europa. Tenho seguro do visa platinum, porque sempre compro passagem por esse cartão. Mas preocupo me basicamente com hospitalização . E para mim, não serve o seguro que reembolsa. Este eu já tenho. Gostaria de um seguro que assegura a minha hospitalização imediata.
Qual seria o ideal ?
Obrigada pela atenção !
Patricia
Oi Patrícia, tudo bem? Obrigado pela pergunta! Então você tem visto de residência temporário em Portugal, correto? E gostaria de ter um seguro de saúde que te permitisse visitar médicos e hospitais como um seguro de saúde normal no Brasil, é isso?
Então eu recomendaria tanto a Cigna (opção 1) como a IMG (opção 2). Essas duas empresas oferecem tanto seguro para expatriados/imigrantes como seguros para estudantes internacionais como você. Assim você pode fazer a cotação com eles das duas opções e ver qual sai mais em conta para você.
Qualquer outra dúvida, é só falar!
Ola Rodrigo parabéns pelo trabalho . Este valor que você se refere de cobertura é por ano ou por toda a vida ? Como seria a parte de pagamento destes seguros para algum sinistro ? Ou seja , se um expatriado estiver morando no Brasil e precisa realizar uma cirurgia ele terá que pagar o médico e solicitar o reembolso ou o seguro paga diretamente ao médico ? O valor reembolsado pelo seguro é 100% do gasto ou varia de acordo com o contratado ?
Poderia detalhar um pouco sobre reembolso saude com estes 7 seguros que vc mencionou ?
Grata
Oi Cintia, tudo bem? Obrigado pelo suporte e pelas perguntas! Vamos às respostas (mas é sempre bom confirmar com a seguradora específica que você for escolher:
– O valor da cobertura é pelo período de validade do seguro internacional. Ou seja, se você comprar um seguro para 9 meses, os 100 mil dólares de cobertura valerão para esses 9 meses. Se você usar 80 mil nos primeiros 6 meses, só te restarão 20 mil dólares de cobertura médica para os 3 meses finais.
– Em geral, todos os seguros de saúde internacionais têm sinistro (chamado “deductible” em Inglês ou “copay”). Em alguns deles, você pode escolher o quanto quer colocar de franquia (quanto maior a franquia, menos você paga para adquirir o seguro), outros o valor é fixo. Então vai depender de cada um que você escolher. Minha sugestão, faça uma cotação com cada um deles para ver o quanto seria esse franquia. Vale a pena passar alguns minutos fazendo a cotação do seguro com cada empresa que eu sugiro acima para você ter uma ideia melhor do custo total e fazer assim a melhor escolha.
– Um expatriado morando no Brasil significa um estrangeiro morando/trabalhando no Brasil, é isso? Bom, vai depender. Alguns hospitais e médicos fazem parte de rede de atendimento da seguradora, outros não. Os hospitais que fazem parte da rede da segurado mandam a conta direto para a empresa de seguros de saúde. Aí o paciente não desembolsa nada (só a franquia). Se o o hospital não fizer parte, aí o paciente tem que pagar o médico e aí pedir reembolso junto a seguradora. Minha sugestão, se precisar acionar o seguro, sempre ligue para a seguradora antes para tentar usar um hospital, clínica ou médico que façam parte da rede deles. Aí não precisa desembolsar nada.
– O valor reembolsado vai ser 100% se o valor estiver abaixo do limite de cobertura do seguro, menos a franquia. Obviamente, tendo certeza que aquele tratamento é coberto pela seguradora. Se for doença preexistente, provavelmente não será coberto, por exemplo.
É isso. Caso tenha alguma outra dúvida, é só falar! Tudo de bom Cintia! 🙂
[…] First, Cigna. It is a company founded in the United States but has a large role in Europe. It’s a great choice when it comes to international health insurance. […]