Roteiro Pelos Santuários Católicos Mais Famosos da Europa
Last Updated on by Rodrigo Souza
Gostaria de apresentar a vocês o Roteiro Europa que escolhi para fazer com amigos, leitores do blog e quem mais se interessar em viajar comigo.
O Roteiro Europa foi criado com a intensão de visitar alguns dos mais famosos santuários católicos de Portugal, Espanha e França.
Algumas das cidades visitadas estão um pouco distante das capitais, o que torna o acesso à elas mais difícil e demorado. Não se trata de um itinerário impossível de fazer por conta própria, mas é bem melhor aproveitado se feito em um ônibus de turismo.
O Roteiro Europa é de 12 dias e visita várias cidades, como Lisboa, Fátima, Santiago de Compostela, Gijón, Lourdes, Tours e Paris. Parece muito, mas nosso tempo é totalmente otimizado por termos o ônibus, que nos transporta de um hotel até o outro na próxima cidade.
Vou descrever um pouco os lugares que visitaremos e caso você fique interessado em participar é só entrar em contato comigo que combinamos os detalhes.
Lisboa
Praça Marquês de Pombal
O monumento no centro da praça é uma homenagem ao Marquês de Pombal, um dos personagens mais importantes para a história de Lisboa. Foi um estadista que governou entre 1750 e 1777. Foi responsável pela reconstrução de Lisboa após o grande terramoto e incêndio em 1755.
Mosteiro dos Jerônimos
Assim chamado por ter sido a sede da ordem religiosa de São Jerônimo, até ao ano de 1834. Construído logo após de Vasco da Gama ter regressado da Índia, assim foi financiado pelo dinheiro das especiarias. Em seu interior encontram-se os túmulos de vários reis portugueses, além de ilustres figuras como Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa e outros. É considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
👉🏽 Leia mais sobre o Mosteiro dos Jerônimos.
Monumento aos Descobrimentos
O monumento tem a forma de uma caravela, com o escudo nacional dos lados e a espada da Casa Real de Avis. Na proa está o rei D. Henrique e em cada um dos lados estão importantes personalidades para os Descobrimentos Portugueses, além de Camões, o grande poeta português e o pintor Nuno Gonçalves. Em frente ao monumento está uma rosa dos ventos, com sinalização das várias viagens dos descobridores e as datas em que atingiram alguns pontos ou os conquistaram.
Torre de Belém
Sua construção original era no meio do rio, rodeada de água. Aos poucos foi-se aproximando da praia, atualmente inexistente, até ficar totalmente unida a terra. Podemos ver o Brasão de Armas de Portugal, cruzes referentes à Ordem de Cristo e outros símbolos portugueses. A torre foi construída com a função de defender a cidade de Lisboa e o porto de onde partiam os navios dos descobrimentos. Depois suas funções foram se alterando para ser aduana, farol e por fim masmorras para presos políticos. Também é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Fátima
O Santuário de Fátima é o maior santuário católico de Portugal e um dos mais venerados em todo o mundo. Um lugar onde uma vez passavam ovelhas, hoje é o Santuário de Fátima, com dois enormes templos. A Basílica do Rosário, construída em 1953 e com a Capela das Aparições. E a Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada em 2007.
Outros lugares interessantes na cidade são o Museu de Cera de Fátima, o Museu de Arte e Etnologia e o Museu Presépio Animado, na aldeia de Belém.
Perto de Fátima encontra-se a aldeia de Aljustrel, onde se pode conhecer as casas onde viviam as três crianças que viram as aparições: Lúcia, Francisco e Jacinta.
👉🏽 Leia o post completo sobre o Santuário de Fátima.
Santiago de Compostela
Conta a tradição que o apóstolo Tiago pregou o cristianismo na Península Ibérica após a morte de Jesus. Quando voltou à Judeia, foi martirizado. Contudo e seu corpo foi levado de volta à península para lá ser sepultado. Seu túmulo foi descoberto no século IX por um ermitão guiado por uma estrela – de onde vem o nome Compostela. Daí em diante começaram as peregrinações, com fiéis vindos de toda a Europa. Santiago de Compostela chegou a ser um centro de peregrinações, mais popular do que Roma. Hoje, a pequena cidade não atrai mais multidões, mas continua muito popular entre aqueles que percorrem os caminhos para alcança-la. Seja por motivos religiosos, turísticos ou em busca de um desafio pessoal.
