7 Maneiras de Planejar uma Viagem Econômica
Last Updated on by Rodrigo Souza
Uma viagem econômica é um conceito bem amplo e por isso gosto dele. Viajar de forma econômica, não significa necessariamente que você terá que pôr uma mochila nas costas e se hospedar em um hostel. Nada contra essa forma de viajar, até porque já fiz viajei assim.
A principal ideia por traz de como planejar uma viagem econômica é você conhecer e usar alguns recursos para fazer a viagem que deseja, pagando o menor preço possível.
Veja os pontos principais para organizar e planejar uma viagem com um custo mais baixo que o habitual, ou seja, você vai ter que fazer sozinha/o.
1. Tempo
A primeira coisa que você deve ter em mente é que para planejar uma viagem econômica você vai precisar dispor de tempo.
Quando falo tempo, não me refiro apenas a antecedência da viagem, mas também ao tempo usado no planejamento em si, pois para economizar é preciso pesquisar bastante.
Outro uso para a palavra tempo, é o tempo de duração da viagem e a disponibilidade de datas para viajar. Se você tem uma data muito restrita para fazer a viagem, as suas chances de economizar ficam menores, mas claro, ainda existem.
Vamos falar sobre a antecedência, que pode variar muito. Deixa eu explicar melhor:
- se você reservar com muita antecedência, talvez não consiga bons preços, pois os fornecedores ainda têm uma boa expectativa de vendas para o seu serviço.
- com pouca antecedência, você pode até dar sorte e conseguir uma super promoção de última hora para ocupar lugares disponíveis num avião, por exemplo. Contudo, isso tem sido cada vez menos frequente, já que mais e mais pessoas viajam atualmente.
- o que sobra é a antecedência intermediária. Você é quem vai analisar o momento certo de comprar.
O ideal é começar a planejar uma viagem grande, com mais de um ano de antecedência. Neste momento não é impossível fazer qualquer reserva, mas é possível analisar as flutuações dos preços e a procura para a localidade que você deseja viajar no ano seguinte, naquela mesma época.
Enquanto você está apenas colhendo informações para a sua viagem, o ideal é mantê-las em um só lugar e o Pinterest é um ótimo lugar para isso. Leia também o post Como Planejar uma Viajem Usando o Pinterest.
2. Data e Destino
A escolha da data e o destino são fundamentais para planejar uma viagem econômica. Não tem jeito, existem datas que são mais procuradas e nelas vai ser difícil, mas não impossível, de encontrar bons preços.
Se puder, evite eventos importantes, férias escolares, páscoa, natal e ano novo.
Caso não consiga evitar tais datas, não desanime, apenas pesquise mais. Eu mesma já consegui viagens bem econômicas tanto na férias de verão como de inverno, e isso para destinos bem concorridos.
Veja aqui o passeio que fiz em uma conexão longa em Bogotá. Naquela viagem, nas férias escolares consegui uma promoção de passagem na classe executiva, pagando menos do que na classe econômica.
O destino fica atrelado à data, justamente para definir se a viagem será no inverno ou no verão. Aqui já fica uma dica bônus, as estações intermediárias são sempre mais em conta.
Para buscar por promoções acompanhe sites como Melhores Destinos ou Passagens Imperdíveis, eles sempre estão divulgando alguma.
3. Passagens Aéreas
As passagens aéreas são a despesa mais relevante da viagem. Quando você já tem uma noção de custo diário no destino das suas férias, fica mais fácil definir se compensa aumentar o período da viagem por um ou dois dias e conseguir uma tarifa menor da passagem.
Para conseguir a melhor tarifa, consulte vários sites de busca, como Decolar, Submarino Viagens, Viajanet ou Passagens Promo.
Depois de achar a melhor tarifa dos buscadores, compare com o site da cia aérea. Algumas vezes, lá a tarifa é mais baixa, mas se não for, pode comprar no site buscador com tranquilidade, pois a compra é segura.
Se você é usuário de milhas aéreas a regra é a mesma quanto a antecedência, pois milhas equivalem a dinheiro, assim também vai haver variação de preço.
Saiba mais como acumular milhas aéreas, clicando aqui.
4. Hospedagem
A hospedagem é provavelmente o segundo item mais custoso da viagem, a não ser que você opte por passeios mais exclusivos ou por refeições mais sofisticadas.
São vários os tipos de hospedagem que você pode escolher para a sua viagem. A melhor opção será a que se adequar ao tipo de viagem que você está fazendo, se está viajando sozinho, com a família ou com amigos. Mas em qualquer uma delas, uma boa busca na internet vai ajudar na economia.
Se você escolher ficar em hotel, procure algum onde os quartos tenham uma mini-cozinha ou pelo menos uma geladeira. Isso já será de grande ajuda economizar em lanches ou pequenas refeições.
