Atualizado em por Talita
Planeja fazer uma viagem para Portugal e não sabe qual é a melhor forma de se locomover pelo país? Tenho uma boa notícia para você. Alugar um carro em Portugal é uma opção barata para viajar por Portugal!
O carro muitas vezes pode ser não apenas a opção mais barata para o seu tipo de viagem, mas alugar um carro em Portugal é com certeza a opção mais confortável e conveniente. E é exatamente por isso que separei hoje 10 dicas para alugar carros em Portugal.
Daremos dicas aqui sobre seguro de aluguel de carro, pedágios, como encontrar os melhores preços e muito mais para que você tenha uma ótima viagem em Portugal.
Índice desta matéria
- 1 Vale a pena alugar um carro em Portugal?
- 2 10 dicas para alugar um carro em Portugal
- 2.1 1. Verifique a sua habilitação antes de viajar para Portugal
- 2.2 2. Preste atenção na idade mínima exigida pela locadora em Portugal
- 2.3 3. Fique atento às taxas extras ao alugar um carro em Portugal
- 2.4 4. Fique atento às regras das locadoras de carro Portuguesas
- 2.5 5. Calcule o número de pessoas que vai com você
- 2.6 6. Entenda como funcionam os pedágios em Portugal
- 2.7 7. Faça seu itinerário de carro em lugares em que trens e ônibus não chegam em Portugal
- 2.8 8. Fique atento aos limites de velocidade ao alugar um carro em Portugal
- 2.9 9. Conheça os tipos de seguros de carro de aluguel oferecidos em Portugal
- 2.10 10. Aproveite as diferentes paisagens de Portugal com o seu carro
- 3 Como economizar no aluguel de carro em Portugal?
- 4 Resumindo…
- 5 Atrações, atividades e passeios em Portugal
- 6 Concluindo…
- 7 Está planejando a sua próxima viagem?
Vale a pena alugar um carro em Portugal?
Quando o assunto é alugar um carro, a pergunta “vale a pena?” é quase sempre inevitável. Isso porque em uma viagem, é normal nos preocuparmos com o orçamento e principalmente em não estourá-lo.
Bom, a primeira coisa que você deve saber é que Portugal é um país relativamente barato se comparado com seus vizinhos e até mesmo com a Europa no geral. Isso faz com que alugar um carro em Portugal muitas vezes valha muito a pena.
Para que você tenha uma ideia, eu mesmo já paguei €6 por dia em um aluguel de carro em Portugal! Se pensarmos que uma passagem de trem (ou comboio como se fala em Portugal) entre Porto e Lisboa tem o preço médio de €20, é algo que vale a pena mesmo se você for viajar sozinho.
É claro que esse exemplo foi de uma ocasião onde eu realmente consegui um bom preço, mas isso não é tão raro como muitas pessoas podem imaginar.
Portanto, minha conclusão é que vale a pena sim alugar um carro em Portugal, principalmente se você vai viajar em grupo. E ainda mais se aproveitar as dicas que tenho separadas para você logo abaixo.
10 dicas para alugar um carro em Portugal
Eu acredito que as dicas para alugar carros em Portugal que separei na lista de hoje sejam essenciais para qualquer um que queira realmente conhecer o país. E claro, vou explicar também porque cada ponto desses é tão importante (inclusive mostrando como já foram para mim). Vamos às dicas?
1. Verifique a sua habilitação antes de viajar para Portugal
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) brasileira é válida em Portugal por 180 dias. E como uma viagem turística muito dificilmente dura mais do que isso, a questão da habilitação não costuma ser um problema grande. Porém, é importante que você tenha algumas coisas em mente:
- Sua CNH brasileira deve estar dentro da validade
- Você não pode estar em Portugal por um período que ultrapasse os 180 dias
- Você deve estar em situação legal em Portugal (é óbvio!)
Se você mora em algum outro país, recomendo que pesquise as leis específicas e se ele possui um acordo com Portugal. Além disso, você pode sempre tirar uma habilitação internacional, que permite que você dirija por muitos países de maneira bastante tranquila e sem precisar se preocupar com outros documentos.
2. Preste atenção na idade mínima exigida pela locadora em Portugal
Mesmo que a idade para dirigir em Portugal seja 18 anos, é muito comum que algumas locadoras façam a exigência de uma idade mínima de 21 para que um carro possa ser alugado. Isso ocorre, normalmente, porque motoristas menos experientes são mais propensos a estarem envolvidos em acidentes e esse é um risco que muitas locadoras não estão dispostas a correr.
Além disso, algumas que não possuem essa exigência podem cobrar taxas extras para motoristas mais novos. É muito comum que, até os 25 anos, um motorista que alugue um carro, pague um pouco mais caro, assim como no Brasil.
Por isso, esteja atento a essas exigências da locadora e tenha certeza de que a pessoa que irá dirigir o carro alugado possui a idade mínima. Assim você evita qualquer tipo de problema em sua viagem por Portugal.