👉 Leia aqui o post completo sobre Santiago de Compostela.
Gijon
Gijón é a maior cidade das Astúrias, no norte da Espanha. Pacífica e cosmopolita, cheia de charme e com infinitas possibilidades para os visitantes. Os moradores locais são gentis e sempre dispostos a acolher aqueles que optam por visitar esta bela cidade no Mar Cantábrico. Uma cidade com mais de 5.000 anos de história. Os remanescentes da época romana são considerados muito importantes para a compreensão da história da cidade. Os banhos romanos Campo Valdés, localizados no coração de Cimavilla, são os maiores e mais bem preservados do norte da Espanha. Na Plaza del Marqués, com vista para a marina desportiva, está um dos mais belos exemplos de arquitetura de estilo barroco nas Astúrias – o Palácio Revillagigedo, declarado marco histórico nacional junto com a Igreja Colegiada de São João Batista.
Lourdes
A cidade cresceu em torno da gruta onde Nossa Senhora apareceu para a menina Bernadette Soubirous, no século XIX. A capela-mor desta basílica foi feita para atender ao pedido de Nossa Senhora. Ela foi construída na Gruta Massabielle, onde Nossa Senhora apareceu 18 vezes entre os dias 11 de fevereiro e 16 de junho de 1858.
Além do santuário, quem visita Lourdes pode conhecer outros pontos de peregrinação ligados a vida de Bernadette. Um deles é o calabouço, local onde a menina vivia com a família. A pia onde ela foi batizada também pode ser visitada. O Hospício Santa Bernadette é onde ela fez a primeira comunhão e onde foi educada durante oito anos pelas Irmãs da Caridade de Nevers. E por fim Bartrès, a aldeia onde ela foi criada.
👉 Clique aqui para ler o post sobre o Santuário de Lourdes.
Lisieux
Lisieux, uma pequena cidade no norte da França, na Normandia, é conhecida no mundo inteiro por ser o local onde Santa Teresinha do Menino Jesus passou sua curta vida. São vários os pontos de interesse na cidade e seus arredores.
Basílica
A sua construção teve início em 1929 e foi consagrada em 1954. Decorada com mosaicos que lembram a mensagem de Santa Teresinha, baseada no amor infinito de Deus. Sob a cúpula encontram-se as relíquias da santa.
Carmelo
Foi nesse mosteiro que em 1888 entrou a futura Santa Teresinha do Menino Jesus, para seguir uma vida de oração. Em 1923 a capela do mosteiro foi ampliada para abrigar os restos mortais de Teresa. Ela está representada em seu leito de morte, vestida com o hábito do Carmelo. No alto, a estátua da Virgem do Sorriso tão querida à Teresa.
Catedral de Saint Pierre
Santa Teresinha frequentou esta igreja até sua entrada no mosteiro. Ali está a capela onde ela fez a sua primeira comunhão. Ao fundo, uma estátua moderna marca o lugar onde ela participava na missa com a família. O altar-mor foi oferta de seu pai em 1888.
Les Buissonnets
A família de Santa Teresinha mudou-se para esta casa em 1877, após a morte da mãe, a Senhora Martin. Lá estão expostos vários objetos familiares. A lareira da cozinha, lembra a graça do Natal de 1886. No primeiro andar, o quarto onde a Virgem sorriu para Teresa, curando-a de uma estranha doença. Também estão expostas roupas e brinquedos de Teresa.
Tours
É a maior cidade do Vale do Loire. Uma das figuras notáveis da história da cidade foi São Martinho, o bispo que compartilhou seu casaco com um mendigo nu. Este incidente e a importância de São Martinho no oeste cristão medieval, além de sua posição na rota de peregrinação a Santiago de Compostela, fizeram de Tours um importante centro durante a Idade Média.
