Como prometido, aqui está a parte 2 das fotos de Pyongyang durante a nossa viagem à Coreia do Norte.
Se você ainda não viu, certifique-se de dar uma olhada na parte 1 primeiro para ler a introdução e saber um pouco mais sobre a viagem em si.
Então vamos lá:
Parte do transporte público em Pyongyang
Os guias fizeram o máximo para se certificar de que nós só víssemos as partes mais “agradáveis” da cidade, mas ocasionalmente nós acabamos encontrando algumas partes que eles provavelmente prefeririam que nós não documentássemos (como este banheiro logo ao lado da entrada do metrô)
Uma estranha, porém comum atividade em Pyongyang
Os apartamentos de Pyongyang, um mural de propaganda, e o infame Hotel Ryugyong
Ao longo da viagem, nosso guia mandava regularmente frases como “imperialistas americanos” e “líder supremo Kim Jong-un”. Segundo um de nossos guias, esses cartões-postais diziam coisas como “Se os Norte-americanos provocarem uma guerra na Coreia, eles não poderão evitar de serem esmagados por nosso país. “ Apesar de ouvir regularmente coisas como esta, eu nunca em qualquer momento me senti excluída ou intimidada por ser Americana. Também não achei que os nossos guias (ou as pessoas locais) sentissem qualquer má vontade em relação a mim. Acho que este é um dos casos em que a distinção entre as pessoas e o seu governo é extremamente importante.
Muitas das estações de metrô de Pyongyang eram extravagante (embora antiquadamente) decoradas
Passageiros Norte-coreanos viajando no metrô de Pyongyang
Rodrigo fazendo amigos dentro do metrô
Uma vez que você deve visitar Coreia do Norte fazendo parte de um passeio organizado, todas as acomodações serão arranjadas para você. Aqui está uma pequena amostra de um dos hotéis onde ficamos.
Enquanto estávamos em Pyongyang, ficamos no Yanggakdo Hotel, que está localizado no meio de uma ilha no rio principal de Pyongyang. Uma vez que você não estávamos autorizados a deixar o hotel após o fim do dia (justificado nas palavras dos nossos guias: “é melhor se vocês não sairem do hotel porque os moradores não falam inglês e você pode ser incomodado”), o hotel está cheio de outras actividades para ocupar o seu tempo. Uma delas é boliche (e uma placa que parece que não foi atualizada faz algumas décadas).
Dentro da pista de boliche no Yanggakdo Hotel
Um dos dias mais estranhos de todos foi a nossa visita ao “Palácio Kumsusan do Sol”, ou o mausoléu dos falecidos líderes Kim il-Sung e Kim Jong-il. Embora tivéssemos algumas “regras” básicas a seguir no nosso dia-a-dia (não vagueie muito longe do grupo, ser respeitoso, etc…) você podia ver que os guias estavam mais tensos do que o habitual neste dia. Primeiro, foi pedido que nos vestíssemos relativamente “bem”. Quando entramos no mausoléu, nós passamos pela segurança (eu foi instruída a tirar o meu cachecol porque foi considerado “casual” demais) e deixamos para traz tudo o que estávamos carregando – incluindo as câmeras. De lá, nós tomamos uma seqüência GIGANTE de esteiras rolantes super lentas para entrar realmente ao centro do edifício. Enquanto estávamos nessas esteiras, nos pediram para sussurrar, para não debruçar no corrimão, e ficar parado no lugar (ao invés de caminhar…..como qualquer pessoa normal faria). Por esse motivo, parecia que estávamos nessas esteiras por um tempo interminável sem ter muito o que fazer a não ser sussurrar aos outros membros do grupo, ou admirar os inúmeros retratos da família Kim e fotos diversas expostas por esse corredor interminável. Eventualmente, nós nos aproximamos de um salão com uma iluminação baixa que continha os corpos. Primeiro, passamos por um “desinfetante” ventoso e, em seguida, fomos levados para o quarto onde nos esperavam para nos curvarmos, em grupos de 4. Primeiro aos pés, depois do lado esquerdo, e do lado direito do corpo… mas não na parte da cabeça. Como você pode provavelmente imaginar, as fotos não foram permitidas dentro do mausoléu, significando que nós só capturamos os momentos do exterior.
Um grupo de soldados da RPDC se preparando para reverenciar os líderes.
Em homenagem ao aniversário de Kim il-Sung, fomos levados a uma elaborada exposição de flores feita apenas em homenagem a ele.
Rosas, slogans comunistas e foguetes Norte-coreanos – que combinação maravilhosa
Um photoshop horrível de uma foto de um representante Indonésio apresentando uma flor “especialmente criada” para Kim il-Sung – chamada Kimilsungia (na verdade, é uma flor real que é realmente é chamada assim…..o google irá dizer-lhe tudo o que você precisa saber).