Hostel é opção mais econômica, pois normalmente você aluga apenas uma cama em um quarto coletivo e usa banheiro e cozinha coletivos.
Tanto hotéis como hostels você pode procurar em sites como o Booking.com ou Hoteis.com , indico esses dois que são os maiores buscadores de hospedagem da internet. A diferença entre eles é que no primeiro você faz a reserva fornecendo seu cartão de crédito, mas só vai pagar quando chegar na propriedade. No segundo você tem as duas opções, ou seja, pode pagar antecipadamente e até parcelar o valor. Aí vai depender do que for mais interessante para você.
Na hora de fazer suas buscas você vai observar que o melhor preço é para as reservas que não tem direito a reembolso em caso de cancelamento. Eu nunca uso essa opção, porque mesmo tendo certeza que vou fazer a viagem, nunca se sabe se vai acontecer algum imprevisto.
Um tipo de acomodação que está popularizando cada vez mais, é o aluguel de casas ou apartamentos completos em sites como o AirBnb ou Homestay. Isso pode ser uma grande economia se a estadia for por vários dias.
Veja aqui fiz para economizar com hospedagem na Escandinávia e Países Bálticos.
5. Passeios e Atrações
A regra da pesquisa também vale aqui, pois o preço do mesmo passeio pode variar dependendo de agência para agência.
Para fazer uma viagem mais tranquila, o ideal é que você compre os passeios e ingressos para atrações com antecedência, assim se sentirá mais livre para fazer uma despesa extra durante a viagem.
Comprar os passeios antecipadamente, também dá a garantia de que você realmente fará a atividade, principalmente em lugares com muita demanda e com limite de visitantes diários.
A GetYourGuide e Civitatis são buscadores de passeios, assim como aqueles de passagens. Nos sites desses buscadores você vai encontrar listagens de vários passeios e atividades em uma determinada cidade. Basta ler com atenção para ver o que está incluído ou não e como você poderá cancelar caso mude de ideia.
No site da Tiqets você encontra ingressos fura-fila para diversas atrações no mundo inteiro pelo mesmo preço das bilheterias.
6. Alimentação durante a viagem
Este é um item que considero o menos importante em termos financeiros, pois temos que comer em qualquer lugar, não é mesmo?
Para economizar busque locais utilizados pela população local e não as armadilhas pega turista. Como regra, os restaurantes mais próximos às atrações são os mais caros.
Dependendo do seu local de hospedagem, um airbnb ou aparthotel por exemplo, permitirá pequenas compras num supermercado local para um café da manhã mais econômico, ou até mesmo uma pequena refeição no final do dia.
Já pensou em fazer um piquenique num parque. Isso é muito comum em vários países, tem um charme especial e ainda custa pouco.
7. Seguro de Viagem
Nenhuma viagem é econômica se não incluir um seguro de viagem. Imagina se você passa todo esse tempo planejando sua viagem para economizar e por alguma razão acaba tendo que utilizar um serviço médico no exterior. Adeus qualquer economia que tenha feito.
Considere o seguro de viagem como parte do seu orçamento de viagem. Levando em conta todo o gasto que você vai ter numa viagem, o valor do seguro é praticamente insignificante. Principalmente sabendo de tudo o que ele pode cobrir, como atrasos em voos, malas extraviadas, consultas médicas, medicamentos e muitos outros serviços que as seguradoras oferecem.
Lembre-se: seguro de viagem no valor de 30.000 Euros é obrigatório em toda a União Europeia.
Você também pode comprar seguro de viagem por sites buscadores, como a Seguros Promo ou a Real Seguros. Compare os preços das diversas seguradoras, observando quais são as coberturas para cada tarifa e opte por aquela que melhor se adequar à sua viagem.
Se esse assunto te interessa e gostaria de aprender mais, indico o Curso de Planejamento de Viagem, ministrado pelo casal Ana Paula e Roger. No curso eles ensinam passo a passo com aulas em vídeo, todo o processo de planejar e organizar uma viagem. Saiba mais clicando neste link.
Espero que este artigo de como planejar uma viagem econômica tenha sido útil. Se você gostou, me ajude a divulgá-lo. Compartilhe em suas redes sociais ou salve a foto abaixo no seu Pinterest.
RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Quando você faz uma reserva usando os links abaixo, ganhamos uma pequena comissão. Com isso você colabora para manter o blog Entre Polos no ar, produzindo artigos de qualidade para quem gosta de viajar e não paga nada a mais por isso.
- Reserve seu hotel no Booking.com
- Faça cotação para seu Seguro de Viagem
- Compre passeios na GetYourGuide
- Compre ingressos fura-fila na Tiqets
- Alugue um carro na RentCars
- Encontre sua passagem aérea na Passagens Promo
- Compre um chip internacional da EasySim4U