Como ir de Ulaanbaatar a Karakorum na Mongólia por 7 dólares

Atualizado em por Redação

Monastério Erdene Zuu Karakarum Mongólia

Se você está visitando a Mongólia, provavelmente você passará por Ulaanbaatar. Além de ser a capital do país e maior cidade – 50% da população do país vive nela – ela também possui o principal aeroporto, hotéis e estação de trem.

 

Ulaanbaatar em si possuí algumas atrações que merecem serem visitadas:

  • Praça Chinggis Khan (ou Genghis Khan) que fica no centro da cidade
  • o prédio do Parlamento que fica na mesma praça
  • o Memorial Zaisan (em homenagem aos soldados Soviéticos e Mongóis que lutaram na Segunda Guerra Mundial) que fica em um morro atrás da cidade…. e que pode ser facilmente visitado
  • vários museus e templos Budistas

 

Porém, para ser honesto, você só vai sentir a verdadeira Mongólia se você sair da cidade.

Obviamente, você poderia explorar o deserto de Gobi dormindo com os nômades em suas “Gers” (casas/tendas tradicionais da Mongólia), mas isso leva tempo, dinheiro e deve ser feito com uma excursão. (Porém, o Deserto de Gobi foi a nossa atração FAVORITA na Mongólia….então se você puder ir, eu recomendo com certeza.)

Mas se você estiver curto de tempo, as outras alternativas são visitar o Parque Nacional Gorkhi Terelj que fica a 50 km (31 milhas) de Ulaanbaatar, ou visitar Karakorum que fica a pouco menos de 5 horas da capital.

O Parque Nacional Gorkhi Terelj realmente merece ser visitado. Mas como ele não é uma cidade, mas um parque em si, não há transporte publico até lá. Então você só poderá visita-lo se fizer parte de uma excursão ou contratar um motorista.

É um passeio tranquilo de 1 dia onde você verá a estatua gigante de Chinggis Khan e o parque nacional em si.

 

Mas por que visitar Karakorum?

Bom, contrário de muitos outros lugares na Mongólia, Karakorum é fácil e barato de se visitar sem precisar de uma excursão organizada.

Depois de Ulaanbaatar, Karakorum é o lugar mais visitado na Mongólia.

O primeiro motivo é porque Karakorum é uma das grandes atrações turísticas da Mongólia e fica relativamente perto da capital.

O segundo motivo é pela história de Karakorum e seus pontos turísticos.

Só um detalhe – nomes em Mongol possuem diversas variações de como são escritos, então talvez você veja em alguns lugares “Karakorum” ou “Kharkhorin.” Eles se referem à mesma cidade.

 

Um pouco de informações sobre Karakorum

Karakorum é a antiga capital da Mongólia estabelecida por Genghis Khan. Remanescentes deste antigo povoado ainda podem encontrados ao redor desta região. Contudo, a sua maior atração é o Monastério Kharkhorin-Erdene Zuu – o monastério o mais antigo da Mongólia que ainda existe e um dos poucos que sobreviveu aos expurgos comunistas no início dos anos 1900.

Karakorum está localizada a cerca de 360 km da capital da Mongólia dentro da “Orkhon Valley Cultural Landscape” (Paisagem Cultural do Vale de Orkhon) – uma região que é Património Mundial da UNESCO.

 

Onde ficar em Karakorum

Nós acabamos ficando na Gaya’s Guesthouse e com certeza a recomendamos. Nós entramos em contato com ela pela sua página na internet para fazer a nossa reserva antes de irmos. O albergue é bem localizado e a Gaya foi de muita ajuda – de nos pegar na estação de ônibus até nos dar um monte de dicas de viagem!

Nós recomendamos que você peça a ela para ficar em uma das “Ger” para ter uma própria experiência Mongol…..além pedir a típica refeição que ela oferece.

Além disso, ela pode providenciar várias atividades extras em Karakorum e ao redor da cidade.

Esse é o seu link: Gaya’s Guesthouse.** 

Acomodação em Karakorum

Ger Mongólia com neve

Até em Maio nós tivemos neve!

 

Cabras na Mongólia

Nossa ger foi quase invadida por cabrinhas!

Como ir de Ulaanbaatar a Karakorum da forma mais barata possível?

Apesar de haver tours e van particulares que saem de Ulaanbaatar a Karakorum, você não precisa utiliza-las e acabar gastando mais. Você pode ir de Ulaanbaatar a Karakorum usando somente transporte público.

Aqui está o itinerário:

 

  • do centro de Ulaanbaatar à “Dragon bus station” (estação de ônibus Dragon)

 

A “Dragon bus station” fica na saída Oeste de Ulaanbaatar, na “Peace Avenue” (Avenida da Paz). Essa é a principal avenida de Ulaanbaatar pois corta toda a cidade de Leste a Oeste. Se você visitar a capital, com certeza passará por essa avenida, pois é nela que fica a praça Genghis Khan.