Uma visão geral da exposição de flores do aniversário de Kim il-Sung
Achei! O carro do embaixador brasileiro na Coreia do Norte!
Posando com o nosso guia no “Victorious Fatherland Liberation War Museum”(Museu da Guerra de Libertação da Pátria Vitoriosa) em Pyongyang – durante a nossa visita, assistimos a um vídeo que nos deu alguns “fatos alternativos” sobre a história por trás da Guerra da Coreia. Bem diferente do que a maioria de nós provavelmente aprendeu. Isto incluiu noções de que antes da Guerra da Coreia os Estados Unidos estavam ocupando a Coreia do Sul sob o governo militar (e assim a Coreia do Norte teve que intervir) e que o número de tropas americanas que morreram ou se renderam durante a guerra foi algo em torno de 405.000 (estimativas oficiais: por volta de 35.000).
Parte da excursão consistia em uma “Exposição de Armas Capturadas”
Um tanque Americano destruído pelos Norte-coreanos e capturado durante a Guerra da Coreia
Este é o USS Pueblo – um navio de espionagem Americano capturado pelos norte-coreanos em 1968 … e orgulhosamente em exibição hoje em dia.
EUA e Coreia do Norte em uma única imagem
Nossa parada seguinte nesse dia foi este edifício “High-Tech” em Pyongyang como visto acima.
Alunos de escola Norte-coreanos passeando pelo exterior do edifício de ciências e tecnologia.
Computadores no centro High-Tech
Página online do centro High-Tech da Coreia do Norte na intranet da RPDC. Como sabemos que a internet é completamente inacessível na Coreia do Norte, eles criaram sua própria intranet no país, apenas com material que foi aprovado pelo governo.
Uma réplica do foguete da RPDC no centro do prédio de ciências
Infelizmente esta foto está tremida …. mas esse cara é um dos atores mais famosos da Coreia do Norte!
Vista da praça Kim il-Sung do alto da Torre Juche
Placas de comunidades aparentes “Juche” ao redor do mundo
Norte-coreanos locais se preparando para uma apresentação em homenagem ao aniversário do falecido líder Kim il-Sung
Uma apresentação na base da Torre Juche em homenagem ao aniversário de Kim il-Sung
A mesma apresentação vista de acima
– Trabalhadores marchando sob os retratos de Kim Sung-il e Kim Jong-il
O Rodrigo decidiu encarar um corte de cabelo ao estilo Norte-coreano. E não, ao contrário da crença popular, os Norte-coreanos NÃO têm de escolher entre uma lista de cortes de cabelo pré-sancionados pelo Estado. O poster aqui serve apenas para alguma inspiração (super na moda por sinal).
O corte de cabelo em processo
Mais algumas inspirações de moda….dessa vez para as senhoras
Monumento ao Partido do Trabalhador em Pyongyang. Representa o trabalhador (com o martelo), o camponês (com a foice) e o intelectual (com o pincel). O slogan nos edifícios à esquerda e à direita do monumento é “100 batalhas, 100 vitórias.”
Vendo o Monumento ao Partido do Trabalhador de perto
Locais em seu dia de folga dançando no aniversário de Kim il-Sung, vestidos com o traje tradicional coreano.
Esta garota sabia bem como posar
Alguns dos turistas do nosso grupo se juntando à diversão.
Amigáveis senhoras nos acolhendo calorosamente….
….e meio que contra a minha vontade, me puxando para (desajeitadamente) juntar-me a elas!
Um artista coreano local participado da celebração e aproveitando o dia de sol.
Famílias Norte-coreanas relaxando no parque durante a celebração de aniversário.
Fogos de artifício por trás da Torre Juche foram o grande final da festa de aniversário do finado líder Kim il-Sung
Além de ter o maior estádio do mundo e o maior prédio abandonado do mundo, Pyongyang na Coreia do Norte também abriga o Arco do Triunfo mais alto do mundo (sim, é ainda mais alto do que o homólogo mais famoso de Paris!).
O “arco do triunfo” de Pyongyang de um outro ângulo.
Fique ligado para as partes 3 e 4 desta série de fotos: além de Pyongyang.
PS: Curtiu as fotos e quer saber como visitar a Coreia do Norte de uma forma econômica? Então confira nosso artigo aqui.
Para ler mais sobre a Coreia, confira nossos outros artigos:
Então não se esqueça de adquirir um seguro de viagem! Você não quer ficar na mão caso fique doente e ou sofra um acidente durante suas férias. A Seguros Promo é uma dos maiores agregadores de seguro de viagem do Brasil. Lá você pode comparar preços e planos de diversas empresas de seguro de viagem em um só lugar. Use o cupom OUTCOMF5 para receber 5% de desconto em seu seguro de viagem.