3. Fique atento às taxas extras ao alugar um carro em Portugal
Quando falamos no valor do aluguel do carro, o que está incluso normalmente é apenas o valor do aluguel em si, ou seja, todo tipo de serviço extra vai ser cobrado a parte. Coisas como cadeirinha para crianças, GPS ou o Via Verde (um cartão que permite que você passe diretamente pelos pedágios) são cobrados a parte.
Além disso, qualquer tipo de seguro que for além do básico também é contado como taxa extra (e esses são normalmente os tipos de seguros que os vendedores irão tentar empurrar para você). Eu falo mais sobre isso na dica número 9 aqui do texto.
Portanto, se você deseja alugar um carro em Portugal, é importante saber que essas taxas extras existem e estar disposto a pagar por elas quando achar que isso vale a pena.
4. Fique atento às regras das locadoras de carro Portuguesas
Outra coisa extremamente importante e que não poderia ficar de fora da minha lista com as melhores dicas para alugar um carro em Portugal é a questão das regras da locadora. Apesar de existir um padrão entre a maioria delas, é muito comum que existam algumas pequenas diferenças que podem ser cruciais para a sua viagem.
A política de combustível, por exemplo, é algo que deve ser sempre verificado. A maioria das locadoras anota a quantidade de combustível com o qual o carro foi deixado para você e exige que a mesma quantidade esteja lá quando você o devolver. Existem também as que exigem um tanque cheio (elas normalmente também te entregam o carro com o tanque cheio).
Além disso, se você quiser alugar um carro em uma cidade e o deixar em outra, é muito comum que locadoras cobrem uma taxa extra por isso. Porém, existem também aquelas que não permitem que isso seja feito. E esse é o tipo de detalhe que você não quer descobrir só na hora em que já está alugando o carro.
Portanto, leia com atenção na internet todas as regras específicas da locadora para que não haja nenhuma surpresa negativa.
5. Calcule o número de pessoas que vai com você
Eu costumo dizer por aqui que alugar um carro costuma ser a opção mais barata se você faz uma viagem em grupo com 4 ou 5 pessoas. Porém, como eu já disse anteriormente, dependendo do preço, a viagem pode valer a pena até mesmo se você estiver viajando sozinho.
Ainda assim, eu acho que é muito importante calcular o número de pessoas que vai viajar em comparação com os preços oferecidos. Isso porque, quanto maior o grupo, maior o carro deve ser. E muitas vezes um carro muito grande pode ser até mais caro do que dois menores, mas isso não significa que você vai economizar mais, já que o combustível também será em dobro.
Por isso, eu acho sempre importante por todos os valores na ponta do lápis para que se possa decidir de maneira bastante lógica qual é o melhor tipo de carro para alugar.
6. Entenda como funcionam os pedágios em Portugal
Não importa qual seja o país pelo qual você queira viajar, a questão dos pedágios sempre gera muitas dúvidas. Com Portugal não é diferente e exatamente por isso a minha recomendação é que você pesquise um pouco mais profundamente sobre como funcionam os pedágios (ou portagem, como eles dizem) no país.
Basicamente, as autoestradas (AE), que são as principais, sempre possuem pedágios. Porém, sempre existem estradas alternativas em que você pode evitar isso. O grande problema, é claro, é que essas estradas sem pedágio costumam fazer com que seu trajeto seja mais longo, o que também acaba gastando mais combustível.
Muitas locadoras de automóveis em Portugal oferecem o Via Verde que já citei acima (como o Sem Parar no Brasil). Com ele, você não precisa se preocupar em parar nos pedágios, já que você vai ser cobrado automaticamente assim que passar pelos locais de pedágio.
Nas primeiras vezes que alugamos carro em Portugal, não tínhamos noção de se tínhamos sido cobrados ou não (o que nos deixou bastante preocupados haha). O valor, ao fim, é debitado em seu cartão de crédito.
7. Faça seu itinerário de carro em lugares em que trens e ônibus não chegam em Portugal
Uma das grandes vantagens de alugar um carro em Portugal é ter a possibilidade de chegar em alguns pontos em que nem mesmo os autocarros ou comboios (ônibus e trens) chegam.
A Serra da Estrela, por exemplo, é um dos pontos turísticos mais importantes de Portugal e não possui nenhum tipo de transporte coletivo para chegar até lá. Portanto, alugar um carro pode valer bastante a pena se esse for um ponto que você for visitar.
Além disso, diversas praias ficam relativamente longe de pontos de ônibus ou estações de trem, como a de Santa Eulália, a Praia da Falésia, no Algarve, e a Praia de Galapinhos, que você pode saber mais sobre ela no blog Rotina Viajante. Ter um carro alugado pode ser uma grande vantagem para conhecer lugares turísticos de acesso um pouco mais difícil.
8. Fique atento aos limites de velocidade ao alugar um carro em Portugal
Essa é uma dica que tem que ser dada para alugar um carro em qualquer lugar do mundo. Estar atento ao limite de velocidade é importante para que você não seja surpreendido por nenhuma multa e também para a sua segurança e a de quem está viajando com você.