A Catedral de Tours, dedicada a Saint Gatien, seu primeiro bispo canonizado, foi construída entre 1170 e 1547. É classificada como Monumento Histórico desde 1862. Tendo tido uma construção muito lenta, apresenta vários padrões de arquitetura religiosa francesa. Apresenta traços românicos, góticos e renascentistas. A catedral é chamada pelos franceses de La Gatienne.
Paris
Basílica de Sacré Coeur
A Basílica do Sacré Cœur foi construída em Montmartre de 1876 a 1919, financiada pelo poder público como um gesto de expiação pelo sofrimento da cidade durante a Guerra Franco-Prussiana e a Comuna de Paris de 1871.
A basílica é um dos monumento mais visitados de Paris. Em formato de cruz grega e adornada por quatro cúpulas, sendo a central com 80 metros de altura. Na abside, uma torre serve de campanário a um sino de mais de 26 toneladas.
Foi inspirada na arquitetura romana e bizantina e influenciou outros edifícios religiosos do século XX.
Sua cúpula branca é um marco altamente visível na cidade, e logo abaixo, os artistas montam seus cavaletes todos os dias em meio a mesas e sombrinhas coloridas.
Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
Em 1830, Catarina Labouré, que entrara há pouco na Comunidade, recebe a graça de ver São Vicente de Paulo. Durante todo o tempo do seu Seminário, ela vê o Cristo presente na Eucaristia, mas não recebe nenhuma mensagem específica. Nos dias 18 de julho, 27 de novembro e em dezembro de 1830, ela se encontra com a Santíssima Virgem que, na ocasião, entrega-lhe o modelo da Medalha Milagrosa. Desde então, milhões de peregrinos do mundo inteiro vêm se recolher nesta Capela.
👉 Clique aqui para ler o post detalhado sobre a Capela da Medalha Milagrosa.
Catedral Notre Dame de Paris
A Catedral de Notre-Dame (Nossa senhora) é uma das mais antigas catedrais francesas. Foi dedicada à Maria e por isso, o nome. Sua construção é em estilo gótico e teve início em 1163. O estilo gótico se caracteriza por colunas altas e arcos elevados, além dos vitrais que filtram a luz natural e embelezam o interior. A igreja fica localizada no ponto mais central de Paris, a Île de la Cité, no famoso Rio Sena. É o cenário do romance de Victor Hugo, “O Corcunda de Notre-Dame”.
Sendo Paris nosso último destino, teremos aqui mais tempo livre para atividades independentes. Acho que não preciso enumerar as diversas atrações que a cidade oferece. Contudo, apenas caminhar pela cidade luz já vale a viagem.
Atualizado em 08-Nov-2018:
Se o Roteiro Europa lhe pareceu interessante e gostaria de estar conosco na nossa próxima viagem, entre em contato, clicando no botão abaixo.
Nossa saída será no dia 20 de outubro de 2019. Novamente, como em 2017, viajaremos com a Comunidade Obra de Maria. Além do guia brasileiro que nos acompanhará durante todo o percurso, ainda teremos os guias especializados em cada local.
[themify_box color=”yellow”]
Algumas informações rápidas:
Serão 12 dias de viagem (saída 20/10/2019)
Conhecendo: Lisboa, Fátima, Salamanca, Lourdes, Tours, Lisieux e Paris.
(No roteiro de 2019 não passaremos por Santiago de Compostela.)
Valor do Pacote: R$ 13.800,00 + R$ 380,00 de taxa de adesão
O valor inclui:
- Passagem internacional saindo de São Paulo,
- taxa de embarque,
- seguro de saúde,
- direito de levar uma mala até 20kg + uma bagagem de mão,
- hospedagem em hotéis de categoria turística,
- pensão completa (café da manhã, almoço e jantar),
- percurso na Europa em ônibus de turismo com ar condicionado,
- todos os passeios mencionados no roteiro.
Conhece alguém que possa se interessar por essa viagem? Então compartilhe usando os botões das rede sociais.