Já reservou o seu hotel ou albergue? Se não, nós recomendamos o Booking.com. Eles têm a maior variedade de hotéis e albergues em todo o mundo. Além disso, na maioria dos casos, você pode cancelar sua reserva sem quaisquer custos até alguns dias antes da data de chegada!
Ainda não comprou a sua passagem aérea e quer economizar? Dê uma olhada no Kayak. Ele é um agregador de passagens que combina vários outros sites de pesquisa de voos para facilitar a comparação de preços e garantir que você esteja obtendo o melhor negócio.
E finalmente, vai precisar alugar um carro para sua viagem? Então confira a RentCars.com. Nela você consegue pesquisar e comparar locadoras de veículos de todo o mundo em um único site. Além disso, com eles dá para pagar em Reais, sem IOF e dividindo em até 12 vezes no cartão.
Oi Marcelo, que ótimo que você gostou do artigo e já está ansioso pela continuação. Como colocamos 3 artigos diretos sobre a Coreia do Norte, nós estamos dando uma pausa em novos artigos sobre o “país do Kim” para não sobrecarregar o leitor. Nesse meio tempo, escreveremos sobre outros destinos como Mongólia ou daremos dicas gerais de viagem. Mas já separamos as fotos para as partes 3 e 4 e em breve a colocaremos online.
Se você quiser, é só se cadastrar no nosso informativo (ou nos curtir no Facebook) que te avisaremos quando as partes 3 e 4 estarão online.
E qualquer dúvida específica sobre a viagem à Coreia do Norte em si, é só falar! 🙂
Muito bom mesmo!!!!Adoro ler e saber sobre a vida na Coreia do Norte, sempre acesso o site Rodong.rep para saber novidades sobre o pais que algumas vezes não sai na mídia como as visitas do líder Kim as fábricas e tudo mais e aqui nesse post tem muita coisa interessante que não se encontra em qualquer lugar da internet.Parabéns estou ansioso para ver a parte 3 e 4.Também gostaria de visitar o pais um dia.Um grande abraço e continuem com esse belo trabalho mostrando para nós lugares que nós muitas vezes não conheceremos!
Oi Monique! Obrigado pelo comentário e elogios! 🙂 Que legal que você gostou do artigo e curte saber sobre a Coreia do Norte.
Sem dúvida a mídia internacional usa a Coreia do Norte como bicho-papão para deixar as pessoas assustadas e grudadas na TV esperando uma guerra começar. Mas é isso que eles querem mesmo….audiência, seja lá como for. Não que a DRPK não tenha sérios problemas, mas com certeza a realidade não é mostrada como se deve.
Sim, já temos as fotos separadas para os artigos 3 e 4 que serão sobre lugares fora de Pyongyang. E eventualmente também colocaremos um artigo sobre como o capitalismo está lentamente criando raízes dentro da Coreia do Norte (com a permissão dos líderes!)
Ando meio sem tempo no momento, mas esses artigos um dia sairão!
Legal. Eu recomendo visitar sim. Com certeza você já viu o nosso outro artigo onde explicamos tudo sobre como visitar a Coreia do Norte, correto? Senão, ele está aqui: Como visitar a Coreia do Norte de uma Forma Econômica
Obrigado mais uma vez Monique e realmente espero mostrar ainda muita coisa bacana de países “diferentes”.
Cara, sem palavras, apesar da veneração tosca por um governo que tenta controlar tudo; nota-se que os norte-coreanos são bem pessoas bem humoradas e educadas com os turistas. Uma coisa que dá vergonha como brasileiro é saber que um país com graves problemas sociais e economicos e políticos como a Coreia do Norte consegue ter uma arquitetura milhões de vezes melhor do que o Brasil. notem a limpeza e a organização dos prédios. Veja as cidades brasileiras tudo feio, pixado, desorganizado e sujo. Realmente lamentável que perdemos até para um país fechado e comunista como eles. Gostei muito da receptividade do povo norte-coreano. Abraços.
Realmente é um lugar “fascinante” para não dizer outra coisa. Em geral os Norte Coreanos eram muito amigáveis. A coisa mais legal era acenar aos soldados que inicialmente não sabiam o que fazer, mas depois abriam um sorriso e acenavam de volta.
Eles aprenderam a fazer muito com muito pouco, e acho que podemos tirar um aprendizado disso. Porém, com certeza não justifica nenhum dos abusos aos direitos humanos que ocorre no país.