Portugal possui basicamente três tipos de limite de velocidade. Nas autoestradas (AE), que são as vias expressas e as mais importantes do país, o limite costuma ser de 120 km/h. Nas estradas de mão dupla, o limite é menor, de 90km/h. Já nas vias urbanas, ou seja, avenidas dentro das cidades, o limite é de 50km/h.
9. Conheça os tipos de seguros de carro de aluguel oferecidos em Portugal
Assim como em qualquer outro lugar do mundo, as locadoras de veículos de Portugal também oferecem diferentes tipos de seguro que vão para o seu carro.
O seguro mais básico é aquele que cobre apenas batidas e furto. Ele é obrigatório e é muito importante para que você viaje com tranquilidade.
Porém, como eu já falei anteriormente, os vendedores normalmente tentarão te vender um seguro com o nome “plus” ou “exclusive”. Ele normalmente cobre coisas como danos em terceiros, vidros quebrados, pneus furados, entre diversas outras coisas. A grande questão é que esse tipo de seguro costuma ser bastante caro.
Pra ser bem sincero, nenhuma das vezes em que eu aluguei um carro em Portugal me aconteceu nada de ruim. As estradas costumam ser muito boas, os motoristas costumam respeitar as regras e o país está entre os 5 mais seguros do mundo. Por isso, vai de cada um querer fazer um seguro maior ou não, mas na minha opinião não vale a pena.
Lembrando que seu seguro de viagem não cobre aluguel de carros!
10. Aproveite as diferentes paisagens de Portugal com o seu carro
A minha última dica essencial para alugar carros em Portugal tem a ver com você realmente aproveitar o melhor do que o país tem a oferecer. Eu amo Portugal porque lá você encontra diferentes paisagens: Praias, montanhas, rios, campo, cidades grandes. E tudo isso em um país que é relativamente pequeno (você consegue o atravessar de norte a sul em mais ou menos 8 horas de carro).
Por isso, minha última dica é que você aproveite ao máximo tudo o que o país tem para oferecer. Já que você está de carro, não se limite a visitar apenas as principais cidades. Conheça o interior, as praias incríveis que Portugal tem a oferecer e pontos turísticos menos visitados.
Tenho certeza que isso fará com que sua viagem seja muito mais especial e que valha muito mais a pena.
Como economizar no aluguel de carro em Portugal?
Para economizar no aluguel de carro em Portugal, dê uma olhada no meu artigo com os 5 melhores e mais baratos sites para alugar carros em Portugal.
Resumindo…
Para que você se lembre, as minhas 10 dicas para alugar carros em Portugal são:
- Verifique a sua habilitação antes de viajar para Portugal
- Preste atenção na idade mínima exigida pela locadora em Portugal
- Fique atento às taxas extras ao alugar um carro em Portugal
- Fique atento às regras das locadoras de carro Portuguesas
- Calcule o número de pessoas que vai com você
- Entenda como funcionam os pedágios em Portugal
- Faça seu itinerário de carro em lugares em que trens e ônibus não chegam em Portugal
- Fique atento aos limites de velocidade ao alugar um carro em Portugal
- Conheça os tipos de seguros de carro de aluguel oferecidos em Portugal
- Aproveite as diferentes paisagens de Portugal com o seu carro
Atrações, atividades e passeios em Portugal
Se você já tem um roteiro planejado e está procurando atividades e atrações em Portugal, eu recomendo que pesquise no site da GetYourGuide e na Civitatis. Eles têm uma lista enorme de atividades para fazer no país e você pode reservá-las direto no site.
Concluindo…
E aí, o que achou das 10 dicas essenciais para alugar um carro em Portugal? Tenho certeza que elas poderão ser muito úteis para você não apenas em uma viagem para Portugal, mas também em diversas outras, já que algumas dessas dicas podem ser aplicadas para praticamente qualquer aluguel de carro pelo mundo.
Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer deixar alguma sugestão, é só comentar aqui. Estou sempre atento para responder e fazer o possível para te ajudar com suas viagens!
Está planejando a sua próxima viagem?
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.
button
[…] disso, o Blog Fora da Zona de Conforto tem um post super útil com 10 dicas para alugar um carro em Portugal. Não deixe de conferir […]
[…] O quarto dia em Lisboa foi completamente dedicado a uma visita a Sintra e ao Palácio da Pena. Sintra é uma vila com uma temperatura bastante amena que possui várias atrações como castelos, palácios e quintas rodeadas de espaços verdes. Com mais ou menos 390 mil habitantes, Sintra fica a 28 quilómetros de Lisboa, sendo que para lá chegar recomendamos-te a utilizar o comboio que parte da estação do Rossio. Podes também alugar um carro. Se optares por esta segunda opção, recomendamos-te a leitura deste artigo: 10 Dicas para Alugar um Carro em Portugal. […]
[…] alugue um carro, por certo o fará poupar muito tempo e dinheiro. Quer saber como o fazer? Leia 10 Dicas para alugar um carro em Portugal […]
[…] ferroviária ou preferencialmente utilizar uma viatura particular. Sugerimos-te a explorar algumas dicas para alugar carro em Portugal e fazer uma viagem mais […]