Nela, há vários ônibus que circulam por quase toda a sua extensão. Sendo assim, é relativamente fácil pegar qualquer ônibus no centro (ou ao longo da avenida da Paz) e ir em direção a Oeste até a “Dragon bus station.”

Pessoalmente, nós tomamos o ônibus número 1. Ele custa ₮ 500 Mongolian Tugriks (MNT), o que dá cerca de 20 centavos de dólares….uma pechincha!!

A estação estará à sua direita. Ela é fácil de achar mas estamos colocando uma foto aqui. De qualquer forma, é só perguntar no ônibus ao motorista ou a algum dos passageiros para te avisar quando chegar à estação Dragon.

ônibus Ulaanbaatar

Ônibus número 1 em Ulaanbaatar para ir da “Dragon bus station” até o centro

 

  • da “Dragon bus station” até Karakorum

 

Uma vez na Dragon, é só ir na área da bilheteria e perguntar por Karakorum.

Alternativamente, é só mostrar à pessoa na bilheteria o nome Karakorum em Cirílico: Хархорин

Nós compramos a passagem das 11:00 AM e custou ₮ 17.000 Mongolian Tugriks (MNT), o que da cerca de 6,91 dólares.

O portão de onde o ônibus sai estará marcado na passagem, mas é logo ao lado da bilheteria. Ou procure por um ônibus que tenha o mesmo nome em Cirílico que escrevemos acima.

A viagem em si dura cerca de 5 a 6 horas com uma parada para almoço e banheiro. Então aguenta as pontas!!

Estação de ônibus Dragão Ulaanbaatar

“Dragon Bus station” que fica à sua direita Ulaanbaatar

 

O ônibus para Karakoram

Bilheteria na “Dragon Bus Station”

 

O ônibus para Karakoram

Passagem de ônibus de Ulaanbaatar para Karakorum

 

O ônibus para Karakoram

O ônibus para Karakoram

 

  • da estação de ônibus de Karakorum até a sua acomodação

 

Como mencionado acima, nós nos hospedamos no Gaya’s Guesthouse. Ela foi nos pegar de graça na estação de ônibus, o que nos facilitou a vida!

Se você se hospedar em outro lugar, veja se eles oferecem traslado de graça também. Caso contrário, a cidade é pequena o suficiente para que você possa andar até a sua acomodação onde quer que ela seja.

Estação de ônibus de Karakorum

Estação de ônibus de Karakorum

 

Como explorar Karakorum

Karakorum é uma cidade relativamente pequena. Então se você não se importar, dá para andar até todas as atrações principais. Bom, foi isso que nós fizemos pelo menos….

 

O que fazer em Karakorum – atividades e pontos de interesse

 

  1. Explore o monastério Kharkhorin-Erdene Zuu

Essa é provavelmente a maior atração em Karakorum. Com sua incríveis muralhas, o Monastério Kharkhorin-Erdene Zuu é o destaque na cidade.

Reserve algumas horas para explorar o seu interior com seus diversos templos budistas, assim como o seu entorno.

Na parte de traz das muralhas (em relação à entrada principal) é onde se encontra os resquícios da antiga capital do Império Mongol (As Ruínas do Grande Templo de Munkh Khaan). Uma pequena caminhada por lá irá te presentear com os vestígios desta antiga civilização….além de um monumento à mesma….e a famosa tartaruga!!

Monastério Erdene Zuu Karakarum Mongólia Monastério Erdene Zuu Karakarum Mongólia Monastério Erdene Zuu Karakarum Mongólia Monastério Erdene Zuu Karakarum Mongólia Monastério Erdene Zuu Karakarum Mongólia Monastério Erdene Zuu Karakarum Mongólia Monastério Erdene Zuu Karakarum Mongólia Tartaruga Karakorum Monastério Erdene Zuu Karakarum Mongólia

 

  1. Suba até o “Monument for Mongol States” e veja o Rio Orkhon

Para chegar aqui é necessária uma caminhada um pouco mais longa. Nós demoramos cerca de 45 minutos andando para ir do albergue até o topo da colina onde fica o monumento. Porém, uma vez lá, você terá um linda vista do vale, do rio, e do monumento em si.

Com um pouco de paciência, talvez você tenha a sorte de ver algumas águias caçando ao redor.

Monumento ao Rei Karakarum Mongolia Monumento ao Rei Karakarum Mongolia Monumento ao Rei Karakarum Mongolia Monumento ao Rei Karakarum Mongolia

Águia Mongólia

Olha! Uma águia!

  1. Aprenda sobre o passado no Kharakhorum Museum

É, eu sei. Tem uns “h” a mais aí. Mas é assim que está escrito na frente do museu. Eu gostei de visita-lo. Ele é relativamente novo e tem muita informação legal. Principalmente se você quiser entender um pouco mais da história de Karakorum como a antiga capital do Império Mongol. Inclusive há uma maquete dentro do museu que mostra como era essa capital no passado.

Fica bem próximo (um curta caminhada) do albergue.