Sensacional
Legal Patrick! Que bom que você gostou. Se tiver alguma pergunta específica sobre a viagem, é só falar!
quando sai as partes 3 e 4…. curioso para ver mais
Oi Marcelo, que ótimo que você gostou do artigo e já está ansioso pela continuação. Como colocamos 3 artigos diretos sobre a Coreia do Norte, nós estamos dando uma pausa em novos artigos sobre o “país do Kim” para não sobrecarregar o leitor. Nesse meio tempo, escreveremos sobre outros destinos como Mongólia ou daremos dicas gerais de viagem. Mas já separamos as fotos para as partes 3 e 4 e em breve a colocaremos online.
Se você quiser, é só se cadastrar no nosso informativo (ou nos curtir no Facebook) que te avisaremos quando as partes 3 e 4 estarão online.
E qualquer dúvida específica sobre a viagem à Coreia do Norte em si, é só falar! 🙂
Muito legais os posts sobre a Coreia do Norte! Nem sabia que dava pra ir, hahaha.
Oi Carol, que legal que você gostou do post.
É, dá sim para ir e é mais fácil do que a maioria das pessoas imaginam. Esse nosso artigo explica como visitar a Coreia do Norte de uma forma fácil e econômica: https://foradazonadeconforto.com//como-visitar-a-coreia-do-norte-de-uma-forma-economica/
Tudo de bom!
Muito bom mesmo!!!!Adoro ler e saber sobre a vida na Coreia do Norte, sempre acesso o site Rodong.rep para saber novidades sobre o pais que algumas vezes não sai na mídia como as visitas do líder Kim as fábricas e tudo mais e aqui nesse post tem muita coisa interessante que não se encontra em qualquer lugar da internet.Parabéns estou ansioso para ver a parte 3 e 4.Também gostaria de visitar o pais um dia.Um grande abraço e continuem com esse belo trabalho mostrando para nós lugares que nós muitas vezes não conheceremos!
Oi Monique! Obrigado pelo comentário e elogios! 🙂 Que legal que você gostou do artigo e curte saber sobre a Coreia do Norte.
Sem dúvida a mídia internacional usa a Coreia do Norte como bicho-papão para deixar as pessoas assustadas e grudadas na TV esperando uma guerra começar. Mas é isso que eles querem mesmo….audiência, seja lá como for. Não que a DRPK não tenha sérios problemas, mas com certeza a realidade não é mostrada como se deve.
Sim, já temos as fotos separadas para os artigos 3 e 4 que serão sobre lugares fora de Pyongyang. E eventualmente também colocaremos um artigo sobre como o capitalismo está lentamente criando raízes dentro da Coreia do Norte (com a permissão dos líderes!)
Ando meio sem tempo no momento, mas esses artigos um dia sairão!
Legal. Eu recomendo visitar sim. Com certeza você já viu o nosso outro artigo onde explicamos tudo sobre como visitar a Coreia do Norte, correto? Senão, ele está aqui: Como visitar a Coreia do Norte de uma Forma Econômica
Obrigado mais uma vez Monique e realmente espero mostrar ainda muita coisa bacana de países “diferentes”.
Precisando de alguma dica, é só falar! 🙂
Tudo de bom!
Maravilhoso! Devorando o blog todo num fds chuvoso! Excelente trabalho!
Hahaha, valeu!! São comentários assim que me incentivam a continuar escrevendo cada vez mais!! E crescer o blog ainda mais!!
Pô, não tem nada melhor do que pegar um fim de semana chuvoso que ia ser meio perdido e aprender a viajar mais, melhor e de uma forma mais barata!
Como falei no outro comentário, precisando de qualquer coisa, é só falar!
Abraços!
Cara, sem palavras, apesar da veneração tosca por um governo que tenta controlar tudo; nota-se que os norte-coreanos são bem pessoas bem humoradas e educadas com os turistas. Uma coisa que dá vergonha como brasileiro é saber que um país com graves problemas sociais e economicos e políticos como a Coreia do Norte consegue ter uma arquitetura milhões de vezes melhor do que o Brasil. notem a limpeza e a organização dos prédios. Veja as cidades brasileiras tudo feio, pixado, desorganizado e sujo. Realmente lamentável que perdemos até para um país fechado e comunista como eles. Gostei muito da receptividade do povo norte-coreano. Abraços.
Oba Jeferson, beleza? Obrigado pelo comentário!
Realmente é um lugar “fascinante” para não dizer outra coisa. Em geral os Norte Coreanos eram muito amigáveis. A coisa mais legal era acenar aos soldados que inicialmente não sabiam o que fazer, mas depois abriam um sorriso e acenavam de volta.
Eles aprenderam a fazer muito com muito pouco, e acho que podemos tirar um aprendizado disso. Porém, com certeza não justifica nenhum dos abusos aos direitos humanos que ocorre no país.
De qualquer forma, foi um grande aprendizado.
Grande abraço Jeferson!