Tudo Sobre o Mosteiro dos Jerônimos, Atração Turística de Portugal
Last Updated on by Rodrigo Souza
Durante o período dos descobrimentos os navegadores trouxeram grandes riquezas para Portugal. O Rei Manuel I usou parte dessa riqueza para financiar a construção do Mosteiro dos Jerônimos.
O Mosteiro dos Jerônimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém, fica no bairro de Belém em Lisboa. Às margens do Rio Tejo, próximo à Torre de Belém, local de onde partiam os navios.
O mosteiro representa o auge da arquitetura manuelina, a qual se desenvolveu no reinado de D. Manuel I e prosseguiu após a sua morte. O estilo manuelino é uma variação portuguesa para o estilo gótico, sendo sua característica predominante, a exuberância de formas naturalistas. Extremamente notável, nas janelas dos edifícios religiosos e seculares. Sua construção começou no início do século XVI e continuou por mais noventa anos até a sua conclusão.
A igreja do mosteiro apresenta uma planta em cruz latina e é composta por três naves à mesma altura, por essa razão, chamada de igreja salão. A qual é considerada uma das principais da Europa.
A abóbada do cruzeiro cobre, sem apoios intermédios, uma largura de 30 metros. Uma das grandes ambições do período medieval, cobrir o maior vão possível com o mínimo de suporte. É na igreja que se vê o maior número de ornamentos do estilo manuelino.
Classificado como Monumento Nacional desde 1907, o mosteiro, em 1983, foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Estreitamente ligado à Casa Real Portuguesa, o Mosteiro dos Jerônimos serve de panteão para reis, rainhas e demais personalidades portuguesas, como Vasco da Gama e Camões. Também é considerado uma das mais importantes atrações turísticas de Portugal.
Horários de Visita do Mosteiro dos Jerônimos:
Outubro a Abril: das 10:00h às 17:30h
Maio a Setembro: das 10:00h às 18:30h
Fechado: Segundas-feiras e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho e 25 de Dezembro.
Confira o valor do ingresso no site do Mosteiro dos Jerônimos. Faça um tour virtual aqui.
E o que o Pastel de Belém tem a ver com o mosteiro?
Após a Revolução Liberal em 1820, (aquela que fez a família Real retornar à Portugal), todos os monastérios e conventos portugueses foram fechados e os monges tiveram que partir. Contudo, os monges do Mosteiro dos Jerônimos, tinham a reputação de produzirem umas tortinhas deliciosas, à quais os portugueses chamam de pasteis de nata.
Possivelmente, os monges passaram a vender os pasteis em uma loja de conveniências que ficava próxima ao mosteiro. Logo após, acredita-se que tenham vendido a receita ao dono da loja, o qual começou a fabricá-los ali ao lado, na sua refinaria de cana de açúcar.
Mais tarde, em 1837, o empresário decide encerrar as atividades da refinaria de açúcar e monta a Fábrica dos Pasteis de Belém. A qual se mantém até hoje no mesmo local e usando a mesma receita.
>>> Encontre hotéis com desconto em Lisboa.
A Fábrica dos Pasteis de Belém também é um importante ponto turístico de Lisboa e você pode deliciar-se antes ou depois da visita ao Mosteiro dos Jerónimos, pois é muito pertinho mesmo.
Agora, esteja preparado para esperar na fila, principalmente se quiser ser atendido confortavelmente em uma mesa. Para um atendimento mais rápido, opte por ser atendido no balcão. Mas, degustar uma delícia daquelas em pé, não é a melhor das experiências. 😉
Endereço: Rua de Belém nº 84 a 92,
Horário de Funcionamento: (aberto todos os dias)
1 de Outubro a 30 de Junho – das 08:00h às 23:00h*
1 Julho a 30 de Setembro – das 08:00h às 24:00h
*Nos dias 24, 25, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, encerra às 19h.
Conheci o Mosteiro dos Jerônimos e a Fábrica dos Pasteis de Belém em um city tour que fiz com o grupo que estava viajando para os Santuários Marianos da Europa. Sobre aquela viagem já escrevi os posts: Santuário de Fátima e Igreja de Santo Antonio de Lisboa.
Se você gosta do conteúdo que encontra aqui, por favor, nos ajude a mantê-lo. Para isso, basta usar os nossos links na hora de fazer suas reservas para viajar. Assim recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.
- Reserve seu hotel no Booking.com
- Faça cotação para seu Seguro de Viagem
- Compre passeios na GetYourGuide
- Compre ingressos fura-fila na Tiqets
- Alugue um carro na RentCars
- Encontre sua passagem aérea na Passagens Promo
- Compre um chip internacional da EasySim4U
Curiosidades Sobre a Catedral de São Patrício em Nova Iorque
08/03/2023 @ 12:53 pm
[…] Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa […]
Viagens em Grupos e Peregrinações - Santuários pelo Mundo
06/04/2022 @ 5:01 pm
[…] panorâmico, antes de seguir para Fátima naquele mesmo dia. Tivemos a oportunidade de conhecer o Mosteiro dos Jerônimos e comer o famoso pastel de Belém. Depois seguimos para a Igreja de Santo Antônio de Lisboa que […]
Sé de Braga - Mais Antiga que Portugal | Santuários pelo Mundo
21/10/2020 @ 10:46 am
[…] Mosteiro dos Jerônimos […]
Presentes para quem Ama Cozinhar e Viajar | Entre Polos
29/07/2020 @ 8:10 pm
[…] que viajo para Portugal me delicio com os pratos de peixes, aquelas sopas maravilhosas e o famoso Pastel de Belém. São essas saborosas receitas e muito mais que você encontrará nesse livro. Uma verdadeira […]
Conheça os Santuários Marianos com o nosso Roteiro Europa
08/11/2018 @ 5:06 pm
[…] 👉🏽 Leia mais sobre o Mosteiro dos Jerônimos. […]
Igreja de Santo Antônio de Lisboa | Sé de Lisboa - Portugal | Entre Polos
05/10/2018 @ 12:03 pm
[…] você também se interesse em ler sobre o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, o Santuário de Fátima em Portugal, ou a Origem da Festa […]
Catedral Basílica de Curitiba | Entre Polos | Santuários pelo Mundo
08/09/2018 @ 12:08 pm
[…] você também se interesse por estas postagens: Mosteiro dos Jerônimos, Santuário de Fátima, Igreja do Sangue Derramado e Catedral de […]