Museu de Kharakhorum

 

  1. Encontre paz na pequena “Estupa” no topo da colina ao lado da cidade

Estupas são pequenos santuários Budistas que normalmente se encontram no topo de colinas e montanhas. São usadas como áreas de oração….e você pode facilmente visitar uma! Além disso, essa é uma boa atividade para fazer no dia que você chegar a Karakorum. Como já será do meio ao final da tarde, você pode subir a pequena colina que há logo ao lado da cidade para ver a estupa que há encima. Dá para ter uma vista bem bacana da região…..além de poder fazer um pouco de exercício . Essa colina fica logo ao lado da Gaya’s Guesthouse.

Existem outras atividades ao redor como o Memorial Khushuu Tsaidam e o Lago Ugii que são indicados pela Gaya. Mas nesse caso você precisaria arranjar e pagar por uma excursão.

Karakorum Mongolia Estupa Karakorum

 

  1. Torne-se um detetive e encontre a pedra fálica

Sim, eu realmente quero dizer uma rocha esculpida no formato de um pênis. Aparentemente ela bem famosa e foi construída para lembrar aos monges de seus votos de celibato.

De qualquer forma, ela fica em algum lugar não muito longe do mosteiro…..mas nós não conseguimos encontrá-la.

 

Mapa de Karakoram com pontos turísticos

Mapa de Karakoram com alguns pontos turísticos

 

  1. Se aventure aos arredores de Karakorum em excursões mais longas

Se você tiver tempo, há um monte de outros lugares para visitar e coisas para fazer na região como dormir uma noite com uma família nômade, fazer trekking a cavalo, visitar o Lago Ugii, e muito mais. Você pode verificar no site da Gaya para ter mais idéias e organizar com ela.

Rio Orkhon Mongolia

Observando dramaticamente o Vale do Rio Orkhon

Cantores de garganta Mongólia

Um show de cantores de garganta no nosso albergue

Como voltar de Karakorum a Ulaanbaatar

Muito fácil! É só fazer o caminho contrário.

Se você ficar na Gaya, ela te dará uma carona até a estação de ônibus de Karakorum (e até pode comprar a passagem antes para você).

De lá, você volta à Dragon Station em Ulaanbaatar e aí é só pegar qualquer ônibus na “Peace Avenue” que te leve de volta à região central.

Estação de ônibus de Karakorum

A Gaya nos trazendo até a estação de ônibus de Karakorum

 

O ônibus para Karakoram

Típico congestionamento na Mongólia

 

Custo total de Ulaanbaatar a Karakorum, ida e volta:

            – 2x ônibus local em Ulaanbaatar = 2x ₮ 500 MNTs = ₮ 1000 MNTs

            – ônibus de Ulaanbaatar a Karakorum ida e volta = 2x ₮ 17.000 MNTs= ₮ 34.000 MNTs

            Custo total: ₮ 35.000 MNTs que dá cerca de 14,23 USD *. Uma barganha!!

 

É isso aí! Você pode visitar Karakorum de Ulaanbaatar de uma forma independente e sem precisar pagar por uma cara excursão! Assim você pode ficar o quando tempo quiser em Karakorum para explora-la no seu próprio ritmo.

Aproveite!

E fique de olho pois em breve iremos escrever outros artigos sobre a Mongólia em geral, o deserto de Gobi e o Oeste do país (Khovd/Hovd).

 

Passeios, atividades e excursões na Mongólia

Caso se sinta mais à vontade ou simplesmente prefira fazer excursões e passeios pagos, eu recomendo que procure no Civitatis ou no Viator. Esses sites tem diversas opções de atividades e várias promoções.

 

Civitatis

 

Melhores atrações Mongólia

 

Viator

 

Melhores atrações Mongólia

 

Você ficou com alguma dúvida? Quer saber algo mais sobre a Mongólia que não está no artigo? Faça a sua pergunta na área de comentários pois viajamos por outras partes de Mongólia e talvez possamos te ajudar.

*Cotação do dólar de 10/03/2017

** Não, nós não recebemos qualquer tipo de desconto ou benefício para nos hospedarmos na Gaya’s Guesthouse e escrever sobre ela. Nós só achamos que ela foi uma ótima senhora com uma maravilhosa hospedagem e nós quisemos compartilhar tudo isso com nossos leitores!

 


Está planejando a sua próxima viagem?

 

simbolo cruz vermelha Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.

 

simbolo hotel azulJá reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada! 

 

simbolo avião laranjaAinda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Momondo. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.

 

simbolo carro azulE finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão. 

 

Se você quiser saber mais sobre novos artigos, conferir nossas últimas fotos, e ler sobre novidades, é só nos seguir aqui…

Facebook Icon  Instagram Icon  Twitter Icon  Google Plus Icon  Youtube Icon

….e cadastre-se abaixo para receber o nosso informativo:

button

2 Responses

  1. Fernanda da Costa (@Nandacosta1984)
    Fernanda da Costa (@Nandacosta1984) at |

    Obrigada por compartilha ra experiência conosco. Vou em setembro. Estou super ansiosa.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.